Seminário São José do Rio de Janeiro celebra o centenário da sua reabertura nesta sexta-feira (24)

Por #redação #jornalistamarelofaria #catolicojornalistamarcelofaria  @sambrasilturismoecultura  @portalsambrasil @agenciasambrasil #assessoriadeimprensa #assessordacultura

O Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro foi criado em 1739, mas ele ficou fechado por vários anos, é o mais antigo do Brasil e no dia 24 de maio de 1924 ele foi reaberto. Portanto, na próxima sexta-feira o seminário comemora 100 anos de sua reabertura, e uma extensa programação está prevista nos próximos dias.

Na sexta-feira, as comemorações serão internas, mas os amigos, ouvintes da Rádio Catedral e demais fiéis, irmão em Jesus cristo, são convidados a comemorar os 100 anos de reabertura do Seminário São José no sábado, na Catedral de São Sebastião.

A missa em Ação de Graças será celebrada às 8h30, na missa Rio Celebra, presidida pelo Cardeal Dom Orani Tempesta, concelebrada por bispos e sacerdotes do Rio de Janeiro. A missa também contará com a presença de Dom Edgar Peña Parra, Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, e do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.

SOBRE O SEMINÁRIO DIOSESANO DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

Seminário mais antigo do Brasil, o São José foi fundado no dia 5 de setembro de 1739, pelo bispo do Rio de Janeiro, Dom Antônio de Guadalupe, OFM. As primeiras instalações do seminário situavam-se na encosta do Morro do Castelo, no início da ladeira que seria mais tarde chamada de Ladeira do Seminário.

Em 1869, Dom Pedro Lacerda transfere a administração do seminário aos Padres Lazaristas. Em 1907, o seminário é fechado por problemas internos da Igreja do Brasil, que pretendia centralizar a formação sacerdotal nos seminários de São Paulo e Mariana.

Em 24 de maio de 1924, o seminário é reaberto na Ilha de Paquetá pelo arcebispo coadjutor, Dom Sebastião Leme, mais tarde, arcebispo metropolitano. As instalações do Rio Comprido estavam ocupadas pelos Irmãos Maristas, que administravam no local o Colégio Diocesano São José, para alunos que não se destinavam ao sacerdócio.

Em 1948, o Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara termina a construção do novo prédio à beira da Avenida Paulo de Frontin (onde hoje está instalada uma universidade) e, anos depois, constrói outro edifício para o Seminário Menor, que é ocupado hoje, parcialmente, pela filosofia do seminário.

Em 1985, é construído sob o governo do Cardeal Eugenio de Araujo Sales o novo prédio para o Seminário Maior, prédio que hoje é ocupado pela teologia, pelo Instituto de Filosofia João Paulo II e pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A motivação da mudança foi a construção do Elevado Paulo de Frontin, que causava um enorme barulho, impossibilitando o estudo.

Em 2003, o Seminário Menor é encerrado sob o governo do Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid. É neste ano também que é criado o Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos, com sede na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca.

Em 2012, no governo do Cardeal Orani João Tempesta houve uma mudança substancial, sendo que o Seminário Rainha dos Apóstolos foi transferido para a sede atual do Rio Comprido e a casa da Rua Conde de Bonfim foi destinada ao Seminário Missionário Redemptoris Mater. Dom Orani também reabriu o Seminário Menor, colocando sob a proteção de São João Paulo II, funcionando também no complexo do Seminário São José.

.

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/                                  

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw                                

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura                             

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil                              

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp                               

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts                                  

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

Não mediremos esforços para realizar a melhor #coberturajornalistica a cada dia.

Nosso trabalho é diferenciando, COM CREDIBILIDADE ILIBADA e com a equipe reduzida somos muito prejudicados.

#respeito , #compreensão , #dignidade , #amizade , #fraternidade

TENHAM TODOS, UMA ÓTIMA LEITURA E MAIS UM DIA REPLETO DAS GRAÇAS DO SENHOR UNO E TRINO E DE BÊNÇÃOS PELA INTERCESSÃO DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE, NOSSA SENHORA, A RAINHA DA PAZ E DO GLORIOSO SÃO JOSÉ.

AMÉM!

Recebam todos, as bênçãos da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora e de São José. Amém!

Meus sinceros agradecimentos aos nossos #anunciantes e #parceiros.

#parceriadesucesso :

@palaciodoscristais

#gerandoenergia @mauroalves4185

@carvalhao_kargario

@tvmix.oficial

@hostmidia_br

@superenergybr

@guaracamp

@camarotedoking

@paroleeventosrj

@venmoficial  @ericklopes1002

@lautbeer

@metaltikrj @metaltik

@bortolinis_pizzaria

@camarotearpoadoroficial

@camaroterio

@vicultrio

@arqrio

ONU declara 2017 o ano internacional do turismo sustentável

Por Redação Turismo Sustentável A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência ...

Learn more

Related posts