Prefeitura do Rio apresenta o plano operacional para os eventos desta semana na cidade

Por Redação

Rio receberá evento de comemoração do 7 de setembro, jogos do Flamengo e do Fluminense, além do Rock in Rio

A Prefeitura do Rio apresentou, nesta terça-feira, o plano operacional montado para a realização de quatro eventos na cidade que terão impacto no trânsito e no dia a dia do carioca ao longo desta semana: a comemoração do 7 de setembro e o jogo do Flamengo e Vélez Sarsfield, ambos nesta quarta-feira (7/9), o confronto entre o Fluminense e Fortaleza, no sábado (10/09), além da última semana do Rock in Rio, entre quinta-feira (8/9) e domingo (11/9).

– Teremos cinco dias em uma cidade que está acostumada a receber visitantes e realizar grandes eventos, mas são dias de muita movimentação. Na quarta, as manifestações oficial e política do 7 de setembro, em Copacabana, e depois os quatro dias de Rock in Rio. Queremos alertar para que as pessoas se mobilizem, fiquem atentas, organizem seu dia, principalmente quem estará pela Zona Sul e Barra da Tijuca – afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante coletiva no Centro de Operações Rio (COR).

Para o evento do dia 7 de setembro, em Copacabana, o esquema especial de trânsito contará com monitoramento das câmeras do COR. A CET-Rio atuará com 74 agentes, nove veículos operacionais, 15 motocicletas, quatro reboques, além de disponibilizar seis painéis informativos. Não haverá a implantação da pista reversível na Avenida Atlântica e diversas vias do bairro terão proibição de estacionamento.

A partir das 13h está prevista a realização de uma motociata de motivação política. Ela terá início na altura do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, na pista da praia do Flamengo, e seguirá pela Enseada de Botafogo, Avenida Princesa Isabel e Avenida Atlântica (pista dos prédios). As áreas de lazer no Aterro e em Copacabana não serão utilizadas para o deslocamento.

No evento em comemoração ao 7 de setembro, a Prefeitura será responsável por montar os gradis de proteção, os equipamentos sonoros e a tribuna de honra. Em relação à manifestação política, será feito o acompanhamento pela CET-Rio para minimizar os impactos no trânsito.

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará nos eventos com suas coordenadorias, Rio+Seguro Copacabana e Guarda Municipal.

Copa Libertadores

Para o jogo do Flamengo contra o Vélez Sarsfield, às 21h30, no Maracanã, pela Copa Libertadores, a CET-Rio atuará com 60 agentes, oito veículos operacionais, 14 motocicletas, três reboques, além de disponibilizar dez painéis informativos. A Seop estará presente com suas coordenadorias, com a Subsecretaria de Operações e Guarda Municipal.

Para atender ao evento, diversas vias no entorno do estádio serão interditadas:

Das 17h30 à 0h30:

– Rua Prof. Eurico Rabelo;

– Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;

– Rua Isidro de Figueiredo;

– Rua Conselheiro Olegário;

– Rua Artur Menezes;

– Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã;

– Av. Maracanã, em ambos os sentidos,  entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste).

– Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Maracanã;

– Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã.

– Av. Professor Manoel de Abreu, sentido Praça da Bandeira, entre a Rua Dona Zulmira e a Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste);

– Rua Dona Zulmira, entre a Av. Professor Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier.

Rotas alternativas

Provenientes do Centro e Zona Sul

– Para a Tijuca: utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;

– Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;

– Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.

Provenientes do Grande Méier

– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Moradores do entorno

O acesso de veículos de moradores do entorno imediato ao Maracanã (ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) será feito, exclusivamente, pela Av. Paula Sousa e a Rua Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

Recomendação

É recomendado aos motoristas que evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos ou utilizar as rotas alternativas.

Rock in Rio

Para a última semana do festival no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, a Prefeitura do Rio seguirá com seu Plano Operacional integrado por 26 órgãos do município, com planejamento de transportes, interdições de vias e limpeza urbana.

O esquema especial de trânsito contará com 230 agentes da CET-Rio, 27 veículos operacionais, 35 motocicletas, 17 reboques, além de 23 painéis informativos. Não haverá estacionamento no entorno da Cidade do Rock. A Prefeitura recomenda a utilização de rotas e horários alternativos para deslocamentos na região. Todo o entorno do evento terá circulação restrita.

A Seop atuará no Rock in Rio com suas coordenadorias, Subsecretaria de Operações, Guarda Municipal, BRT Seguro, entre outras.

A principal forma de chegar ao festival é o Serviço Especial Rock Express, que utiliza a calha do BRT e é de responsabilidade dos organizadores do Rock in Rio. A compra pode ser feita no site www.transporterockexpress.com.br , e o embarque ocorre no terminal Alvorada e na estação do metrô Jardim Oceânico. O BRT não fará o transporte até o Rock in Rio. Mais de 150 mil pessoas utilizaram o Rock Express no primeiro fim de semana.

Com a interdição da Avenida Abelardo Bueno, a Avenida Salvador Allende, Avenida Ayrton Senna e Avenida das Américas dividem os 78 mil veículos/dia da via. Além disso, as obras da Transoeste na Avenida das Américas também impactam no trânsito na região.

– Precisamos de conscientização das pessoas. Não é um dia normal, quem for ao evento use o Rock Express. Não insistam na utilização de veículos individuais em direção ao Parque Olímpico. Só entram veículos credenciados, cadastrados e o serviço de ônibus está funcionando, com muito mais rapidez, agilidade e conforto. E estamos pedindo aos moradores e quem se desloca pela Barra da Tijuca e Jacarepaguá que evitem se deslocar na quinta e na sexta na parte da tarde. E quem mora por ali tente mudar, na medida do possível, a sua rotina. Não há solução sem a colaboração da população – disse Eduardo Paes.

Apenas moradores credenciados passam nos pontos de bloqueios

Nos pontos de bloqueios, apenas moradores credenciados previamente por meio das Subprefeituras da Barra e de Jacarepaguá, veículos oficiais e o BRT terão permissão para passar. Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada, os moradores devem evitar circular de carro, sempre que possível. Nos dias de evento estará proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, em diversas vias da região. Como não haverá área de estacionamento, a Prefeitura recomenda que o público utilize o transporte público.

Como vai funcionar o BRT

O BRT não fará o transporte até a Cidade do Rock.

 Fechamento das estações de BRT do entorno:

– Rio 2: 14h às 6h

– Parque Olímpico: 10h às 6h

– Morro do Outeiro: Fechada para reforma a partir de 02/09. Previsão de reabertura: 12/09

– Terminal Centro Olímpico: Fechado para o evento. Previsão de reabertura: 13/09

Serviço de táxi

A operação de táxi será realizada somente à noite, na saída do evento, a partir de 23h. O local de embarque será na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em frente à Jeunesse Arena.

Importante ressaltar que o taxista não está autorizado a operar o serviço de táxi dentro da área restrita. O acesso só será permitido para o taxista que estiver no local autorizado.

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/                   

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw                  

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura                

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil                

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp                 

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts                  

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTEM AS MAIS NOVAS, CHAMADAS DE ÔMICRON XE E A ÔMICRON XQ, BASTANTE CONTAGIOSA. ALÉM DAS TRADICIONAIS DOENÇAS/SINDROMES RESPIRATÓRIAS, ENTRE ELAS JÁ ESTÁ CIRCULANDO O VRS (VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO). E AINDA, JÁ TEM CONFIRMADO NO BRASIL, OS PRIMEIROS CASOS DA “VARÍOLA DO MACACO”.

AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!

E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.

Conhecendo o Parque Madureira, no coração do Rio de Janeiro

Por redação No coração da Zona Norte, o terceiro maior parque da cidade. Em Madureira, ...

Learn more

Related posts