Literatura: Mês de Abril tem feiras e festivais literários em várias regiões do Brasil e repleto de eventos internacionais

Por #redação #jornalistamarelofaria #catolicojornalistamarcelofaria  @sambrasilturismoecultura  @portalsambrasil @agenciasambrasil

A temporada de eventos literários em abril já começou e promete ser uma das mais movimentados do ano. Feiras em diferentes partes do Brasil reúnem autores e autoras, centenas de editoras, promoções de livros e encontros que sugerem um reaquecimento do circuito interno depois de anos de adaptações e reestruturações, em virtude especialmente da pandemia e de variações no apoio dos órgãos públicos. Eventos como a Bienal do Livro Bahia e o Flipoços fazem parte do calendário.

Fora do Brasil, as feiras também movimentam o mês, a começar pela Feira do Livro de Bolonha – que se inicia na próxima semana, no dia 8 –, passando pela Feira Internacional do Livro de Bogotá (que tem o Brasil como país homenageado) e depois pela Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que também costuma atrair editores e autores brasileiros.

Pensando nisso, o Portal Sambrasil Turismo e Cultura separou alguns dos principais eventos literários ao redor do mundo nas próximas semanas. Programe-se!

Brasil

VI Feira do Livro da Unesp – 3 a 7 de abril, São Paulo / SP

A VI Feira do Livro da Unesp vai até o dia 7 (domingo) e recebe autoras e autores em encontros marcados para discutir suas obras, autografar livros e bater papo com o público. Os encontros são em sua maioria presenciais, mas há também em formato virtual. Todos os eventos presenciais acontecem no pavilhão de exposições da VI Feira do Livro da Unesp. A Feira também oferece 50% de desconto nos livros na versão presencial e conta com uma versão virtual com algumas editoras. Veja mais detalhes da programação completa no site.

5ª Bienal do Livro de Volta Redonda – 4 a 7 de abril, Volta Redonda / RJ

O tema da 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda é “Gentileza gera gentileza”. O evento ocorre entre os dias 4 e 7 de abril na cidade fluminense, na Ilha de São João. O evento é uma realização do Instituto Dagaz, associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2009. Durante o evento, haverá 40 expositores vendendo livros a preços populares; mais de 45 contadores de histórias, além de 80 escritores e poetas que participarão de atividades variadas. “Também teremos apresentações musicais de estilos variados, a apresentação de grupos infantis, além de um espaço gourmet para a comodidade de todos”, acrescenta Marinez Fernandes, coordenadora da Bienal do Livro de Volta Redonda.

Summit IA no Mercado Editorial – 15 de abril, São Paulo / SP)

Tema no topo da pauta da indústria do livro, o uso da Inteligência Artificial (IA) será discutido no primeiro Summit IA no Mercado Editorial, no dia 15 de abril, das 8h às 12h30. Promovido pela Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), pela Saber Educação e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o evento gratuito ocorrerá de forma híbrida: presencialmente em São Paulo – na sede da Cogna (Av. Paulista, 901, 1º andar, Cerqueira César – São Paulo / SP) e com transmissão virtual para demais inscritos. As inscrições podem ser feitas no site do SNEL: www.snel.org.br .

Bett Brasil – 23 a 26 de abril, São Paulo / SP

A Bett Brasil, maior evento dedicado à Inovação e Tecnologia para a Educação na América Latina, terá neste ano sua 29ª edição, que será realizada de 23 a 26 de abril de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo, com o tema “Inovação com Propósito: Educação em Diálogo com as Transformações Sociais”. Diversos grupos e editoras voltadas à educação estarão presentes na feira.

Bienal do Livro Bahia – 26 de abril a 1º de maio, Salvador / BA

A Bienal do Livro Bahia divulgou recentemente sua programação principal e completa. Entre os convidados estão autores internacionais, como Abdi Nazemian e Scholastique Mukasonga; alguns dos principais expoentes da literatura brasileira contemporânea, como Itamar Vieira Jr, Pedro Rhuas, Paula Pimenta e Jeferson Tenório. Ao todo, serão mais de 170 autores, personalidades e artistas. O evento será realizado entre os dias 26 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490, Boca do Rio – Salvador / BA). Desde o dia 26 de março, os ingressos para já podem ser adquiridos, antecipadamente, por meio do site oficial do evento: www.bienaldolivrobahia.com.br .

19ª Feira Nacional do Livro & Flipoços – 27 de abril a 5 de maio, Poços de Caldas (MG)

A programação oficial do 19º Flipoços | Festival Literário Internacional de Poços de Caldas já está disponível no site www.flipocos.com. O festival ocorre em Poços de Caldas (MG) de 27 de abril a 5 maio, com programação cultural e literária de nove dias, em que o centro histórico da cidade vai se transformar na 1ª Vila Literária de Minas Gerais. Grandes nomes da literatura brasileira, dos vários gêneros literários, em especial crônicas – tema desta edição – estarão na cidade para compartilhar suas obras com o público.

Internacional

Feira do Livro Infantil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair) – 8 a 11 de abril

No dia 8 de abril, uma delegação com 23 editoras brasileiras desembarca na Itália para a 61ª edição da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, a maior feira literária do mundo dedicada ao segmento infantojuvenil. O evento, que ocorre até 11 de abril, terá um estande brasileiro com programação exclusiva realizada pelo Brazilian Publishers (BP). O estande do Instituto Emília na Feira do Livro Infantil de Bolonha também reunirá 19 editoras brasileiras.

Salão Internacional do livro de Québec – 10 a 14/04/2024

Festival do Livro de Paris – 12 a 14/04/2023

Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo) – 18/04 a 2/05/2024

A Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo) – organizada pela Câmara Colombiana do Livro e pela Corferias – anunciou nesta quinta-feira (14), juntamente com o Brasil, País Convidado de Honra, a programação literária, cultural e profissional para sua 36ª edição, que ocorrerá de 17 de abril a 2 de maio. A programação da FILBo terá mais de duas mil atividades culturais e profissionais, com cerca de 500 convidados nacionais e internacionais de 25 países, 18 salas de programação cultural e uma grande oferta editorial que ocupará 53 mil metros quadrados. Além de diversos escritores e escritoras e profissionais do setor do livro, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua presença na inauguração da FILBo, em 17 de abril.

48ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires (Argentina) – 25/04 a 13/05/2024

Organizada pela Fundação el Libro – entidade que se dedica à promoção do livro e da leitura desde 1974 –, a Feira do Livro de Buenos Aires homenageia, em 2024, a cidade de Lisboa. A Feira do Livro de Buenos Aires é uma das grandes feiras literárias do mundo e a terceira da região. Nas últimas edições, atraiu mais de um milhão e 300 mil visitantes e mais de 12 mil profissionais da área do livro.

Feira Internacional do Livro de Abu Dhabi – 29/04 a 5/05/2024

TAGS:

#BIENALDOLIVROBAHIA, #EVENTOSLITERÁRIOS, #FEIRADOLIVRODEBOGOTÁ, #FEIRADOLIVRODEBOLONHA, #FEIRADOLIVRODEBUENOSAIRES, #FLIPOÇOS

Fonte: #publishnews

.

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/                                 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw                               

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura                            

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil                             

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp                              

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts                                 

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

Não mediremos esforços para realizar a melhor #coberturajornalistica a cada dia.

Nosso trabalho é diferenciando, COM CREDIBILIDADE ILICADA e com a equipe reduzida somos muito prejudicados.

#respeito , #compreensão , #dignidade , #amizade , #fraternidade

TENHAM TODOS UMA ÓTIMA LEITURA E MAIS UM DIA REPLETO DAS GRAÇAS DO SENHOR UNO E TRINO E DE BÊNÇÃOS PELA INTERCESSÃO DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE, NOSSA SENHORA, A RAINHA DA PAZ E DO GLORIOSO SÃO JOSÉ.

AMÉM!

Recebam todos, as bênçãos da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora e de São José. Amém!

Meus sinceros agradecimentos aos nossos #anunciantes e #parceiros.

#parceriadesucesso :

@palaciodoscristais

#gerandoenergia @mauroalves4185

@carvalhao_kargario

@tvmix.oficial

@hostmidia_br

@superenergybr

@guaracamp

@camarotedoking

@paroleeventosrj

@venmoficial  @ericklopes1002

@lautbeer

@metaltikrj

@bortolinis_pizzaria

@camarotearpoadoroficial

@camaroterio

@paroquianossasenhoradaajuda

LIESA DIVULGA O CALENDÁRIO DE ENSAIOS TÉCNICOS PARA O CARNAVAL 2017

Por Marcelo Faria Foto por Mariana Barcelos A Liga Independente das Escolas de Samba do ...

Learn more

Related posts