Unidos da Tijuca, Beija-Flor e Salgueiro realizaram seus ensaios técnicos na Sapucaí neste domingo (27)

Por Redação e Marcelo Faria
Equipe Sambrasil: Julia Fernandes, Sirlene Oliveira, Gilvan Lopes, Rafael Rios, Ricardo Netto, Mariana Barcellos, Jorge Bezerra, Viviane Pinheiro, Gil Bezerra, Marcelo Faria e Jack Costa
Três agremiações do Grupo Especial realizaram seus ensaios técnicos em preparação para os desfiles oficiais que estão agendados para o mês de abril, nos dias 22 e 23.
A equipe do @portalsambrasil e do @sambrasilturismoecultura como sempre se destacam transmitindo a informação com credibilidade e trazendo fatos marcantes que cada agremiação apresenta em seus ensaios técnicos.
A primeira escola a fazer o seu ensaio foi a Unidos da Tijuca, que levará para a Avenida Marquês de Sapucaí o enredo Waranã – A Reexistência Vermelha, desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, com a apresentação da lenda do guaraná.
“Os filhos do guaraná, peles vermelhas do Brasil, são predestinados, pois apenas povos sábios, de espiritualidade elevada, são capazes de reexistirem encantados pelas matas, acaboclados nos terreiros onde bradam sua força e encontrarem com os espíritos infantis de erês e ibejadas que, quando “chegam”, gostam de tomar guaraná. Assim, completando o ciclo da eterna renovação, enfim o curumim Kahu’ê é elevado ao paraíso prometido Mawé, Nusokén, ou à Jurema, ou à Aruanda, quando na gira as crianças bebem seu guaraná e vão brincar.”
Nossa equipe conversou com Wantuir, intérprete da escola, que terá pela primeira vez a sua filha Wictória Tavares ao seu lado como intérprete oficial, também falamos o presidente Fernando Horta e diretor de Carnaval e harmonia Fernando Costa.
VEJA AQUI NOS VÍDEOS DA TRANSMISSÃO AO VIVO DO ENSAIO TÉCNICO DO GRES UNIDOS DA TIJUCA
A Beija-flor de Nilópolis foi a segunda escola a realizar seu ensaio e levará para seu desfile oficial o enredo Empretecer o Pensamento é Ouvir a Voz da Beija-Flor, desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada.
Como referência cultural formada essencialmente pelo povo negro da Baixada Fluminense, ao voltar a propor um enredo tendo foco central a intelectualidade negra, reafirma as pautas sociais cujas demandas passam pela defesa do sistema de cotas raciais e pelo cumprimento da Lei 10.639 (atualizada pela Lei 11.645), que trata da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Repudia ainda qualquer discriminação religiosa contra o nosso povo, reafirmando a laicidade do Estado brasileiro. E, por fim, torna-se mais uma voz a se levantar contra a violência no país, que tem atingido especialmente corpos negros, vítimas do racismo estrutural que vigora no país. Basta! Seus filhos já não aguentam mais!
Nossa equipe conversou com Neguinho da Beija-flor, intérprete oficial e com Betinho Santos, cavaquinista e diretor musical. A escola preparou uma bela homenagem ao Bacaninha, componente do carro de som, que faleceu recentemente.
Em ritmo de comemoração, pelos 30 anos de bailado e parceria, 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso, sempre esbanjando simpatia e alegria, deram mais um espetáculo no Sambódromo Carioca e como sempre foram ovacionados pelo público.
VEJA AQUI NOS VÍDEOS DA TRANSMISSÃO AO VIVO DO ENSAIO TÉCNICO DO GRES BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS
Fechando a noite de ensaios técnicos deste final de semana, a Acadêmicos do Salgueiro, mostrou a força da sua comunidade levará para seu desfile oficial o enredo Resistência, desenvolvido pelo carnavalesco Alex Oliveira.
Ser preto no Rio de Janeiro e no Brasil (país que tem a segunda maior população preta no mundo) é ter que lutar diariamente por respeito. Lutar para não ceder nem sucumbir à segregação promovida pela sociedade e pelo Estado. É recusar os abusos e a submissão pela ausência de políticas públicas que poderiam promover melhores condições de vida. É não se deixar enganar pela pseudo “democracia racial”, sempre camuflada por hipocrisia, eufemismos ou subterfúgios mal disfarçados.
A sugestão do enredo foi da professora Helena Teodoro, Salgueirense, passou boa parte de sua infância na quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, local onde consolidou boa parte de sua percepção como escritora e pesquisadora. Importante referência na pesquisa sobre cultura negra, carnaval, samba e arte, experiências religiosas africanas e afro-brasileiras e relações raciais.
A magistrada e querida amiga, rapidamente com a nossa equipe e sintetizou:
“Resistir é reverberar a coragem dos nossos heróis contemporâneos de pele preta. É persistir no sonho de igualdade para que ele não seja silenciado. E é ter certeza que no dia em que fizermos cair todas as máscaras da discriminação, conseguiremos, enfim, respirar”.
A sambista e atriz, também rainha de bateria do Salgueiro, Viviane Araújo foi homenageada com um “Parabéns para você…” cantado por todos os foliões e ganhou um bolo de aniversário das mãos do marido, Guilherme Militão. Ela completou 47 anos na última sexta-feira (25) está grávida e em seu quarto mês de gestação.
VEJA AQUI NOS VÍDEOS DA TRANSMISSÃO AO VIVO DO ENSAIO TÉCNICO DO GRES ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
No próximo final de semana cinco agremiações realizarão seus ensaios:
@ligarjcarnaval
02/abril Sábado Acad. de Vigário Geral (C), União da Ilha (B), Estácio de Sá (C)
@liesa_rj
03/abril Domingo Mocidade (B) Grande Rio (C)
VEJA A GALERIA DE IMAGENS QUE A EQUIPE SAMBRASIL DE REPÓRTERES FOTOGRÁFICOS PRODUZIRAM.
Proibida a reprodução das imagens e vídeos sem autorização expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral. Copyright: @agenciasambrasil @portalsambrasil @sambrasilturismoecultura. Visite o álbum, curta e marque seus conhecidos.
UNIDOS DA TIJUCA
BEIJA-FLOR
SALGUEIRO
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/portalsambrasil/
YouTube: https://www.youtube.com/c/PortalSambrasil
Facebook: https://www.facebook.com/PortalSambrasil
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts1
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICRON, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.
AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.
A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!
E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUA VARIANTES.
[frontpage_news widget=”1276″ name=”Conteúdo Geral”]