Livreto da Novena de Natal 2022 da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro já está disponível

Por Redação

O Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, nos faz o convite à conversão para uma Nova Vida em Cristo Jesus. Estejamos atentos e vigilantes para a segunda vinda de Jesus, nos preparando para a chegada do Menino Jesus que nos chega em sua primeira vinda.

“Deus nos chama e envia em missão”

É muito importante durante o período do Advento que nos preparemos bem para celebrarmos o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma das maneiras de nos prepararmos bem para acolher Nosso Senhor que chegará no Natal é realizando a novena de Natal.

A novena de Natal pode ser realizada em família, em comunidade ou entre vizinhos e amigos. Pode ser rezada nove dias antes do Natal, de 15 a 23 de dezembro, ou ao longo do período do Advento, de acordo com a necessidade do grupo. A novena de Natal nos introduz no mistério da história da salvação e como Deus se fez um de nós para nos salvar. Jesus Cristo é o verbo encarnado, ou seja, a Palavra que se fez carne.

A partir da oração da novena de Natal, somos convidados a ser como João Batista, ou seja, anunciar aos outros que o Reino de Deus está próximo de nós e temos que estar preparados para acolher esse reino. Ser como Maria que, após o anúncio do Anjo, foi correndo ao encontro de sua prima Isabel para socorrê-la. Temos que levar aos outros a alegria de ter Jesus Cristo conosco.

Participemos com fé e entusiasmo da novena de Natal, na esperança do Senhor que vem. A novena de Natal pode ser um momento para a família se reunir, conversar um pouco e rezar junto. Devido à correria do dia, com trabalho, estudo e outros afazeres, nem sempre a família consegue se reunir para conversar, e a novena de Natal é uma oportunidade para a família se reunir e rezar. É uma oportunidade de aproximar mais as famílias e celebrarem com mais alegria o Natal.

Para rezar a novena de Natal pode preparar uma mesa com uma toalha, acender uma vela ou a coroa do advento, se tiver em casa. À medida que vão passando os encontros, nos aproximamos do mistério do Natal. Contemplamos os últimos dias da gravidez de Nossa Senhora e observamos a fé de São José. Somos convidados a nos espelhar na Sagrada Família de Nazaré e que o nosso lar esteja preparado para o encontro do Senhor que virá.

Em alguns lugares o último encontro da Novena de Natal é realizado na paróquia, ou mesmo que já tenha realizado em casa, é o momento propício para participar do encerramento da novena na paróquia. O encerramento sempre acontece uns dias antes da véspera de Natal e é um momento de oração e confraternização entre a comunidade.

Durante a reza da novena de Natal, priorize as crianças para que elas participem dos encontros, fazendo alguma leitura, acendendo as velas, ou só mesmo participando. Seria interessante uma criança da família colocar o menino Jesus no presépio na noite de Natal, pois a pureza das crianças nos aproxima de Jesus.

Adquira o livro da novena de Natal na secretaria de sua paróquia e reúna a sua família ou um grupo de amigos e inicie a reza da novena, ou inicie até ao dia 15, indo direto até o dia 24/12. A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, através da coordenação Arquidiocesana de Pastoral, disponibilizou o livreto da novena de Natal de 2022.

Esse ano, a Novena de Natal traz como tema: “Deus nos chama e envia em missão”, inspirado nas diretrizes do 13º Plano de Pastoral de Conjunto e no 3º Ano Vocacional, cujo tema é: “Vocação: graça e missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33).

Somos chamados e enviados por Deus a anunciar Jesus Cristo para as pessoas, do mesmo modo que João Batista fez no deserto. Durante o tempo do Advento, celebramos duas realidades: o Senhor que veio uma vez através de seu nascimento no Natal e aguardamos o Senhor que virá uma segunda vez, que não sabemos quando será. Todos os batizados são testemunhas de Jesus Cristo e chamados a preparar o coração das pessoas para acolher o Senhor que vem.

Nesse período da novena de Natal, intensifiquemos as nossas orações e rezemos não só por nossas famílias, mas pelas famílias do mundo inteiro. Precisamos de muita paz, vivemos tempos difíceis e muitas famílias não poderão celebrar o Natal alegremente. Rezemos para que o nascimento de Jesus traga alegria e paz para todos e que através do nascimento de Jesus todos os povos se unam e construam “pontes” de amor e de paz, e não “muros” de guerras e inimizades.

Ao rezar a novena de Natal, não rezemos somente por nós e por nossas famílias, mas pelo mundo inteiro. Dessa forma, seremos missionários e construtores da paz. Celebremos mais um Natal e aguardemos o Senhor que já veio, e que virá, sempre em constante oração e vigilância. Vem, Senhor Jesus.

Cardeal Orani João Tempesta

Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/                        

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw                      

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura                    

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil                    

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp                     

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts                      

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTEM CHAMADAS DE ÔMICRON BQ1, BASTANTE CONTAGIOSA. ALÉM DAS TRADICIONAIS DOENÇAS/SINDROMES RESPIRATÓRIAS, ENTRE ELAS JÁ ESTÁ CIRCULANDO O VRS (VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO). E AINDA, JÁ TEM CONFIRMADO NO BRASIL, OS CASOS DA “VARÍOLA DO MACACO”.

AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!

E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.

Samba de Roda do Recôncavo Baiano

Por Redação O Recôncavo baiano é uma região brasileira de enorme influência africana. ...

Learn more

Related posts