Exposição ‘Enredados’ traduz o envolvimento das pessoas com redes sociais e a diversidade de relações nas obras de Duda Oliveira

Por Redação

A artista plástica  apresenta 12 peças ‘enredadas entre si’ no Centro Cultural Correios RJ

Atualmente vivemos em redes sociais, virtuais, de relacionamento, entretenimento, às vezes sem identidade, ligados uns aos outros o tempo todo.  Atenta a essa realidade, a artista plástica Duda Oliveira criou as peças da exposição “Enredados” com metal naval e sucata, com materiais orgânicos, para mostrar que por trás dessas redes há seres humanos, vida, emoções e uma diversidade de pontos de vista. “Enredados” traz 6 esculturas e 6 pinturas, com 2 metros, com uma presença forte da influência do mar, que conversam entre si e o observador, como um pescador que joga sua rede. No Centro Cultural Correios RJ, com curadoria de Carlos Leal, até o dia 04 de dezembro de 2021.

“A escultura e pintura são a minha fuga, um momento em que fico ligada somente em mim. Mas ainda assim, eu consigo materializar a pesca. A minha principal obra é um pescador jogando a sua rede. A vida sempre me levou para esse lado, em todos seus extremos”, diz Duda.

Em um processo experimental, Duda Oliveira mergulha tecido de lona crua na Baía de Guanabara, repleta de derivados de petróleo e dejetos de óleos, cujo aquecimento e alimento orgânico, estimularam  a proliferação de fungos, resultando em um esfumaçado plástico natural, comum em suas pinturas. Nas esculturas, a artista reinventa o metal naval, cimento, vergalhões e a madeira inutilizada, em boa parte das obras. Partindo destes experimentos, Duda convida o público a refletir sobre a potência existencial de vida, transformação e esperança no caos.

“Meus quadros possuem sempre marcas da ação do tempo, desgastes, arranhões… Minha       linguagem na pintura está ligada à maneira que o tempo faz seu registro em tudo o que é vivo e   resistente. As cores sempre vibram, como se pulsassem vida e quisessem transpor tempo e espaço,   em um constante paradoxo de vida e morte, existir e possuir, buscas do eu existencial”, explica a   artista.

Sobre a artista

Artista plástica contemporânea, niteroiense, Duda Oliveira estudou arte experimental na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e História da Arte e da Arquitetura do Brasil, na PUC RJ. Desde 2018, vem participando de diversas exposições, com destaque para as Feiras Internacionais da Alemanha, Luxemburgo, em Salas Culturais em Portugal, nos Museus MASP, MAC Niterói e outros importantes espaços culturais do Brasil e do exterior.

A visão literária e poética da pesca levou a escultora  a se aventurar no mundo da Arte e do Direito Ambiental. Filha de um pai pregoeiro de pesca e de mãe bordadeira,  Duda Oliveira exerce o direito ambiental e sua produção artística sofre a influência de pensadores tradicionais e contemporâneos, pelas obras de Jorge Amado, e a arte da pesca na Baía de Guanabara. A proximidade da escultora com o universo da pesca trouxe um forte senso de crítica social e propósitos de defesa dos valores constituídos por esse grupo.

Há 20 anos ingressou na militância do Direito Ambiental, especializando-se em Sociologia Política, para empreender de forma participativa. Com a luta e o árduo trabalho  na carreira de advogada, veio a necessidade de uma terapia alternativa. Foi assim que a arte entrou em sua vida.

Sobre a curadoria

Carlos Leal, editor de livros de arte, colecionador de fotografias e curador. Em 2002, fundou a Barléu Edições, voltada exclusivamente para a fotografia e para a arte contemporânea, onde editou cerca de 100 livros de arte, dentre eles Coleção Alberto Chateaubriand e Coleção MAM Internacional. Editou mais de 800 autores de literatura e interesse geral, dentre eles, Antonio Callado, Darcy Ribeiro, Mario Vargas Llosa e Wilson Martins. Depois de quase 10 anos morando entre Europa e Nova York, onde estudou na NYU, volta ao Rio, em 1991, e, em 1993, assume a direção da Editora Francisco Alves, tornando-se seu principal acionista. Começou sua carreira na Livraria Francisco Alves editora, em 1975, como assistente editorial. Foi editor da casa entre 1978 e 1981.

Serviço

Artista: Duda Oliveira

Curadoria: Carlos Leal 

Abertura: 21/10 às 17h

Período: 21/10 a 04/12/2021

Dias e horários: Terça a sábados, das 12h às 19h

Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro 

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro 

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares

Gratuito

Censura Livre

Acessibilidade

Site: https://dudaoliveira.com/ 

Instagram: @dudaoliveiraartista

Galeria Online: https://dudaoliveira.crio.gallery

Realização: CRIO.ART

Apoio: Ventania Cultural, Centro Cultural Correios, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Governo Federal. 

Assessoria de Imprensa:

Paula Ramagem

(21) 99506-7999

Fotos Marcelo Wance @marcelo_wance

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo. E que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/         

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw        

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura        

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil        

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp        

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts          

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

10 mercados municipais pelo Brasil que valem uma visita

Por redação Esses mercados municipais pelo Brasil carregam riqueza gastronômica, ...

Learn more

Related posts