XANDE DE PILARES, por Marcelo Faria – Copyright 2016 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil
Por Marcelo Faria
Imagem produzida durante show no Terreirão do Samba / RJ
Alexandre Silva de Assis (Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 1969), é um cantor, instrumentista e compositor brasileiro.
Quando menino ia com a mãe às rodas de samba do Clube Esperança, no Morro da Chacrinha, no Rio de Janeiro, onde a via cantar ao lado de uma banda repleta de instrumentistas de sua família. Autoditada, aos dez anos de idade já tocava violão. Logo depois aprendeu a tocar cavaquinho, com o auxílio do livro “Escola moderna do cavaquinho”, de Henrique Cazes.
Fundou o grupo Revelação, atuando como cantor e cavaquinista a partir de sua formação no ano de 1992.
O samba enredo “Gaia, a vida em nossas mãos”, de sua autoria com Dudu Botelho, Miudinho, Betinho de Pilares, Rodrigo Raposo e Jassa, foi o escolhido pela escola de samba Salgueiro para o carnaval de 2014. No mesmo ano, participou das apresentações gravadas ao vivo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o CD e DVD do “XXV Prêmio da Música Brasileira”, homenageando o Samba. Nesse mesmo ano participou da turnê especial da 25ª edição do “Prêmio da Música Brasileira”, em homenagem ao gênero samba. O registro do show, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi lançado em CD e DVD pelo selo Universal Music.
Em 2015 lançou seu primeiro álbum solo, pelo selo Universal Music, o CD “Perseverança”, produzido por Leandro Sapucahy, com músicas inéditas autorais ou não como “Clareou” (Serginho Meriti e Rodrigo Leite), “Orgulho negro” (c/ Arlindo Cruz e Pretinho da Serrinha), “Elas estão no controle” (André Renato, Rhuan André e Lucas Oliveira), “Fui pra balada” (c/ André Renato e Gilson Bernini), “Se eu fosse você” (Arlindo Cruz, Acyr Marques e Aluísio Machado).
Em 2017 lançou o CD “Esse menino sou eu”, produzido por Prateado, com participação de Jorge Aragão em “A lã e o cobertor” (Jorge Aragão e Xande de Pilares), André Renato em “Eu sou de Jorge” (André Renato e Leandro Fab) e de sua mãe Laura Helena em “Mãe” (Xande de Pilare, Gilson Bernini e Helinho do Salgueiro).
Em 2018, o GRES Salgueiro, levará para a Avenida o enredo do Salgueiro: “Senhoras do Ventre do Mundo”, desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza, e mais uma vez o sambista venceu a disputa pelo samba enredo, com a parceria formada por Xande de Pilares, Demá Chagas, Dudu Botelho, Renato Galante, Jassa, Leonardo Gallo, Betinho de Pilares, Vanderley Sena, Ralfe Ribeiro e W Corrêa.