Duas agremiações do Grupo Especial realizaram seus ensaios técnicos no Sambódromo Carioca neste domingo (03)

Por Redação e Marcelo Faria

Equipe Sambrasil: Julia Fernandes, Roberta Campos, David Junior, Sirlene Oliveira, Gilvan Lopes, Rafael Rios, Ricardo Netto, Mariana Barcellos, Jorge Bezerra, Viviane Pinheiro, Gil Bezerra, Marcelo Faria e Jack Costa

No penúltimo final de semana de ensaios técnicos, duas agremiações do Grupo Especial, filiadas à LIESA, realizaram seus ensaios em preparação para os desfiles oficiais que estão agendados para o mês de abril, nos dias 22 e 23, na Sapucaí.

A equipe do @portalsambrasil e do @sambrasilturismoecultura como sempre se destacam transmitindo a informação com credibilidade e trazendo fatos marcantes que cada agremiação apresenta em seus ensaios técnicos.

O GRES Mocidade Independente de Padre Miguel foi a primeira escola a ensaiar e apresentará em seu desfile oficial o enredo “Batuque ao Caçador”, desenvolvido pelo carnavalesco Fabio Ricardo, homenageando o padroeiro da agremiação que no sincretismo religioso é São Sebastião, Oxóssi e também ao saudoso mestre André, personagem histórica do mundo do samba, além de todos os ritmistas batuqueiros.

O culto a Oxóssi foi atingido pela queda do reino. Em fugas. Em massa. Em mortes. Mas o ícone também se espalhou. Memória oral como frasco aberto. Essência do Candomblé solta no ar. Em velas ao mar que transformaram a experiência de mulheres e homens. Sobrevivente no tumbeiro. Irukerê que afasta os maus espíritos. Eco ancestral sem amarras. Desembarque. No Brasil, em Cuba, na mistura efervescente das Américas. Lamento escravo na senzala. Veias abertas.

Nossa equipe conversou com o presidente, Flávio da Silva Santos, com o diretor de carnaval, Marquinho Marino, com o mestre de bateria,    Dudu e com Carlinhos Brown, um dos compositores do samba enredo e grande instrumentista e batuqueiro.

VEJA AQUI NOS VÍDEOS DA TRANSMISSÃO AO VIVO DO ENSAIO TÉCNICO DO GRES MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL

O GRES Acadêmicos do Grande Rio fechou a noite de ensaios deste domingo com um grande e apoteótico treino. A tricolor do município de Duque de Caxias levará para a Avenida em seu desfile oficial o enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”, desenvolvido pela jovem, mas, já experiente dupla de carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad.

“Exu, a ancestralidade. Exu, desenredo proposto. Exu, a aposta mais alta. Exu, o padê arriado. Exu, passada ligeira: Exu, Laroiê, Mojubá! Falemos! Dancemos! Bebamos! Vivamos! Destranquemos os olhos! Sigamos por outros caminhos! Cantemos até o fim – que não deixa de ser um começo. Ouçamos os atabaques – atentos, plenos, fortes!”.

Exu, princípio de tudo: gira, faísca, espiral, movimento, corpo-redemoinho, Okotô!, desterro, fervura, espanto, espuma, axé da Terceira Cabaça, Igbá Ketá. Que abre, então, os caminhos: L’Onan, Legba, Eleguá, Bará, Elegbara, Mavambo – pé na porta, pedrada, com sete chaves nas mãos, o nó das encruzilhadas, tranca, carranca, Calunga Grande, porteiras, ponteiras, diásporas, às travessias na barca, correntes os olhos e as águas. Salve Aluvaiá, Salve Bombogira!

Nossa equipe conversou com o presidente de honra, Jader Soares, com os coreógrafos da Comissão de Frente, Hélio Bejani e Beth Bejani e com Leonardo Bora, um dos carnavalescos.

VEJA AQUI NOS VÍDEOS DA TRANSMISSÃO AO VIVO DO ENSAIO TÉCNICO DO GRES ACADÊMICOS DO GRANDE RIO

No próximo e último final de semana, quatro agremiações realizarão seus ensaios:

@ligarjcarnaval

09/abril          Sábado    Unidos de Bangu (C)   Porto da Pedra (B)        Unidos de Padre Miguel (C)

@liesa_rj

10/abril          Domingo       Lavagem da Passarela  Teste de Luz e Som   Unidos do Viradouro (C)

VEJA A GALERIA DE IMAGENS QUE A EQUIPE SAMBRASIL DE REPÓRTERES FOTOGRÁFICOS PRODUZIRAM.

Proibida a reprodução das imagens e vídeos sem autorização expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral. Copyright: @agenciasambrasil @portalsambrasil @sambrasilturismoecultura. Visite o álbum, curta e marque seus conhecidos.


Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/              

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw               

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura             

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil             

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp             

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts               

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICRON, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!

E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.

Samba de Roda do Recôncavo Baiano

Por Redação O Recôncavo baiano é uma região brasileira de enorme influência africana. ...

Learn more

Related posts