O fotógrafo Carlos Formiga abre a exposição “Abstracionismo Gráfico”, com curadoria de Carlos Bertão e design expográfico de Alê Teixeira

Por Redação

Fotos abstratas marcadas por grafismo abrem a temporada 2022 no Centro Cultural Correios RJ

A exposição  ‘Abstracionismo Gráfico’, do fotógrafo Carlos Formiga, abre no dia 20 de janeiro de 2022, no Centro Cultural Correios RJ, sob a curadoria de Carlos Bertão, design expográfico/ iluminação a cargo de Alê Teixeira, e realização da EntreArte Consultoria, com fotos abstratas marcadas por grafismo, onde Formiga procura o detalhe em um todo, utilizando, com propriedade, o elemento da linguagem visual.

Capta as imagens sem um planejamento, em busca do inusitado – um aspecto que lhe chame a atenção. E é esse detalhe que ele fotografa. Em ‘Abstracionismo Gráfico’,  são apresentadas fotos abstratas na sua maioria contemporâneas,  que refletem a técnica e a sensibilidade que são marcas de seu trabalho.

Sobre Carlos Formiga

Engenheiro e fotógrafo, o carioca Carlos Formiga fotografa desde os anos 80, tendo, a partir de 2010, passado a se dedicar integralmente à arte, estudando com o consagrado fotógrafo Walter Firmo, de quem se tornou pupilo.  Participou também  da Oficina de Arte Contemporânea na Escola de Artes Visuais – EAV – do Parque Lage, sob a orientação de David Cury.

EXPOSIÇÕES/EVENTOS

2016

➢ Exposição Coletiva da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, curadoria de Lisette Lagnado, Rio de Janeiro.

2018

➢ “TOPOGRAFIAS”, exposição no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Rio de Janeiro (09/05 a 10/06), seleção por Edital Público, curadoria de Marco Antonio Portela.

➢ ARTIGO Rio – Feira de Arte Contemporânea, curadoria de Greice Rosa e Marco Antonio Portela

2019

➢ “Mostra Livre de Fotografia 6”, em A Casa – Foto Arte, Rio de Janeiro. júri: Ana Paula Albé (SP) e Luiz Baltar (RJ), curadoria de Greice Rosa

2020

➢ “SÓS” , ensaio publicado na 3ª edição da revista A CASA EM REVISTA.

➢ Exposição coletiva em EntreArte Consultoria, Rio de Janeiro, curadoria de Carlos Bertão e design expográfico de Alê Teixeira.

2021

➢ Exposição coletiva em Casa Carambola, Rio de Janeiro, curadoria de Carlos Bertão e design expográfico de Alê Teixeira.

➢ “PEQUENOS FORMATOS” – FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA”, exposição coletiva no Espaço Cultural Correios, Niterói, Rio de Janeiro (19/06 a 31/07), curadoria de Greice Rosa e Marco Antonio Portela.

Sobre Carlos Bertão (curador)

Carioca, advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado na Universidade de Nova Iorque (NYU), trabalhou em escritórios de advocacia no Rio de Janeiro, São Paulo e Nova Iorque.

Em 1980, foi contratado pelo Banco Mundial, em Washington, onde trabalhou por quase vinte anos.

Colecionador de obras de arte há mais de 40 anos, ao se aposentar do Banco Mundial retornou ao Brasil e passou a se dedicar à produção e curadoria de exposições.

Foi curador, entre outras, de exposições no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, em São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul – MARCO.

Hoje divide seu tempo entre o Rio de Janeiro e Bonito, MS, tendo concebido e executado o projeto IMERSÕES MS, que envolveu um trabalho de residência do renomado artista plástico Carlos Vergara na região da Serra da Bodoquena, também com a previsão de  uma exposição no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul – MARCO e a preparação e execução de um livro e de um vídeo do trabalho desenvolvido durante a residência.

Foi, também, Curador da exposição CONSCIÊNCIA, do artista peruano Ivan Ciro Palomino, produzida pela ONU, e realizada no Centro Cultural Correios RJ, no período de 25/09/19 a 19/01/20, que foi visitada por 143.524 pessoas.

Em todas as exposições que curou, nas quais apresentou obras de mais de 40 artistas, Carlos Bertão contou com a participação de Alê Teixeira, que foi responsável pelo design e pela iluminação delas.

Serviço

Exposição: “Abstracionismo Gráfico”

Artista: Carlos Formiga @carloscformiga

Curador: Carlos Bertão @cbertao

Design Expográfico/Iluminação: Alê Teixeira @aleartale

Realização: EntreArte Consultoria @entrearteconsultoria

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares

Local: Centro Cultural Correios RJ

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ

Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h

Abertura: 20 de janeiro de 2022

Visitação: 21 de janeiro a 19 de março de 2022

Censura livre

Gratuito

Acessibilidade

Uso de máscaras e comprovante de vacinação são obrigatórios, conforme determinação dos órgãos competentes.

Apoio: Centro Cultural Correios RJ/ Ministério das Comunicações/ Estúdio Lupa

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/            

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw             

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura           

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil           

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp           

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts             

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICRON, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

Uma Aventura de Natal emociona o público e ainda teve Samba na neve no Boulevard Olímpico

Por Marcelo Faria Fotos por Marcelo Faria, Julia Fernandes, Caio Martins e Fabiana ...

Learn more

Related posts