Paraiso do Tuiuti, Vila Isabel e Mangueira realizaram seus ensaios técnicos sob forte tempestade no Rio de Janeiro neste domingo (20)

Por Redação e Marcelo Faria

Equipe Sambrasil: Julia Fernandes, Gilvan Lopes, Rafael Rios, Mariana Barcellos, Jorge Bezerra, Viviane Pinheiro, Gil Bezerra, Jack Costa, Marcelo Faria e Sirlene Oliveira

Com a chuva torrencial, em que nenhum momento deu uma trégua, três agremiações do Grupo Especial realizaram seus ensaios técnicos em preparação para os desfiles oficiais que estão agendados para o mês de abril. Paraiso do Tuiuti, Vila Isabel e Mangueira deram um verdadeiro show e demostraram a garra de suas comunidades.

A equipe do @sambrasilturismoecultura como sempre se destaca transmitindo a informação com credibilidade e trazendo fatos marcantes que cada agremiação apresenta em seus ensaios técnicos. Desde já pedimos desculpas pela qualidade de nossas imagens e sons, primeiro devido à tempestade que caiu sobre a Sapucaí e em vários bairros e em outros municípios do Rio de Janeiro. Segundo por alguns problemas técnicos ocorridos. Como todos sabem, buscamos sempre o melhor para o nossa gigantesca audiência.

O GRES Paraíso do Tuiuti, tem o enredo Ka Ríba Tí ÿe – Que Nossos Caminhos se Abram. O Tuiuti Canta Histórias de Luta, Sabedoria e Resistência Negra, desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros. A agremiação do bairro de São Cristóvão está em festa, pois, acaba de receber um grande presente da prefeitura do Rio, a sua nova quadra.

Nossa equipe conversou com Moacyr Luz, um dos compositores do samba enredo e também com Celsinho Mody e Grazy Brazil, a dupla de intérpretes oficial. Vale ressaltar que a bela voz feminina, volta à escola, ao lado do Mody, fortalecendo o carro de som.

A escola saúda a sabedoria de Orunmilá e levará, para a Avenida, uma homenagem aos pretos, homens e mulheres que marcaram a história da humanidade porque escolheram os caminhos da determinação, da beleza, do conhecimento. Eles afirmam, em suas trajetórias, o poder da origem, os ensinamentos dos orixás e daqueles que povoaram o mundo, trazendo, em suas almas, a diáspora africana.

VEJA AQUI NOS VÍDEOS DA TRANSMISSÃO AO VIVO DO ENSAIO TÉCNICO DA PARAISO DO TUIUTI

O GRES Unidos Vila Isabel fará uma grande homenagem ao Martinho da Vila, com o enredo Canta, Canta, Minha Gente! A Vila é de Martinho, desenvolvido por Edson Pereira, carnavalesco da escola.

Edson sintetiza o enredo, citando:

“Martinho da Vila, representa a ancestralidade, que pede passagem com a vida do Rei Negro das “kizombas, andanças e festanças”, coroado pela brasileira terra negra com força e fé das Áfricas e de Angola!”

A Vila fará a coroação do Mestre Rei Martinho. Aprendam com o Griô de Gbala: é sobre a gente negra, nosso sangue, nosso carnaval, nossa ancestralidade, que hoje ele com a gente fala. O morro desce “feliz da Vila”: a vida dele vamos coroar! E vamos renascer das cinzas, tudo acabando na quarta-feira só pra recomeçar, pois nossa negra felicidade jamais vai terminar. Uma “Boa Noite”, Vila Isabel! Nossa garra na terra de bambas é celeste, infinita, e o resto a gente aprende com Martinho Mestre.

VEJA AQUI NOS VÍDEOS DA TRANSMISSÃO AO VIVO DO ENSAIO TÉCNICO DA VILA ISABEL

Fechando a noite chuvosa de ensaios técnicos, no Sambódromo do Rio, o GRES Estação Primeira de Mangueira, desceu o morro, pisou forte na Avenida, e apresentará em seu desfile oficial, o enredo Angenor, José & Laurindo, uma grande homenagem a três gigantescos baluartes da agremiação, Cartola, Jamelão e Delegado, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Viera.

“Engana-se quem pensa que os habitantes do Morro de Mangueira morrem sem ter o que deixar como herança, assim como estão enganados aqueles que pensam que, os que lá nascem, estão desprovidos de bens. Quando fizeram a partilha da herança deixada por ANGENOR, JOSÉ & LAURINDO, saibam todos que nenhum morador daquele morro ficou de fora. Eles herdaram um bem preciso e precioso. Lá, nascem ricos daquilo que o dinheiro não compra, e nós, quando privados da arte que brota a granel nos corpos da favela, ficamos mais pobres.” Trecho final da sinopse de enredo.

Nossa equipe apurou que a Verde de Rosa, tem uma ala, ou melhor, um grupo, semelhante à gloriosa Velha Guarda da Mangueira, que são tão nobres quanto! Veja aqui o que preparamos nesse adendo complementar para esta matéria.

Intitulado Grupo Essência da Mangueira, foi criado em 2016, com um intuito de prestigiar e valorizar os passistas masters. Grandes nomes como Índio da Mangueira, Celso Monteiro, Jofre Santos, Carlinho Pandeiro de Ouro e outros cinco integrantes, formam o grupo, oriundos da ala de passistas, com idade acima dos sessenta anos. Eles comandam o pelotão da Ala dos Compositores, uma forma que a diretoria encontrou para dar vez ao seguimento.

Conversamos com Cesar da Graça Moutinho (Índio da Mangueira), que comemora seus sessenta e dois anos, e recorda a história do samba emocionado, falando sobre o grupo Master de passistas.

“É muito importante deixar esse legado que trilhamos e compartilhar essa transição que saiu de uma época romântica das décadas de setenta até os dias de hoje. Vivenciar esse grande espetáculo coletivo, da forma que é produzido, é um privilégio. O samba é genuíno, iniciou sua arte na Praça Onze com a Tia Ciata. Devemos muitos aos nossos baluartes; Cartola, Pixinguinha, Heitor dos Prazeres, através desses nomes, o samba se institucionalizou. E através da nossa arte, com muito samba no pé, também deixaremos um legado para as novas gerações de passistas.”

Falamos também como mais dois integrantes desse seleto grupo, Jofre Santos e Celinho, recentemente convidados para fazer parte do time Grupo Essência da Mangueira.

“Além do prazer de fazer parte do grupo, em especial esse anos vamos celebrar esse reencontro na Sapucaí após dois anos ausentes devido à pandemia da Covid19”.

“Será um momento de grande emoção e honra, reverenciarmos os três maiores ícones do samba Cartola, Jamelão e Delegado”.

VEJA AQUI NOS VÍDEOS DA TRANSMISSÃO AO VIVO DO ENSAIO TÉCNICO DA MANGUEIRA.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS QUE A  EQUIPE SAMBRASIL DE REPÓRTERES FOTOGRÁFICOS PRODUZIRAM.

Proibida a reprodução das imagens e vídeos sem autorização expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral. Copyright: @agencaisambrasil @portalsambrasil @sambrasilturismoecultura. Visite o álbum, curta e marque seus conhecidos.

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/              

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw               

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura             

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil             

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp             

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts               

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICRON, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

Samba de Roda do Recôncavo Baiano

Por Redação O Recôncavo baiano é uma região brasileira de enorme influência africana. ...

Learn more

Related posts