XVIII Congresso Eucarístico Nacional acontece entre os dias 11 e 15 de novembro em Recife-PE

Por Redação

O 18º Congresso Eucarístico Nacional, que tem início esta sexta-feira, 11 de novembro, será realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com dioceses e arquidioceses pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB. Com tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles,” o 18º CEN traz na programação as Celebrações Eucarísticas, Simpósio Teológico, Catequeses Públicas, Feira Católica, exposições e apresentações culturais

História do Congresso Eucarístico

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade. (cf. Jo 4, 23)

A primeira edição ocorreu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos com apoio de São Pedro Julião Eymard, com a participação de fiéis e bispos de vários países europeus.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, no ano de 1933. Recife sediou o III Congresso Eucarístico Nacional, entre os dias três e sete de setembro de 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde, cujo o tema foi: “A Eucaristia e a vida cristã.”

O III CEN foi realizado no parque Treze de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e o evento deixou como marco a Igreja Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.

Faça aqui a sua inscrição: https://cen2020.com.br/inscricoes/

VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO.

Dois dias antes da abertura do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), a Arquidiocese de Olinda e Recife apresentou, em coletiva de imprensa, os materiais litúrgicos que serão utilizados nas celebrações do dia 11 ao dia 15 de novembro. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (8), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), local que concentrará maior parte da programação do evento.

Foram produzidos exclusivamente para esta edição do Congresso 12 tipos de itens como ostensórios, turíbulo e naveta, castiçais e galhetas. Basicamente os produtos são feitos com acabamento dourado, bordas niqueladas e pedras. Os objetos sacros trazem ainda elementos da identidade visual do Congresso como o pão, a ciranda, a mesa e a água.

À imprensa o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, apresentou a cruz processional, que tem 2 metros de altura, o lavado, a capa para o evangeliário, o suporte para missal, um ostensório, o cálice principal e um dos 250 cálices menores, além de uma das 50 âmbolas. Com aspersão de água benta, o religioso também abençoou os objetos.

“É o maior acontecimento da Igreja em um país. Sediar o 18º Congresso Eucarístico Nacional é um privilégio para a cidade do Recife, que já teve essa oportunidade em 1939. Estamos esperando aproximadamente 180 bispos, já temos uns 1,2 mil padres inscritos. Vai ser uma celebração de grande porte”, afirmou dom Saburido.

O arcebispo revelou que o ostensório do 18º CEN será dado de presente à arquidiocese que receberá a próxima edição do evento. A entrega deverá ocorrer junto com o anúncio da nova sede do Congresso durante a missa de encerramento, no dia 15, na Praça do Marco Zero do Recife.

“Pão em todas as mesas”

O 18º Congresso Eucarístico Nacional será realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com dioceses e arquidioceses pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB.

Com tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles,” o 18º CEN traz na programação as Celebrações Eucarísticas, Simpósio Teológico, Catequeses Públicas, Feira Católica, exposições e apresentações culturais.

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade (cf. Jo 4, 23).

(Fonte – CNBB NE2)

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/                        

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw                      

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura                    

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil                    

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp                     

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts                      

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTEM CHAMADAS DE ÔMICRON BQ1, BASTANTE CONTAGIOSA. ALÉM DAS TRADICIONAIS DOENÇAS/SINDROMES RESPIRATÓRIAS, ENTRE ELAS JÁ ESTÁ CIRCULANDO O VRS (VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO). E AINDA, JÁ TEM CONFIRMADO NO BRASIL, OS CASOS DA “VARÍOLA DO MACACO”.

AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!

E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.

Clube do Samba realiza roda de samba com Diogo Nogueira

Por Redação A história que começou nos anos 70 ganha agora um novo capítulo e volta ...

Learn more

Related posts