Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro participa do 1º Fórum de Turismo de Magé

Por Redação

Evento, que teve como tema o turismo sustentável, contou com palestras, debates e apresentações culturais

O turismo sustentável foi o tema do 1º Fórum de Turismo de Magé que aconteceu nesta terça-feira, 7/12. O objetivo do evento foi estreitar laços com o trade turístico e fortalecer o potencial turístico do município. Representantes da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) participaram do encontro que reuniu ainda especialistas de diferentes áreas do setor para debates.

Realizado pela primeira vez na Cidade, o Fórum contou com palestras e painéis que abordaram assuntos direcionados ao turismo em Magé, apresentações culturais e exposições de artesãos locais. Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo, participou do evento, onde falou sobre os resultados alcançados pela campanha “O Rio Continua Lindo. E perto!” e demais ações e projetos que estão sendo desenvolvidos pela Setur-RJ para o fortalecimento do turismo do Estado.

– O Fórum de Turismo de Magé nos dá a certeza de que os dirigentes do setor acreditam no potencial do turismo como gerador de emprego e renda. Magé tem um turismo cultural, ecológico e histórico extremamente forte e pode atrair um grande fluxo de turistas, trabalhando firme e de forma organizada. Parabéns pelo empenho e pela vontade de desenvolver o turismo do destino.

O secretário estadual de Turismo destacou, em sua apresentação, a importância da retomada do hub internacional do RIOgaleão, afirmando que é uma ação fundamental, porque além de aumentar a conectividade do Rio de Janeiro com o Brasil e com o mundo, o terminal, funcionando com a carga total, gera empregos e renda não só para os moradores da Capital como também da Baixada Verde. Gustavo Tutuca falou também sobre o Programa Turismo Presente, uma parceria da Setur-RJ com a Secretaria de Estado de Cidades (Secid-RJ), que prevê investimentos em infraestrutura turística com o objetivo preparar os municípios para receber os visitantes. Durante o Fórum, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica do Programa de Artesanato Estadual, gerenciado pela Setur-RJ, com a secretaria de Assistência Social de Magé.

Entre as palestras que fizeram parte da programação, destaque para a “A regionalização turística e seus benefícios”, com Valéria Lima (Setur-RJ) e Miriam Rodrigues (Baixada Verde); “O Turismo e a Sustentabilidade”, com Olivar Bendelak (ICMBIO) e Arthur Nóbrega (SMMA); “Roteiros de Fé: a religiosidade como instrumento para o turismo”, com Beatriz Leal, Pai Paulo de Ogum e Padre Montezano; e “O que é inventário turístico e a sua importância para o município”, com Isabela Fogaça (UFRRJ).

Atrativos de Magé

Magé, município localizado na região turística Baixada Verde, tem igrejas centenárias, cachoeiras e trilhas em áreas de Mata Atlântica. As áreas de mangue são, em boa parte, registradas como Áreas de Proteção Ambiental e fazem parte de projetos de preservação ambiental, por conta de importância como berço da vida marinha.

A primeira estação ferroviária do Brasil e da América Latina, construída em 1854, também fica em Magé. A obra foi idealizada pelo Barão de Mauá, e sua inauguração contou com a presença do Imperador D. Pedro II. Hoje, a Estação Guia do Pacobaíba é tombada como Monumento Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/           

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw           

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura          

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil          

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp          

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts            

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICROM, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.

ABIH NACIONAL comemora 80 ANOS

Por Redação A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional é a ...

Learn more

Related posts