Exposição “Corpo popular” em composição na Central do Brasil, apresenta a arte do carnavalesco Leandro Vieira

Por #Redação, #equipesambrasilrio , #jornalistamarcelofaria

@sambrasilturismoecultura @portalsambrasil @agenciasambrasil  

A partir do próximo sábado, dia 9 de dezembro, o artista e carnavalesco Leandro Vieira, da Imperatriz Leopoldinense – campeã do carnaval de 2023 – vai proporcionar uma viagem diferente aos clientes da SuperVia. Num trem transformado em galeria, estacionado na plataforma 13 da Central do Brasil, será aberta a exposição multilinguagem “Corpo Popular”, sobre o processo criativo que envolve a produção de fantasias para 10 desfiles de carnaval.

“Corpo Popular” acontece em dois espaços, simultaneamente: no Paço Imperial, no Centro do Rio, e no trem-galeria na Central do Brasil. Enquanto a mostra no Paço celebra aqueles que vestem os trajes criados pelo artista, a partir de 2 de dezembro. Na Central, durante seis sábados de dezembro e janeiro, a partir do dia 9, a exposição busca homenagear os parceiros de barracão, costureiras e aderecistas, que ajudam o artista a concretizar os figurinos.

O artista destaca que a Central do Brasil é um lugar de grande importância para ele.

“A Central do Brasil é um território de afeto para mim, e que influencia diretamente na vida cotidiana das pessoas que trabalham comigo e das pessoas que fazem a performance plena daquilo que tenho como ofício artístico. Levar a mostra para um trem parado na Central do Brasil tem a intenção de popularizar, aumentar, ampliar, de ir para lugares que não costumam ser territórios convencionais para o consumo de arte. A Central é um espaço superimportante, onde inúmeros trabalhadores do carnaval, onde boa parte dos componentes que eu visto para o desfile se encontram. Encontram-se ao longo do ano em deslocamento da ida para casa ou para o trabalho e também durante o carnaval também os leva ao palco principal, onde eles exibem o meu trabalho de produção de fantasias e de figurinos”, destaca o carnavalesco.

Fotos, desenhos, croquis e uma espécie de paleta de texturas, ou seja, retalhos de tecidos e materiais utilizados em fantasias nos últimos 10 carnavais fazem parte da mostra. Leandro Vieira e a curadora de “Corpo Popular”, Daniela Name, vão estar a partir das 11h, do dia 9, no trem-galeria para conversar com o público sobre esse trabalho.

A curadora diz que “Corpo Popular” trata a obra de Leandro Vieira como um vetor para debater a fantasia de carnaval como uma modalidade artística que está em diálogo com uma coletividade de saberes no barracão e também na pintura, escultura, desenho e, em especial, na performance dos foliões nos desfiles.

No trem-galeria da Central, Penha Maria Lima, integrante da equipe de barracão de Leandro, oferece duas oficinas de adereços para o público jovem e adulto, nos dias 16 de dezembro e 13 de janeiro, sempre às 15h, e com inscrições prévias e gratuitas divulgadas pelas redes sociais do projeto e de seus realizadores.

Com curadoria de Daniela Name, produção executiva da Museo e idealização da Caju, o projeto venceu o edital FOCA da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e recebeu o apoio institucional da SuperVia, da Riotur e do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.

SERVIÇO

Exposição “Corpo Popular”

Local: Trem-galeria, na plataforma 13, da Central do Brasil – acesso pelas roletas de passageiros da Supervia

Praça Cristiano Ottoni s/nº – Centro

Aos sábados (09 e 16/12 e 06, 13, 20 e 27/01)

Debate: no dia 09/12, às 11h, com o artista Leandro Vieira e a curadora Daniela Name

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/                                

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw                              

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura                            

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil                            

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp                             

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts                               

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

Receba as bênçãos da Santíssima Trindade, de Nossa senhora e de São José. Amém!

Feriados vão movimentar R$ 21 Bilhões no Turismo

Por Redação Uma projeção do Ministério do Turismo revela que as viagens nos fins de ...

Learn more

Related posts