A linda Paraty está repleta de atrações, festas tradicionais, maratona e cerveja

Por Redação

Beleza natural, riqueza cultural, gastronomia diversa e calendário repleto de eventos. Paraty, a cerca de 3h do Rio, reúne praticamente todos os atrativos para um fim de semana e é opção também para quem busca um destino no feriado de primeiro de maio. Quem planeja viajar para lá, pode marcar na agenda:

Já no comecinho do mês, a cidade histórica sediará o 4º Circuito Cervejeiro de Corrida, que acontece no dia 6. Trata-se de um evento, segundo a prefeitura, que une várias paixões: turismo, esporte, diversão e uma boa cervejinha, em uma corrida de 4,2 km, sem caráter competitivo.

Atribuída à Rainha Isabel (1271 – 1336), a tradicionalíssima Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e vem acontecendo em Paraty desde o século XVIII. Este ano, as atrações acontecem entre os dias 19 e 28 de maio. São 10 dias de missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas, e shows musicais. Também acontecem, em meio a programação oficial, shows, gincanas, entre outros.

O fim de semana de 27 e 28 de maio é o mais agitado da programação: no sábado de manhã, são distribuídas refeições, além de bebidas, à população, como parte da tradição. De noite, na Igreja da Matriz, um adolescente da comunidade é coroado Imperador do Divino e recebe homenagens do lado de fora da igreja, com a apresentação da Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty: o Boi, o Cavalinho, o Peneirinha e a Miota – ou Minhota, originária do Minho, em Portugal

E para fechar o mês, atletas ocupam as ruas da cidade: acontece, nos dias 20 e 21 de maio, ​​a Meia Maratona de Paraty, que em 2023, completa a 20ª edição. O desafio terá as categorias de Individual, masculino e feminino, onde cada atleta poderá correr ou caminhar 03km, 05 km, 10km ou 21km.

Atrativos o ano todo

Junto com os eventos, a pedida é aproveitar as igrejas espalhadas pela cidade, como a da Matriz e Nossa Sra dos Remédios, as galerias de arte, de artesanato, além, é  claro, das praias e ilhas – que podem ser visitadas em passeios de barco.  A Mata Atlântica presente na costa da cidade ainda oferece muito contato com a natureza em trilhas que levam a mirantes e locais para observação de aves, por exemplo.

Fundada em 1667 e com suas construções que carregam o passado colonial, Paraty está estrategicamente posicionada entre as duas maiores cidades do país. O município está a pouco mais de 240 km de distância do Rio de Janeiro e a menos de 300 km de São Paulo.

Pousada tradicional tem condições especiais para o mês de maio

Para curtir os principais atrativos históricos e os eventos da cidade, a pousada Porto Imperial, uma das mais tradicionais da cidade, está com condições speciais para os hóspedes. Durante os trinta dias, quem ficar por lá terá direito, além do café da manhã, a um café da tarde e ainda um drink de boas-vindas.

Instalada no coração do Centro Histórico da cidade, a hospedagem está perto dos principais atrativos, eventos, restaurantes e diversos pontos turísticos da cidade. Ficar lá já é uma experiência por si só: além dos 43 apartamentos, peças típicas do universo cultural brasileiro, como cerâmicas, tapeçarias, móveis coloniais, antiguidades e obras de artistas paratienses fazem parte da decoração do casarão, de 1804,  que tem seus quartos batizados com nomes de personalidades femininas da nossa História.

O jardim temático, o primeiro da cidade, também é destaque. As bromélias, plantas típicas da Mata Atlântica, surpreendem e encantam por sua beleza e exotismo. Mais de 70 espécies identificadas se espalham pelo espaço. A completa área de lazer anexa à piscina também é um convite ao relaxamento através do bar da piscina. Para aumentar o conforto, a pousada oferece Internet wi-fi gratuita nas áreas sociais.

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/                            

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw                          

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura                        

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil                        

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp                         

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts                          

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTEM CHAMADAS DE ÔMICRON BQ1, subvariante XBB.1.5 e a KRAKEN, que para OMS, é a mais transmissível e BASTANTE CONTAGIOSA. ALÉM DAS TRADICIONAIS DOENÇAS/SINDROMES RESPIRATÓRIAS, ENTRE ELAS JÁ ESTÁ CIRCULANDO O VRS (VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO). E AINDA, JÁ TEM CONFIRMADO NO BRASIL, OS CASOS DA “VARÍOLA DO MACACO”.

AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU! VACINE-SE! PROTEJA-SE! PROTEJA QUEM VOCÊ AMA!

E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.

Presidente da Riotur recebe turistas no Porto e no Aeroporto

Por redação O presidente da Riotur, Marcelo Alves, esteve recepcionando os turistas que ...

Learn more

Related posts