Unidos de Vila Isabel em 2026 falará sobre Heitor dos Prazeres, com o Enredo : “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África

Por Gilvan Lopes BackEnd: Jaqueline Costa
No sábado, 10/05, a GRES Unidos de Vila Isabel anunciou o seu enredo para o Carnaval de 2026. “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”, homenageando Heitor dos Prazeres, criador dos termos “Pequena África” e “África em miniatura”, para se referir à região da antiga Praça Onze, no Centro do Rio. A revelação foi feita em um evento na Pedra do Sal, local histórico da cultura negra no Rio de Janeiro .
Com a assinatura da dupla de carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, não seguirá uma linha biográfica convencional. A ideia do enredo foi inspirada por um documentário de 1965 onde Heitor enfatizava a importância do sonho para sua criação, afirmando que “tudo ele sonhava”. De acordo com os carnavalescos, o desfile terá essa ideia como base. O objetivo é retratar o “desejo de sonhar o samba, uma vida mais festiva, colorida e comunitária”, visualizando uma África em festa no coração da Primeira República; de acordo com a visão do homenageado.
O título “Macumbembê, Samborembá” é uma adaptação do trecho da canção “Tia Chimba”, composta por Heitor dos Prazeres e Paulo da Portela. A expressão destaca a mistura entre samba e macumba, elementos que, segundo Heitor, “se misturam desde sempre”.
O portal Sambrasil parabeniza a Unidos de Vila Isabel pelo brilhante enredo. Salve Heitor dos Prazeres!! Salve o Samba!!