Cerimônia Ecumênica da Lavagem da Passarela e Viradouro fecham o ciclo de ensaios técnicos na Sapucaí

Por Redação e Marcelo Faria

Equipe Sambrasil: Julia Fernandes, Gilvan Lopes, Roberta Campos, David Junior, Sirlene Oliveira, Rafael Rios, Ricardo Netto, Mariana Barcellos, Jorge Bezerra, Viviane Pinheiro, Gil Bezerra, Marcelo Faria e Jack Costa

Na noite deste domingo, uma grande festa aconteceu na Marquês de Sapucaí, antes do ensaio técnico do GRES Unidos do Viradouro, último campeão do carnaval carioca em 2020.

A tradicional Lavagem da Passarela é uma grande celebração ecumênica, que acontece desde 2011, reúne as mães baianas, as velhas guardas das agremiações de escolas de samba, diversos grupos carnavalescos e religiosos, destaques e casais de mestre-sala e porta-bandeira e crianças de todas as escolas. O cortejo com a imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, com as bênçãos do Padre Antônio e com o toque dos tambores e atabaques avançou pela Avenida.

O Portal Sambrasil acompanhou de perto a cerimônia, o jornalista Marcelo Faria, reforçou com belas palavras o intuito da celebração.

“É um clamor por Paz, Amor e Harmonia, e uma prece para que tudo de bom aconteça para as agremiações que passarão pela Avenida Marquês de Sapucaí e para todo o público presente. Com as bênçãos e proteção da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora e de São José e de todos os Orixás, nos concedendo um carnaval maravilhoso e em segurança!”, declarou o jornalista.

Este ano foi ainda mais especial com show de Mart´nália e outros intérpretes das agremiações, cantando sambas históricos e músicas novas do seu disco mais recente, “Samba da Água”.

O ensaio da Viradouro serviu também como teste de som e luz da Avenida. As luzes puderam ser observadas no trecho do Sambódromo, onde ficam os setores de 6 a 9.

VEJA AQUI A MATÉRIA ESPECIAL SOBRE A ÚLTIMA LAVAGEM DA PASSARELA.

Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa, abriu a cerimônia falando sobre todo o esforço feito para realização do carnaval em 2022. Também informou que no início da próxima semana, a pista de desfile passará por nova pintura, para que tudo esteja pronto na noite de 20 de abril, quando começarão os desfiles das escolas de samba da Série Ouro (Grupo de Acesso).

O GRES Unidos do Viradouro, agremiação do município de Niterói, fechou o ciclo de ensaios técnicos, levará para Avenida em seu desfile oficial o enredo “Não Há Tristeza Que Possa Suportar Tanta Alegria”, desenvolvido pelos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, destaca o histórico carnaval de 1919, após a pandemia da Gripe Espanhola.

“O Carnaval não morreu. Vingou-se gloriosamente das restrições que o passado lhe impôs na guerra e prestou um ótimo serviço de fazer escurecer a visita macabra da ‘espanhola’.”

Extinta a dor da Primeira Guerra Mundial. Asfixiada a Gripe Espanhola. Findo o ano de 1918.

Do matinal “O Paiz”, em 03 de março de 1919.

“E o Mundo não se acabou.”  – (O carnaval de 1919 foi uma das inspirações para o compositor Assis Valente – música eternizada na voz inesquecível de Carmem Miranda).

Nossa equipe conversou com o presidente Marcelo Caliu e com Zé Paulo Sierra, intérprete oficial da vermelho e branco de Niterói.

“Vai ser a primeira vez que eu vou estar no Teste de luz e som da Sapucaí. Foi uma vantagem adquirida por nós, e vamos aproveitar da Melhor maneira possível.”, diz o presidente.

“A Vindouro é uma das candidatas ao título, não porque está com marra de campeã, mas porque trabalha muito para isso. Mas, temos muito respeito com todas as coirmãs.”, revela confiante o cantor.

VEJA AQUI NOS VÍDEOS DA TRANSMISSÃO AO VIVO LAVEGM DA PASSARELA E DO ENSAIO TÉCNICO DO GRES UNIDOS DO VIRADOURO

OBS.: INFORMAMOS QUE POR UMA FALHA DO INSTAGRAM, ALGUMAS IMAGENS DE CAPA DOS VÍDEOS FICARAM INVERTIDAS.

CONFIRA O CALENDÁRIO DOS DEFILES OFICIAS NO SAMBÓDROMO CARIOCA

SÉRIO OURO

Quarta, 20 de abril:

22:30 – Em Cima da Hora

23:15 – Cubango

00:01 – Unidos da Ponte

00:45 – Porto da Pedra

01:30 – União da Ilha

02:15 – Unidos de Bangu

03:00 – Sossego

Quinta, 21 de abril:

22:30 – Lins Imperial

23:15 – Inocentes de Belford Roxo

00:01 – Estácio de Sá

00:45 – Santa Cruz

01:30 – Unidos de Padre Miguel

02:15 – Vigário Geral

03:00 – Império da Tijuca

03:45 – Império Serrano

GRUPO ESPECIAL

Sexta, 22 de abril:

21:15 – Imperatriz Leopoldinense

22:30 – Mangueira

23:45 – Salgueiro

01:00 – São Clemente

02:15 – Viradouro

03:30 – Beija-Flor

Sábado, 23 de abril:

21:15 – Paraíso do Tuiuti

22:30 – Portela

23:45 – Mocidade Independente

01:00 – Unidos da Tijuca

02:15 – Grande Rio

03:30 – Vila Isabel

DESFILE DAS CAMPEÃS:

Sábado, 30 de abril:

21:30 – Sexta colocada do Grupo Especial

22:20 – Quinta colocada do Grupo Especial

23:25 – Quarta colocada do Grupo Especial

00:30 – Terceira colocada do Grupo Especial

01:35 – Vice-campeã do Grupo Especial

02:40 – Campeã do Grupo Especial

Nos dias 21 e 22, 29 e 30 de abril e 1º de maio, haverá desfiles das escolas de samba dos grupos de Avaliação, Bronze, Prata, B e C na Estrada Intendente Magalhães, no bairro do Campinho, zona norte do Rio.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS QUE A EQUIPE SAMBRASIL DE REPÓRTERES FOTOGRÁFICOS PRODUZIRAM.

Proibida a reprodução das imagens e vídeos sem autorização expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral. Copyright: @agenciasambrasil @portalsambrasil @sambrasilturismoecultura. Visite o álbum, curta e marque seus conhecidos.

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/              

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw               

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura             

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil             

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp             

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts               

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICRON XE, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!

E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.

Presidente da Riotur recebe turistas no Porto e no Aeroporto

Por redação O presidente da Riotur, Marcelo Alves, esteve recepcionando os turistas que ...

Learn more

Related posts