Exposição “Um Rio de Patrimônios: Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro”, no Centro Cultural Correios RJ

Por Redação

O Ministério do Turismo, a Secretaria Especial da Cultura e a Fundação Nacional de Artes – Funarte trazem ao Rio de Janeiro a exposição “Um Rio de Patrimônios: Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro”. A mostra será aberta no dia 16 de dezembro, quinta-feira, às 17h:30h, no Centro Cultural Correios RJ. A mostra nasceu como desdobramento do projeto de pesquisa Atlas do Patrimônio Urbano da Área Central do Rio de Janeiro, desenvolvido pelos curadores no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.

A exposição leva os Patrimônios do Rio para a sociedade, através do fomento do Edital Prêmio FUNARTE Artes Visuais 2020 – 2021 – O Diálogo Entre O Patrimônio Histórico Da Cidade Do Rio De Janeiro e O Brasileiro Presente Nas Artes Visuais, Na Arquitetura e Nos Espaços Urbanos.

Como um documento da história urbana, as permanências e transformações da Área Central da cidade do Rio de Janeiro são reveladas, nesta exposição, a partir de uma perspectiva urbanística do processo de preservação do seu patrimônio cultural.

Com curadoria de Andréa da Rosa Sampaio e Guilherme Meirelles Mesquita de Mattos, a mostra fica em cartaz no Centro Cultural Correios RJ até 02 de fevereiro com entrada franca. De acordo com a curadoria, a exposição “UM RIO DE PATRIMÔNIOS” ressalta a multiplicidade do significativo acervo de exemplares dos patrimônios arquitetônico, urbanístico, paisagístico e bens integrados às artes visuais concentrado na atual Área Central do Rio de Janeiro, que corresponde ao núcleo urbanizado até meados do século XIX da cidade colonial, e reconhecido como centro histórico da cidade” ressalta.

UM RIO DE PATRIMÔNIOS apresenta-se como um convite ao público para conhecer e desvendar as camadas históricas da conservação do patrimônio cultural carioca, a partir de percursos temáticos e cronologias.  São visões que expõem a vulnerabilidade, a resiliência e a potência do patrimônio cultural em meio à dinâmica de centro metropolitano.

O percurso é ilustrativo, também, da evolução tecnológica da cartografia aplicada a planos e ao mapeamento da cidade. Fotografias e cartografias antigas e atuais, em variados suportes e escalas, contribuem para dinamizar a leitura e potencializar a compreensão do conteúdo, culminando com a apresentação do projeto Atlas do Patrimônio Urbano da Área Central do Rio de Janeiro, ao final da exposição.  Ao longo da exposição, desvenda-se a trajetória de embates entre a preservação do patrimônio cultural e a renovação urbana, que configurou a atual ambiência da área central da cidade. Os módulos da exposição buscam ampliar a compreensão das camadas temporais de projetos para a cidade e seus efeitos sobre a forma urbana. Percorre-se a história urbana do local, destacando casos emblemáticos destes embates, expondo edifícios de valor histórico e simbólico que foram demolidos, bem como aqueles que seriam perdidos, se não tivessem sido preservados como patrimônio cultural.

A exposição estrutura-se em três módulos expositivos:

1) Permanências: construindo a Cidade e seus Patrimônios

2) Percursos:  um passeio pelo Patrimônio Cultural Carioca

3) Transformações: desvendando as camadas históricas da Preservaçã

Como alerta quanto à importância da preservação do patrimônio para a memória coletiva e identidade da sociedade em relação aos espaços urbanos, a exposição propõe apresentar o patrimônio cultural como tema a ser inserido no cotidiano, como assunto não exclusivo dos técnicos especializados.

A exposição é uma realização da FUNARTE, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura e Produção de Luz em Formas. O projeto foi contemplado pelo Edital Prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021.

Serviço:

Exposição: “Um Rio de Patrimônios: Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro”.

Abertura: 16 de dezembro às 17h:30h

Curadoria: Andréa da Rosa Sampaio e Guilherme Meirelles Mesquita de Mattos

Visitação: De 16 de dezembro de 2021 a 02 de fevereiro de 2022

Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)

Horário: Terça a sábado, das 12h às 19h

Entrada Franca

Classificação: Livre

Produção: Luz em Formas

Patrocínio: Funarte – Site da Funarte: www.gov.br/funarte

Curadoria:

Andréa da Rosa Sampaio:

Arquiteta e Urbanista, Mestre e Doutora em Urbanismo, Professora da Graduação e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF – Universidade Federal Fluminense, Niterói – RJ, onde é pesquisadora com apoio do CNPq e FAPERJ. Experiência profissional e produção acadêmica com ênfase em patrimônio cultural, normativas urbanísticas e reabilitação urbana.

Guilherme Meirelles Mesquita de Mattos:

Arquiteto e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Doutor em Urbanismo, Pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF – Universidade Federal Fluminense, Niterói – RJ, com bolsa PNPD/CAPES. Experiência profissional e produção acadêmica com ênfase em história urbana, cartografia e patrimônio cultural.

Assessoria de imprensa

Aline Borba

(21) 99290 – 2986 

E-mail: assessoriadeimprensamkt@gmail.com

Informações Complementares:

Como chegar:

Metrô: (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega);

Ônibus: (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária);

Barcas: (Terminal Praça XV);

VLT: (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV);

Trem: (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).

Informações: (21) 2253-1580

E-mail: centroculturalrj@correios.com.br

A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não aglomeração.

No local é obrigatório o uso de máscaras.

Realização

                            Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/           

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw           

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura          

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil          

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp          

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts            

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICRON, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

ABIH Nacional participa de audiência pública em Brasília para fomentar o turismo brasileiro

Por Redação Uma comissão de empresários da hotelaria nacional, membros da Diretoria ...

Learn more

Related posts