Dia da Consciência Negra ganha grande evento no Bandolim Cult Bar, na Escadaria Selarón

Por Redação

Nova casa de cultura no Rio de Janeiro traz show de Gil Flores e desfile de jovens modelos negros

No próximo sábado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Bandolim Cult Bar, nova casa de cultura do Rio de Janeiro, realiza um grande evento a partir das 16 horas em conjunto com a BadaAUÊ Collab. Haverá moda, através dos desfiles das marcas presentes na Casa Afrodai; gastronomia, por meio da culinária vegana presente no espaço; e arte, por diferentes intervenções e performances artísticas. Uma delas é o show da cantora Gil Flores, com o melhor da música preta.

O evento acontece ao lado da Escadaria Selarón, terceiro ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, no Bandolim Restaurante Cult Bar, o qual une culinária especializada, casa de cultura e bar, sempre com exposições rotativas de artistas variados e apresentações musicais. Tudo isso em um casarão histórico onde foi a Pensão Pick, nos números 97 e 97A da Rua Joaquim Silva, na Lapa. Ali viveu um grande mestre da música brasileira, Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim (1918-1969), e sua mãe, Raquel Pick. Foi nessa casa que o gênio do Choro aprendeu a tocar o instrumento que o consagrou e nomeia a casa. Além disso, a fachada do casarão é cheia de detalhes em art nouveau e tombada pelo Estado.

Pretas Ruas

Antes, pela manhã, das 9h até às 14h, o Bandolim realiza um outro evento independente, fechado, junto com a ONG Pretas Ruas, somente para mulheres negras atendidas pela organização. Elas vão contar com a apresentação de um sarau e receberão gratuitamente pratos do restaurante feitos pela cozinheira Angélica Maria. Em seguida, vão ganhar exemplares do livro “Cem Ruínas na Esquina da Poesia” de presente. 

A ONG Pretas Ruas foi fundada por Pamella Lessa e Pamella Oliveira com a missão de promover o desenvolvimento e fortalecimento de iniciativas voltadas para mulheres negras em situação de rua e de abrigos, contribuindo para a redução da desigualdade social e de gênero, além de darem suporte às famílias previamente inscritas.

Samba e amor

Além disso, na sexta-feira, dia 19 de novembro, a partir das 19 horas, o Bandolim recebe a roda de samba Sambar&Love, começando as comemorações do fim de semana da consciência negra.

Por fim, no sábado, o Bandolim abre normalmente para todos os públicos com ênfase no público negro e admiradores da cultura afro a partir das 14 horas. Logo em seguida começam as apresentações musicais, desfiles e exposições. Tudo seguindo as normas determinadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, sob as orientações de prevenção ao Covid-19 estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Serviço:

Dia da Consciência Negra no Bandolim Cult Bar
Dia: Sábado, 20 de novembro de 2021
Horário: 16h
Local: Bandolim Restaurante Cult Bar, Rua Joaquim Silva, 97, Lapa, ao lado da Escadaria Selarón

Informações: instagram.com/bandolimrio – Whatsapp: (21) 979161879

Entrada Franca

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo. E que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/          

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw          

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura         

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil         

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp         

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts           

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.


Feriados vão movimentar R$ 21 Bilhões no Turismo

Por Redação Uma projeção do Ministério do Turismo revela que as viagens nos fins de ...

Learn more

Related posts