Literatura: Inspetor Sopa, um detetive que atravessa os mistérios e encantos da vida urbana no Brasil

Por #Redação , #jornalistamarelofaria #catolicojornalistamarcelofaria @sambrasilturismoecultura  @portalsambrasil @agenciasambrasil #assessoriadeimpresa #assessordacultura

Série policial criada pela escritora Andréa Gaspar é protagonizada por um “flâneur” brasileiro que passa por becos, vielas e ambientes com muita história sobre a cultura do país

Inspetor Sopa já investigou o desaparecimento da filha de um bicheiro e a morte de uma portuguesa no interior do Rio de Janeiro, mas agora adentrará o imponente e histórico Mosteiro de São Bento da capital carioca para solucionar o assassinato de um monge. Com ares de Sherlock Holmes e o carisma típico dos brasileiros, o detetive se envolve em um novo caso no livro Inspetor Sopa e o crime do mosteiro, segundo volume da série policial escrita por Andréa Gaspar.

A arma utilizada pelo assassino foi uma adaga, objeto comum na coleção de uma abadia, e a única impressão digital colhida é a do funcionário responsável pelos serviços gerais do local. Com essas informações e apoiado pelos parceiros Trombeta e Brunão, o protagonista conversa com várias pessoas ligadas ao crime. Entretanto, a apuração dos fatos vai se revelar mais complexa a cada página, porque, depois da primeira morte, outros mistérios começam a ocorrer em igrejas pela cidade e levantam a hipótese de que exista um serial killer de padres.

Na intenção de construir uma obra repleta de suspense, depoimentos imprecisos de suspeitos e pistas que suscitam curiosidade, a autora fez um curso de detetive particular para inserir os leitores no universo do crime. Ela também utilizou sua formação acadêmica para elaborar a narrativa de maneira precisa: formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e trabalhou em dois escritórios de advocacia criminal.

Além desses elementos que estreitam os limites entre ficção e realidade, Andrea Gaspar apresenta o personagem principal como um “flâneur”, que vaga sem rumo pelas ruas em busca de lazer. É a partir das andanças de Sopa que o público atravessa botecos e conhece a cultura, a história e a gastronomia da região.

O Sopa se dirigiu à Leiteria Mineira para tomar o café da manhã. A Leiteria foi inaugurada na Galeria Cruzeiro, que fazia parte do Hotel Avenida, na Rio Branco, Centro do Rio. Em 1950 demoliram o Hotel, e a loja se mudou para a rua São José. Depois, já na década de 1970, mudou-se para a rua da Ajuda, onde está até hoje. O Sopa gostava de ficar ali, onde ninguém o perturbava, refletindo sobre o andamento dos casos, especialmente no inverno. (Inspetor Sopa e o crime do mosteiro, p. 86).

A obra não traz apenas um enredo investigativo, mas também curiosidades que demonstram as complexidades e as belezas do Brasil. Aborda a relação entre o angu, Tom Jobim e o surgimento do samba-jazz; a formação da primeira favela do país povoada pelos soldados que participaram da Guerra de Canudos e retornaram ao lar com a promessa de uma casa, mas nada receberam; o simbolismo da Pedra de Sal para o samba e a população negra; entre outros temas.

A saga policial Inspetor Sopa terá continuidade com o lançamento de Inspetor Sopa e o caso do desaparecimento. Neste terceiro volume da série policial, o famoso detetive viaja até São Paulo para o casamento da irmã e se envolve em uma situação inusitada. O acontecimento misterioso fará o colega Trombeta sair do Rio de Janeiro para ajudar a Polícia Militar na capital paulistana, ao passo que explora o Brás e o centro paulistano.

Ficha técnica

Título: O inspetor sopa e o crime do mosteiro

Autora: Andréa Gaspar

Editora: Cambucá

ISBN: 978-65-88360-65-1

Páginas: 216

Preço: R$ 50 (físico)

Onde encontrar: Editora Cambucá

Sobre a autora: Andréa Gaspar é escritora, roteirista, dramaturga, produtora, diretora, atriz e professora de português para estrangeiros. Bacharel em Letras e em Direito, com especialização na Formação de Escritores, publicou seis livros, entre eles “Passante poeta” (2018), “Despedaços” (2015) e “Licor de Pequi” (2014). Em 2019, lançou o primeiro romance policial “Inspetor Sopa e o último copo”, que se tornou uma saga com os livros “Inspetor Sopa e o crime do mosteiro” e “Inspetor Sopa e o caso do desaparecimento”, com publicação prevista para 2024. Com a série literária, recebeu o prêmio durante o VIII Talentos Helvéticos-Brasileiros, promovido pela editora suíça-brasileira Helvetia.

Redes sociais da autora:

Instagram: @andreagasparescritora

.

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/                                

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw                              

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura                           

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil                            

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp                             

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts                               

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

Não mediremos esforços para realizar a melhor #coberturajornalistica a cada dia.

Nosso trabalho é diferenciando, COM CREDIBILIDADE ILICADA e com a equipe reduzida somos muito prejudicados.

#respeito , #compreensão , #dignidade , #amizade , #fraternidade

TENHAM TODOS UMA ÓTIMA LEITURA E MAIS UM DIA REPLETO DAS GRAÇAS DO SENHOR UNO E TRINO E DE BÊNÇÃOS PELA INTERCESSÃO DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE, NOSSA SENHORA, A RAINHA DA PAZ E DO GLORIOSO SÃO JOSÉ.

AMÉM!

Recebam todos, as bênçãos da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora e de São José. Amém!

Meus sinceros agradecimentos aos nossos #anunciantes e #parceiros.

#parceriadesucesso :

@palaciodoscristais

#gerandoenergia @mauroalves4185

@carvalhao_kargario

@tvmix.oficial

@hostmidia_br

@superenergybr

@guaracamp

@camarotedoking

@paroleeventosrj

@venmoficial  @ericklopes1002

@lautbeer

@metaltikrj

@bortolinis_pizzaria

@camarotearpoadoroficial

@camaroterio

@paroquianossasenhoradaajuda

50 Anos da Embratur é tema de livro temático

Por Redação Em comemoração aos seus 50 anos de atuação, a Embratur (Instituto ...

Learn more

Related posts