Esquema operacional para o Carnaval 2022 foi divulgado pela prefeitura do Rio

Por Redação
Durante coletiva de imprensa, a Prefeitura do Rio divulgou nesta quinta-feira (14/04) o esquema operacional para o Carnaval 2022. Em virtude da pandemia de Covid-19, a festa ficou restrita aos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães, além das atrações do Terreirão do Samba. O Portal Sambrasil e o Sambrasil Turismo e Cultura acompanhou a coletiva e traz as informações relevantes para o folião aproveitar com segurança o carnaval carioca.

No Centro de Operações Rio, representantes de diversos órgãos da prefeitura detalharam a operação. No Sambódromo, serão seis dias de desfiles. Na quarta (20/04) e na quinta (21/04), serão realizados os desfiles da Série Ouro, organizados pela Liga RJ. Já na sexta (22/04) e no sábado (23/04), acontecem as apresentações das escolas do Grupo Especial, da Liga das Escolas de Samba (Liesa). No domingo (24/04), será a vez dos desfiles das crianças. A apuração acontecerá na terça-feira (26/04), na Apoteose. No sábado (30/04), as seis escolas mais bem colocadas do Grupo Especial voltam a desfilar.

Presidente da Riotur, André Duarte ressalta que a Prefeitura está trabalhando para que os desfiles ocorram dentro do planejado.
– A Prefeitura tem trabalhado para fazer o Carnaval de forma que ele transcorra da melhor maneira possível. A gente sabe que a população do Rio está aguardando há algum tempo por esse Carnaval, é uma ansiedade muito grande, e estamos atentos a essa responsabilidade – disse o presidente da Riotur.
O comprovante será exigido tanto na Marquês de Sapucaí quanto na Avenida Intendente Magalhães e no Terreirão do Samba. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (14) pelo presidente da Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur), André Duarte.

“A prefeitura do Rio teve todo cuidado em relação a esta questão da pandemia. Podem ficar tranquilos, porque tanto na Intendente Magalhães, quando no Terreirão do Samba e na Sapucaí, nós vamos exigir o certificado de vacinação para que as pessoas possa ter acesso aos eventos”, disse Duarte.

O presidente da Riotur disse que o índice de ocupação da rede hoteleira da cidade para o carnaval fora de época deverá chegar a 85%, segundo dados creditados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Rio de Janeiro (Abih-RJ). Também os turistas, de acordo com Duarte, deverão apresentar passaporte vacinal para se hospedarem nos hotéis da cidade.

A CET-Rio preparou um esquema especial de trânsito para os desfiles do Carnaval 2022 no Sambódromo e na Estradada Intendente Magalhães. A população deve ficar atenta às alterações, e a recomendação é verificar as rotas antes dos deslocamentos.

DESLOCAMENTO DE CARROS ALEGÓRICOS

Na madrugada de segunda (18/04) para terça-feira, serão iniciados os deslocamentos dos carros alegóricos de 2 agremiações (Acadêmicos do Cubando e Unidos da Ponte) localizados no Caju e na Av. Brasil com destino à Cidade do Samba.

A movimentação, a ocorrer a partir das 23h (estimativa), objetiva minimizar os impactos à Rodoviária.

CARNAVAL DE RUA
Embora os grupos maiores, que normalmente arrastam dezenas de milhares de foliões, já tenham dito à prefeitura que não vão desfilar este ano, os blocos menores, organizados por amigos ou moradores dos bairros, possivelmente vão sair às ruas.
O secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale, não deixou claro se haverá repressão das autoridades a esses pequenos blocos, mas indicou que as pessoas são livres para frequentarem a cidade.
“As pessoas não têm nenhuma proibição para estarem nas ruas, para estarem frequentando a cidade. As pessoas não estão proibidas de saírem às ruas. A vacina permitiu que a gente fizesse um desfile, que tivéssemos uma cidade o mais próximo do normal possível. A gente tem uma cidade monitorada pela ordem pública, pela Guarda Municipal, e as pessoas que estiverem nas ruas têm a total liberdade de estarem ali. Os blocos tradicionais não vão desfilar, já se comprometeram neste sentido, entenderam o pouco tempo que tínhamos para organizar, junto com eles, os desfiles nas ruas”, disse Carnevale.

Estrada Intendente Magalhães: Seis dias de desfiles na Zona Norte
A Estrada Intendente Magalhães vai receber seis dias de desfiles dos grupos de acesso do Carnaval 2022. De quarta (20/04) a sexta (22/04), será a vez das agremiações da Federação de Blocos, Grupo de Avaliação e Série Bronze. No fim de semana seguinte, desfilam na sexta (29/04) e no sábado (30/04) as escolas da Série Prata e, no domingo (01/05), dos Grupos de Acesso B e C.
Nos dias 20, 21, 22, 29, 30 deste mês e 01 de maio, a partir das 17h, a Estrada Intendente Magalhães, no Campinho, receberá os desfiles da Federação dos Blocos, do Grupo de Avaliação, das séries Bronze e Prata e dos grupos de acesso B e C, no trecho entre a Rua Domingos Lopes e a Rua Anália Franco.
PROGRAMAÇÃO – INTENDENTE MAGALHÃES
20/04 (quarta-feira): Federação de Blocos

Grupo I – Novo Horizonte, Flor da Primavera, Mocidade Unida da Mineira, Do Barriga, União da Ponte, Raízes da Tijuca, Alto da Boa Vista, Império do Gramacho, Cometas do Bispo, Do China, Acadêmicos do Vidigal.

Grupo II – Zimbabuê, Oba Oba do Recreio, Vai Barrar? Nunca!, Mocidade Unida de Mangaratiba, Renascer de Vaz Lobo, Esperança de Nova Campinas, Independente de Nova América, Amigos de Tinguá, Unidos dos Bandeirantes, Canarinhos das Laranjeiras

21/04 (quinta-feira): Grupo de Avaliação

Império de Brás de Pina, Bangay, Coroa Imperial, Alegria do Vilar, Flamanguaça, Mocidade Unida da Cidade de Deus, Camisa 10, Unidos da Barra da Tijuca, Balanço de Irajá, Unidos de Cosmos, Império da Zona Norte, Coroado de Jacarepaguá, Concentra Imperial, Unidos do Cabral, Império de Nova Iguaçu, Tubarão de Mesquita, Acadêmicos da Pedra Branca, Colibri, Gato de Bonsucesso, Flor do Jardim Primavera e União Rio Minas.

22/04 (sexta-feira): Série Bronze

Mocidade Unida do Santa Marta, Acadêmicos de Jardim Bangu, União Cruzmaltina, Império de Petrópolis, Acadêmicos do Dendê, Acadêmicos do Peixe, Império Ricardense, Vicente de Carvalho, Guerreiros Tricolores, Unidos de Manguinhos, Acadêmicos de Jacarepaguá e Arrastão de Cascadura.

29/04 (sexta-feira): Série Prata

Arame de Ricardo, Sereno de Campo Grande, Independente da Praça da Bandeira, Raça Rubro-Negra, Arranco, Independentes de Olaria, Renascer de Jacarepaguá, Império da Uva, Acadêmicos da Diversidade, Difícil é o Nome e Botafogo Samba Clube.

30/04 (sábado): Série Prata

Alegria da Zona Sul, Acadêmicos da Rocinha, Unidos da Villa Rica, Caprichosos de Pilares, União de Jacarepaguá, Leão de Nova Iguaçu, Unidos da Vila Santa Tereza, Unidos da Vila Kennedy, União de Maricá, União do Parque Curicica, Rosa de Ouro, Acadêmicos da Abolição, União do Parque Acari e Unidos do Jacarezinho.

01/05 (domingo): Grupo de acesso B

Chatuba de Mesquita, Unidos do Cabuçu, Unidos de Lucas, Vizinha Faladeira, Unidos de São Cristóvão, Imperadores Rubro-Negros, Siri de Ramos, Acadêmicos do Engenho da Rainha, Flor da Mina do Andaraí e Feitiço do Rio.

01/05 (domingo): Grupo de acesso C

União de Vaz Lobo, Boi da Ilha do Governador, União do Vilar Carioca, Mocidade do Porto, Urubu Samba, Pingo D’Água, Apoteose Carioca, Garras do Tigre de Nova Iguaçu, Mensageiros da Paz e Acadêmicos do Anil.

Para viabilizar o evento, haverá interdições conforme os dias e horários determinados, nas seguintes vias:

20, 21 e 22/04, das 16h às 05h

29/04, das 21h às 06h

30/04, das 18h às 06h

01/05, das 14h às 23h59min

• Estrada Intendente Magalhães, pista lado par, trecho entre a Rua Domingos Lopes e a Rua Pereira de Figueiredo;

• Estrada Intendente Magalhães, pista lado ímpar, trecho entre a Rua Anália Franco e a Rua Cândido Benício;

• Rua Capitão Couto Menezes, trecho entre a Rua Maria José e a Estrada Intendente Magalhães;

• Entorno da Praça dos Lavradores;

• Rua Carlos Xavier, trecho entre a Rua Maria José e Estrada Intendente Magalhães;

• Rua Conde de Linhares, trecho entre a Rua Maria José e Estrada Intendente Magalhães;

• Rua Araçuaí, trecho entre a Rua Ana Teles e Estrada Intendente Magalhães;

• Rua Cincinato da Silva, trecho entre a Rua Ana Teles e Estrada Intendente Magalhães;

• Retorno da interseção entre Estrada Intendente Magalhães (canteiro central) com a Rua Pereira de Figueiredo.

Para minimizar eventuais impactos no tráfego da região, a operação de trânsito contará com 20 pessoas, entre agentes da Prefeitura e contratadas pela Riotur, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, e ordenar os cruzamentos, além de orientar pedestres e motoristas.

Ainda com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito, técnicos da CET-Rio situados no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar o evento por meio de câmeras e, caso seja necessário, serão feitos ajustes nos sinais.

DESVIOS
• Veículos procedentes da Estrada Intendente Magalhães com destino ao Viaduto Negrão de Lima seguirão por Rua Ernani Cardoso, Rua Padre Manso e Viaduto Negrão de Lima;

• Veículos procedentes da Rua Domingos Lopes com destino ao Valqueire seguirão por Rua Maria José, Rua Andrade Araújo, Rua Maria José, Rua Pereira de Figueiredo e Estrada Intendente Magalhães;

• Veículos procedentes da Estrada Intendente Magalhães com destino ao Largo de Campinho seguirão por Rua Anália Franco, Rua Pinto Telles, Rua Cândido Benício e Largo do Campinho.

TERREIRÃO DO SAMBA
O Terreirão do Samba também está de volta. Serão cinco dias de música para os cariocas, sempre a partir das 19h. A entrada tem preço popular: R$ 20, com meia entrada a R$ 10. Na quarta (20/04), se apresentam artistas como Gabrielzinho de Irajá, Moacyr Luz e Samba do Trabalhador, Teresa Cristina, Belo, Alcione e Toninho Geraes. Na quinta (21/04), será a vez de Marquinhos Diniz, Dorina e Fundo de Quintal, entre outros. Na sexta (22/04), a programação traz Tia Surica, Diogo Nogueira e Pique Novo. No sábado (23/04), Jorge Aragão, o grupo Vou pro Sereno e a Velha Guarda do Império Serrano estão entre os destaques.
No sábado (30/04), enquanto as campeãs desfilam na Sapucaí, haverá o último dia de música no Terreirão, com a presença de artistas como Mauro Diniz, Paulinho da Viola, Lecy Brandão e Péricles.
PROGRAMAÇÃO – TERREIRÃO DO SAMBA

20/04 (quarta-feira)

19h – DJ

20h – Ginga Pura, Quintal do Pagodinho, Brasil, Elaine Machado, Gabrielzinho de Irajá, Dunga, Wanderley Monteiro, Alamir

21h40 – Moacyr Luz e Samba do Trabalhador

22h20 – Teresa Cristina

22h40 – Chico Alves

23h20 – Alcione

0h30 – DJ

1h – Belo

2h10 – DJ

2h30 – Toninho Geraes

21/04 (quinta-feira)

19h às 20h30 – DJ

20h30 às 22h30 – Almirzinho e Banda, Marquinhos Diniz, Dorina, Alex Ribeiro

23h – Fundo de Quintal

0h30 – DJ

1h – Clareou

2h30 – DJ

3h – Caju pra Baixo

4h30 – DJ

22/04 (sexta-feira)

19h – DJ

20h – Tempero Carioca, Zé Luiz do Império, Matriarcas do Samba, Tia Surica

22h10 – Banda do Terreirão

22h40 – Luiz Camilo

23h10 – Bruno Maia

23h20 – Zeca do Trombone

23h30 – Carlos Dafé

0h – Agita Samba

1h – DJ

1h30 – Diogo Nogueira

3h30 – Pique Novo

23/04 (sábado)

19h – DJ

20h – Bruno Gama, Pedrinho da Flor, Didu Nogueira, Marquinho Sathã, Velha Guarda do Império Serrano

23h30 – Delcio Luiz

0h – Jorge Aragão

2h – DJ

3h – Vou pro Sereno

30/04 (sábado)

19h – DJ

20h – Terreiro de Criolo, Mauro Diniz, Juliana Diniz, João Diniz, Amanda Amado

23h – Paulinho da Viola e Beatriz Rabelo

0h – DJ

1h – Lecy Brandão

2h30 – DJ

3h30 – Péricles

5h – DJ

Esquema especial de trânsito começa na terça-feira
O esquema especial de trânsito no Centro e em todos os seus acessos será implantado a partir de terça-feira (19/04). A operação contará com 260 operadores, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários. Serão disponibilizados 19 reboques para desobstrução de vias, 29 motocicletas e 30 veículos operacionais. Também serão utilizados 11 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, para informação dos horários dos fechamentos e condições do tráfego.

O Centro de Operações da Prefeitura irá monitorar toda a área do evento pelas câmeras, possibilitando que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. Na madrugada de segunda (18/04) para terça-feira, já serão iniciados os deslocamentos dos carros alegóricos de duas agremiações (Acadêmicos do Cubando e Unidos da Ponte) que estão no Caju e na Avenida Brasil com destino à Cidade do Samba, a partir das 23h.

O COR terá uma posição na central de monitoramento da Liesa, que permitirá a transmissão de imagens de câmeras internas – instaladas especialmente para o desfile – para a Sala de Controle da Cidade Nova, e vice-versa. A integração das câmeras do evento possibilitará ainda que outros órgãos que trabalham no COR tenham acesso às imagens e possam atuar mais rapidamente no atendimento a ocorrências.

Procon Carioca terá atendimento 24 horas
O Procon Carioca vai fiscalizar o comércio em funcionamento na Sapucaí. O atendimento virtual, em plantão 24 horas, pode ser feito pelo portal proconcarioca.prefeitura.rio, pelas redes sociais ou pelo 1746.

Mais de 4,4 mil garis atuando na limpeza
A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza com um total de 4.494 garis em todos os dias de desfiles, no Sambódromo e na Estrada Intendente Magalhães. Serão disponibilizados ainda 1.245 contêineres.
No Sambódromo, os desfiles contarão com 496 garis por dia. A limpeza do entorno do local e do Terreirão do Samba, incluindo as ruas de acesso, será feita diariamente com 138 garis e apoio de seis caminhões compactadores e três pipas d´água. Já na Intendente, a Comlurb terá 115 garis por dia. A grande novidade deste ano no desfile dos grupos de acesso é o uso de duas mini varredeiras para a limpeza da pista, usadas em anos anteriores apenas no Sambódromo.

Destinado a pessoas com deficiência, setor 13 foi reestruturado
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência fez a reestruturação do setor 13, na frisa de 600 m², para receber pessoas com deficiência. Foram entregues 2.700 convites para esses foliões e seus acompanhantes. Haverá distribuição de um aparelho para as pessoas cegas ouvirem a descrição do desfile. Para quem tem deficiência auditiva haverá intérpretes de Libras que fazem a tradução das letras dos sambas e do desfile. Vans adaptadas da Riotur farão o trajeto Central do Brasil até o Setor 13. O espaço vai oferece lounge VIP, com mini salão de beleza e lanche.

Nova pista e iluminação cênica
A Secretaria Municipal de Conservação, em parceria com a Riotur, executou uma série de ações de revitalização no Sambódromo. A pista de desfile recebeu fresagem e recapeamento, com 1.850 toneladas de massa asfáltica, e foram feitas melhorias no sistema de drenagem para captação das águas de chuva. Por meio da RioUrbe e da Rioluz, a Passarela do Samba recebeu melhorias no sistema de combate a incêndios, nas sinalizações de emergência e de rota de fuga, para permitir que a Avenida receba o Certificado de Autorização (CA) do Corpo de Bombeiros, e na iluminação da pista, que a partir deste ano será totalmente cênica. O projeto é desenvolvido por equipamentos que fazem a programação 3D e é monitorado por câmeras em tempo real. Essa instalação ficará como legado, e em torno de 80 colaboradores da Rioluz e do consórcio Smartluz irão cuidar da iluminação na Avenida.

SERVIÇO: PROGRAMAÇÃO DOS DESFILES NO SAMBÓDROMO

20/4 (Quarta-feira) – Série Ouro – Liga RJ

21/4 (Quinta-feira) – Série Ouro – Liga RJ

22/4 (Sexta-feira) – Grupo Especial – Liesa

23/4 (Sábado) – Grupo Especial – Liesa

24/4 (Domingo) – Desfile das Crianças – Aesm-Rio

26/4 (Terça-feira) – Apuração das notas do Grupo Especial

30/4 (Sábado) – Desfile das Campeãs – Liesa

SERVIÇO: DESFILES NA INTENDENTE MAGALHÃES

20/4 (Quarta-feira) – Federação de blocos

21/4 (Quinta-feira) – Grupo de Avaliação – Superliga

22/4 (Sexta-feira) – Série Bronze – Superliga

29/4 (Sexta-feira) – Série Prata – Superliga

30/4 (Sábado) – Série Prata – Superliga

1/5 (Domingo) – Grupos de Acesso B e C – Livres

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/               

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw                

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura              

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil              

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp               

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts                

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICRON XE, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!

E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.

Como serão as viagens em 2024? Bem vindo ao futuro!

Por Redação Todos nós somos curiosos para saber como serão as viagens daqui a 10 anos. ...

Learn more

Related posts