Literatura: “Histórias da Matemática” através de crônicas sobre teoremas, paradoxos, problemas e curiosidades da matemática

Por #redação #jornalistamarelofaria #catolicojornalistamarcelofaria  @sambrasilturismoecultura  @portalsambrasil @agenciasambrasil #assessoriadeimprensa #assessordacultura

Diretor-geral do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a mais importante instituição brasileira da área, Marcelo Viana, revela-se um cronista de mão cheia em textos sobre teoremas, paradoxos, problemas e curiosidades da matemática, no livro Histórias da matemática – Da contagem nos dedos à Inteligência Artificial.

Até que ponto nossas vidas são moldadas pela matemática? Dos gestos mais banais a inacreditáveis descobertas tecnológicas, o nosso dia a dia é regido por um conjunto de leis ora simples, ora de uma estonteante complexidade, a que damos o nome de matemática. Leis engenhosas, que só poderiam ser concebidas pela mente humana; mas também leis “naturais”, encontradas no universo muito antes de nossa chegada. Leis que por vezes são misteriosas, insondáveis, e por vezes são de uma beleza tão perfeita que chegamos a pensar que só podem ter parte com os deuses.

Distinguido com o Prêmio Louis D., um dos maiores reconhecimentos da área, e apontado por seus pares como principal matemático brasileiro de sua geração, Marcelo Viana publicou os textos reunidos nesta antologia em sua coluna na Folha de S. Paulo, com a finalidade de divulgar a matemática para leitores não necessariamente iniciados. Revelou-se um cronista de mão cheia. Conhecido pela habilidade com os números — Marcelo é especializado em sistemas dinâmicos e teoria do caos —, em Histórias da Matemática ele mostra um raro domínio das palavras e seduz o leitor com as grandes e pequenas histórias que estão por trás de séculos de conhecimento.

Organizadas em origem cronológica desde Pitágoras até os recentes avanços da inteligência artificial, estas histórias da matemática nos conduzem por biografias, teorias, ideias, paradoxos, conjecturas, problemas — e também curiosidades e anedotas — que nos contam como evoluiu o nosso conhecimento sobre os números.

Por que a letra x tem tantas funções diferentes no mundo da matemática? De onde vêm os nomes dos dias da semana em português? Os bichos sabem contar? Por que construir uma estrada para cortar caminho entre dois pontos pode acabar aumentando o congestionamento? Como surgiram os números negativos? Quais foram as primeiras mulheres que se destacaram na ciência? Qual é a probabilidade de que os testes aplicados na população durante uma epidemia deem falso positivo? Quanto o Brasil poderia se desenvolver se priorizasse o ensino e a pesquisa em matemática?

O cronista, ao contrário do matemático, só precisa nos provar uma coisa: que tem um assunto irresistível para conversar com o leitor. De história em história, Marcelo Viana nos faz devorar este livro com um sorriso nos lábios. E, como quem não quer nada — pois assim fazem os melhores cronistas —, demonstra que não apenas o nosso dia a dia, mas também os destinos das nações e da própria humanidade são moldados pela matemática.

Sobre o autor

Marcelo Viana nasceu no Rio de Janeiro, filho de imigrantes portugueses que logo voltaram para seu país, onde ele cresceu. Voltou ao Brasil para fazer o doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), instituição da qual é pesquisador titular e diretor-geral. Especialista na área de sistemas dinâmicos, já orientou 41 doutores e 21 mestres. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e vice-presidente da União Matemática Internacional (IMU).

Recebeu diversas distinções acadêmicas, como o primeiro prêmio Ramanujan, do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP); o prêmio Anísio Teixeira na categoria Educação Básica, da Capes; o Grande Prêmio Científico Louis D., do Institut de France; a edição inaugural do Prêmio CBMM de Tecnologia e Ciência, da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. Foi condecorado pela Presidência da República com a grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e a comenda da Ordem Nacional do Mérito Educacional.

É membro das Academias de Ciências do Brasil, do Chile, de Portugal e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento. Organizou o Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018, no Rio de Janeiro, e escreve semanalmente na Folha de S.Paulo. Com os filhos, Miguel e Anita, redescobre a matemática a cada dia.

Ficha Técnica

Histórias da matemática – Da contagem nos dedos à inteligência artificial

Marcelo Viana

Editora: Tinta da China Brasil

ISBN: 978-65-84835-04-7

Formato: 16 x 23 cm

Número de páginas: 256 pp.

Preço: R$84,90

Lançamento: junho de 2024

Compre aqui: https://www.amazon.com.br/Hist%C3%B3rias-matem%C3%A1tica-contagem-intelig%C3%AAncia-artificial/dp/6584835251

.

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/                                   

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw                                 

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura                              

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil                               

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp                                

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts                                   

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

Não mediremos esforços para realizar a melhor #coberturajornalistica a cada dia.

Nosso trabalho é diferenciando, COM CREDIBILIDADE ILIBADA e com a equipe reduzida somos muito prejudicados.

#respeito , #compreensão , #dignidade , #amizade , #fraternidade

TENHAM TODOS, UMA ÓTIMA LEITURA E MAIS UM DIA REPLETO DAS GRAÇAS DO SENHOR UNO E TRINO E DE BÊNÇÃOS PELA INTERCESSÃO DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE, NOSSA SENHORA, A RAINHA DA PAZ E DO GLORIOSO SÃO JOSÉ.

AMÉM!

Recebam todos, as bênçãos da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora e de São José. Amém!

Meus sinceros agradecimentos aos nossos #anunciantes e #parceiros.

#parceriadesucesso :

@palaciodoscristais

#gerandoenergia @mauroalves4185

@carvalhao_kargario

@tvmix.oficial

@hostmidia_br

@superenergybr

@guaracamp

@camarotedoking

@paroleeventosrj

@venmoficial  @ericklopes1002

@lautbeer

@ricksoundtrio

@metaltik

@bortolinis_pizzaria

@dalmuschurrascaria

@camarotearpoadoroficial

@camaroterio

@vicultrio

@arqrio

Jogos Rio 2016 mudam a imagem do Brasil na imprensa internacional

Por Redação De acordo com estudo do Ministério do Turismo, boa avaliação dos jogos ...

Learn more

Related posts