Secretaria de Estado de Turismo e TurisRio lançam Guia Turismo Rural RJ

Por Redação

Vale do Café e Costa Doce são as primeiras regiões turísticas contempladas

A Secretaria de Estado de Turismo e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro lançaram, nesta segunda-feira (20), os Guias de Turismo Rural RJ do Vale do Café e da Costa Doce.  O trabalho é uma parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e cultural nas áreas rurais, por meio de atividades turísticas.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, acredita que essa é uma grande oportunidade de promover esse segmento, que é muito rico em nosso Estado.

– O Rio de Janeiro possui muitos atrativos para quem gosta de turismo rural e estamos trabalhando para fomentar cada vez mais esse segmento. Queremos colocar o Estado em posição de destaque como destino rural, principalmente neste momento de retomada, onde os turistas estão em busca do contato com a natureza.

O secretário da SEAAPA, Marcelo Queiroz, ressaltou o trabalho de toda a equipe que realizou, desde o mapeamento, até a criação do guia.

– Agradeço pela SEAPPA ter sido convidada a participar deste projeto. O trabalho em conjunto, realizado pelos órgãos estaduais, está com um resultado incrível.

Os guias apresentam cada um dos municípios das regiões, destacando as características específicas do segmento. Além disso, um QR Code com localização do local no mapa, informações sobre agendamento prévio de visitas, selo de Pet Friendly e links de redes sociais e sites estão disponíveis em cada indicação de passeio.

O Guia da Costa Doce apresenta, entre outras atrações, alambiques, cachoeiras, fazendas e a tradicional cavalgada dos amigos, uma manifestação cultural em forma de passeio a cavalo. Já o Guia do Vale do Café, destaca as tradicionais fazendas de café, a gastronomia e as rotas etílicas, com cervejas artesanais, gin, cachaças e outras bebidas.

Além dos dois lançamentos, já foram inventariadas as regiões turísticas de Águas do Noroeste, Costa Verde, Agulhas Negras, Serra Verde Imperial e Caminhos Coloniais, que terão seus guias lançados em breve. As próximas a serem mapeadas são as regiões da Costa do Sol, Baixada Verde e Caminhos da Serra, em janeiro, e Caminhos da Mata e Metropolitana em fevereiro.

Também serão realizadas capacitações para os agentes de viagens, operadores, e também guias de turismo e press trips com jornalistas e influenciadores digitais para promoção dos atrativos catalogados no interior.

O coordenador do programa Turismo Rural RJ, Pablo Kling, salienta que o guia é apenas o primeiro passo para uma real valorização do turismo no interior.

– Se não fizermos também a capacitação do trade e a promoção dos atrativos, o guia não terá todo seu potencial utilizado.  Esse mapeamento é a pedra fundamental e vamos continuar com essa política pública de fomento a este segmento turístico que ganhou ainda mais importância no processo de retomada das atividades turísticas – finalizou.

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/           

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw           

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura          

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil          

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp          

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts            

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICRON, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

KLM surpreende passageiros com Ceia de Natal

Por redação O Natal é sobre compartilhar momentos, mas há alguns que podem parecer ...

Learn more

Related posts