Festa da Unidade 2022 acontecerá na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro neste sábado (26)

Por Redação

O convite abrange também a todo o vocacionado leigo, participe, prestigie, compartilhe e aprofunde-se! #rezemosjuntos

‘Vocacionados e enviados para a missão’ é o tema da 10ª Festa da Unidade que a Arquidiocese do Rio de Janeiro promove na manhã do dia 26 de novembro, na Catedral de São Sebastião, no Centro.

Inspirada pelo lema episcopal de Dom Orani João Tempesta, ‘Para que todos sejam um, a Festa da Unidade é tradicionalmente realizada no último sábado do ano litúrgico.

De acordo com o pároco e coordenador de pastoral da arquidiocese, cônego Cláudio Santos, responsável pela organização, a Festa da Unidade quer motivar todos para viver o Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.

“Promovido pela CNBB, em âmbito nacional, desejamos viver o Ano Vocacional como vocacionados do Senhor. Todos nós, clero, consagrados e leigos devemos viver esse momento de missionaridade em nossa arquidiocese”, disse o cônego.

Ele lembrou ainda que terá início na Festa da Unidade o ‘Ano Missionário’ na arquidiocese, que é um aprofundamento da reflexão sobre o pilar da ação missionária, conforme as Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 -2023), e também faz parte das propostas do 13º Plano de Pastoral de Conjunto da arquidiocese.

Constam da programação da Festa da Unidade, segundo explicou o coordenador de pastoral, “pregação, adoração ao Santíssimo, testemunhos de vida familiar e de consagração, conduzidos pela Comunidade Shalom”.

Também a realização da Feira Vocacional, na qual “congregações, institutos de vida consagrada, novas comunidades, diaconato permanente, pastorais e movimentos irão expor os carismas”.

A conclusão da Festa da Unidade, disse cônego Cláudio, será a Santa Missa presidida por Dom Orani João Tempesta, que lançará mais uma carta pastoral.

“Será um momento de perceber a beleza e a grandeza da nossa Igreja Arquidiocesana presente nos diversos carismas. Que todos nós possamos viver a unidade, buscando e realizando a vontade de Deus. Todos somos vocacionados e enviados para a missão”, concluiu.

Estimado irmão no sacerdócio,

          O Senhor nos convida a comunhão consigo: “permanecei em mim, e eu permanecerei em vós” (Jo 15, 4). Essa intimidade com Deus deve se expressar concretamente na unidade entre nós. Somos chamados a testemunhar essa realidade “porque a Igreja, em Cristo, é como que o sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano” (LG 1).

          Com esse intuito, nossa Arquidiocese se reunirá na Catedral Metropolitana de São Sebastião no próximo dia 26 de novembro, das 8h às 13h, para vivenciar a 10a edição da Festa da Unidade, com o tema “Vocacionados e enviados para a missão!”, junto ao nosso pastor Cardeal Dom Orani João Tempesta.

          Nessa ocasião, celebraremos, em comunhão com a CNBB, a Abertura do 3o Ano Vocacional Nacional que abordará a perspectiva missionária em seu tema e lema, respectivamente: “Vocação: graça e missão” – “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). À vista disso, realizaremos uma Feira Vocacional no estacionamento da Catedral, para promoção dos diversos carismas presentes em nossa Igreja Arquidiocesana.

         Ao mesmo tempo, iniciaremos o aprofundamento da reflexão sobre o Pilar da Ação Missionária (cf. DGAE 2019-2023 – Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil), conforme as indicações do 13o PPC (Plano de Pastoral de Conjunto).

        É Cristo a força que nos impulsiona a levar adiante nossa vocação, superando todos os desafios que a missão nos impõe. Impelidos pelo Senhor, contamos com sua presença e ansiamos o incentivo à participação de sua comunidade paroquial.

         Pedimos a Deus que sejam fortalecidos os vínculos de unidade e fraternidade entre nós.

        Em Cristo,

Côn. Cláudio dos Santos, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/                        

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw                      

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura                    

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil                    

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp                     

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts                      

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTEM CHAMADAS DE ÔMICRON BQ1, BASTANTE CONTAGIOSA. ALÉM DAS TRADICIONAIS DOENÇAS/SINDROMES RESPIRATÓRIAS, ENTRE ELAS JÁ ESTÁ CIRCULANDO O VRS (VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO). E AINDA, JÁ TEM CONFIRMADO NO BRASIL, OS CASOS DA “VARÍOLA DO MACACO”.

AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!

E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.

Feriados vão movimentar R$ 21 Bilhões no Turismo

Por Redação Uma projeção do Ministério do Turismo revela que as viagens nos fins de ...

Learn more

Related posts