Respeitável público! Chegou a Grande EnCIRCOpédia Virtual

Por Redação

Ação do Bossa Criativa, iniciativa coloca no ar, a partir do dia 29, de outubro, vídeos em forma de verbetes com depoimentos, histórias e números artísticos de mais de 80 circos de diversos pontos do Brasil. Projeto é uma parceria da Funarte com a UFRJ.

Nesta sexta-feira, 29 de outubro, às 18h, começam a entrar no ar os primeiros vídeos verbetes da Grande EnCIRCOpédia Virtual do Bossa Criativa. Inspirada no livro homônimo da pesquisadora circense e autora Sula Mavrudis – que também faz a curadoria do projeto –, a iniciativa vai reunir histórias de vida e especificidades da vida no circo de famílias que há muitas gerações se dedicam ao exercício da arte do picadeiro, ramo particularmente atingido pelas limitações impostas pela pandemia. Em cada um dos 87 vídeos previstos, registros de famílias inteiras, nômades que fazem do circo sua arte, seu ofício, sua casa, carregando mundo afora suas empresas e moradias, preservando e perpetuando toda uma cultura e um singular modo de vida. Produzidos em grande parte pelos próprios artistas, e por vezes com limitações técnicas que refletem a precariedade em que atuam, os vídeos estarão disponíveis no site www.bossacriativa.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O projeto faz parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, por meio de sua Escola de Música.

Organizados na forma de verbetes, os vídeos trazem registros das peculiaridades da vida dos artistas circenses, de sua rotina nômade, das inúmeras modalidades artísticas do picadeiro, das aventuras, desventuras e sonhos. E retratam, também, a insegurança e os desafios que esses profissionais enfrentam, da dificuldade de execução de seus números no picadeiro aos obstáculos burocráticos, preconceitos e indiferença que têm de vencer a cada nova cidade em que chegam. Desafios Percalços que envolvem, por exemplo, a falta de locais adequados para a montagem de suas lonas e a falta de normas e legislação próprias para que possam realizar suas temporadas artísticas nas diferentes localidades.

Os registros contemplam a grande diversidade de números artísticos compreendidos pelo circo e desvendam um pouco do “outro mundo” que existe atrás da cortina que separa o picadeiro das moradias circenses, dos trailers e das carretas. Modos, estilos e costumes próprios de grupos que, sob as lonas, transmitem seus saberes por tradição oral, de pai para filho, na prática do dia a dia. Técnica, habilidade, virtuosidade, beleza, magia e mistério, em histórias que são compartilhadas por gente de várias gerações de famílias circenses em funções tão complexas quanto variadas: palhaços, trapezistas, malabaristas, icaristas, dançarinas, bailarinas, acrobatas aéreos e de solo, equilibristas, mágicos, domadores, hipnotizadores, comedores de fogo, engolidores de espadas, secretários de frente, locutores, capatazes, eletricistas, técnicos de luz, de som, montadores, motoristas, carregadores, vendedores da maçãs do amor, propagandistas e – creia – muito mais.

O Bossa Criativa

Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente foi lançado em 2020 e reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa – entre as quais, o circo. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo, com destaque para locais considerados patrimônios culturais da humanidade. A programação é composta ainda de festivais, séries, shows curtos, performances, palestras e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um editais para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público, para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Arte de Toda Gente. Mais informações no site da iniciativa.

Serviço

Lançamento da Grande EnCIRCOpédia Virtual do Bossa Criativa

Quando: Primeiros vídeos em 29 de agosto de 2021, às 18h, no site do projeto www.bossacriativa.art.br  e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube

Os vídeos, assim como toda a programação gravada do festival e do Bossa Criativa permanecerão disponíveis durante toda a duração do projeto.

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br

Informações sobre editais e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br

Assessoria de Comunicação da Funarte: ascomfunarte@funarte.gov.br

*Montagem de Raffaella Bompiani sobre fotos de divulgação dos acervos dos circos

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo. E que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/         

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw        

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura        

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil        

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp        

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts          

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

LIESA DIVULGA O CALENDÁRIO DE ENSAIOS TÉCNICOS PARA O CARNAVAL 2017

Por Marcelo Faria Foto por Mariana Barcelos A Liga Independente das Escolas de Samba do ...

Learn more

Related posts