Por Redação
Projeto inédito da secretaria de Estado de Turismo propõe a elaboração de um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos. Evento contou com a participação de lideranças públicas municipais, estaduais e agentes do desenvolvimento turístico regional.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram nesta segunda-feira (26) a 3a edição da Jornada do Turismo Fluminense – na região turística Caminhos Coloniais. Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo regional e representantes do trade local reuniram-se durante todo o dia, na Casa da Cultura Manoelina Vieira Francisco, no município de Sapucaia. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.
O diretor de marketing da TurisRio, Pablo Kling, representou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e abriu o evento ressaltando os valores da Jornada: sustentabilidade, integração e fortalecimento dos atributos regionais singulares dos 92 municípios do Estado.
Na ocasião, Pablo Kling destacou as principais ações da pasta já realizadas em 2023 e a importância da discussão de um plano de ação continuada, que fortaleça a promoção do destino Rio de Janeiro.
“Essa Jornada é a continuidade do Plano Turismo RJ + 10 anos, ou seja, o desenvolvimento do Turismo para a próxima década. Um a cada cinco empregos gerados no mundo veio do setor do turismo nos últimos 10 anos, o que mostra a capacidade do setor. Na Jornada do Turismo Fluminense, as necessidades dos municípios estão sendo desenvolvidas, respeitando as características de cada região e seus atrativos”, ressaltou Pablo Kling.
O prefeito de Sapucaia, Breno Junqueira falou das potencialidades turísticas da cidade e da importância de fortalecer a região para atrair turistas para o interior do Estado.
“O nosso município se preparou para alavancar as nossas potencialidades. Eu não tenho dúvidas de que seremos referência no estado do Rio de Janeiro. Então, é com muita alegria que eu vejo a Jornada do Turismo Fluminense acontecendo hoje e parabenizo a vocês por esse projeto”, destacou o prefeito.
Programação
O dia de trabalho começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. A ministrante apresentou aspectos da Neurociência como elementos de atração e tendências para o Turismo.
Continuando a programação, a Setur-RJ apresentou o Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs).
A discussão passou por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, aconteceram as apresentações das principais ações propostas pelos GTs e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.
“A Jornada do Turismo Fluminense está a todo vapor, chegando a cada semana nas regiões turísticas. Esperamos que este projeto seja um vetor de desenvolvimento regional, ampliando as boas práticas para o fortalecimento do setor”, concluiu Valéria Lima, diretora de Gestão e Planejamento da Setur-RJ.
A Jornada do Turismo Fluminense conta com as parcerias do SEBRAE, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da UNIRIO e da UFRRJ.
Confira as próximas datas:
05/07 (quarta-feira) – Agulhas Negras – Resende
12/07 (quarta-feira) – Costa Verde – Mangaratiba
19/07 (quarta-feira) – Costa do Sol – Macaé
25/07 (terça-feira) – Baixada Verde – São João de Meriti
02/08 (quarta-feira) – Caminhos da Mata – Silva Jardim
17/08 (quinta-feira) – Costa Doce – Campos dos Goytacazes
22/08 (terça-feira) – Caminhos da Serra – Trajano de Morais
31/8 (quinta-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna
12/09 (terça-feira) – Metropolitana – Niterói
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw
Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTEM CHAMADAS DE ÔMICRON BQ1, subvariante XBB.1.5 e a KRAKEN, que para OMS, é a mais transmissível e BASTANTE CONTAGIOSA. ALÉM DAS TRADICIONAIS DOENÇAS/SINDROMES RESPIRATÓRIAS, ENTRE ELAS JÁ ESTÁ CIRCULANDO O VRS (VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO). E AINDA, JÁ TEM CONFIRMADO NO BRASIL, OS CASOS DA “VARÍOLA DO MACACO”.
AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.
AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.
A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU! VACINE-SE! PROTEJA-SE! PROTEJA QUEM VOCÊ AMA!
E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.