Dona Jandira canta no Festival Arte de Toda Gente

Por Redação

Acompanhada pelo pianista e compositor Túlio Mourão, cantora interpreta clássicos da música popular neste sábado, dia 28, às 18h, em show disponível no site www.bossacriativa.art.br  e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Programa é parceria da Funarte com a UFRJ.

Estreia no próximo sábado, dia 28 de agosto, às 18h, o show de Dona Jandira no Festival Arte de Toda Gente. Acompanhada pelo pianista Túlio Mourão, a cantora de 84 anos desfila canções do repertório de seu CD “Afinidades” – entre as quais pérolas coletadas nas telas de cinema, nos palcos, nos bailes, nas rádios, como “Perfídia” (Alberto Domingues Milton Leeds), “Emoções” (Roberto e Erasmo Carlos) e “Sorrir” (Smile – Charles Chaplin). Gravada em vídeo, a apresentação fazem parte do conjunto de atividades do Bossa Criativa na programação do festival Arte e estará disponível no site www.bossacriativa.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Carreira iniciada aos 66 anos

Nascida em Alagoas, Dona Jandira viveu em Maceió e Recife antes de chegar às montanhas de Minas Gerais, onde iniciaria sua carreira como cantora. Embora tenha feito seus primeiros estudos musicais, quando criança, foram com a mãe, professora de piano e acordeom, ela não seguiu em frente por falta de incentivo e pelo preconceito da família em relação à profissão.

Aos 66 anos, no entanto, Jandira iniciou uma carreira profissional na música e, desde então, realizou mais de trezentos shows, em Minas e em outros estados brasileiros. Ela gravou seu primeiro CD em 2008, e em 2012, lançou o DVD “Dona Jandira ao Vivo”, com as ilustres participações de Luiz Melodia, Paulinho Pedra Azul e Marco Lobo. Em 2017, gravou o CD “Afinidades”, em dupla com o renomado pianista, compositor e arranjador Tulio Mourão. A partir daí (até as restrições da pandemia), tem feito turnês por todo o Brasil, incluindo shows em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e em muitas outras cidades do interior do pais.

O pianista

Mineiro de Divinópolis, o compositor, pianista e arranjador Túlio Mourão é protagonista de uma rica história dentro da Música Brasileira. Integrou a banda Mutantes na fase do rock progressivo e, mais tarde, acompanhou artistas como Milton Nascimento (de quem é parceiro), Maria Bethânia, Chico Buarque, Ney Matogrosso e Fagner, entre outros. É também parceiro em canções com Adélia Prado, Fernando Brant, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Abel Silva, Sérgio Dias, Tavinho Moura, Murilo Antunes e Nelson Motta, que foram gravadas por nomes como Maria Bethânia, Nara Leão, Ney Matogrosso, Zimbo Trio e Eugênia Melo e Castro.

O Bossa Criativa

Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. A programação é composta de shows curtos, performances e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público, para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Arte de Toda Gente. Mais informações no site da iniciativa.

O festival

Iniciado em 21 de julho, o Festival Arte de Toda Gente reúne mais de 100 professores e mais de 400 artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Em um só grande evento, pela primeira vez, estão sendo oferecidas atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que compõem o programa Arte de Toda gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Serviço:

Apresentação de Dona Jandira e Túlio Mourão

Quando: estreia em 28 de agosto de 2021, às 18h, no site do projeto www.bossacriativa.art.br e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube

A apresentação, assim como toda a programação gravada do festival e do Bossa Criativa permanecerão disponíveis durante toda a duração do projeto.

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br

Informações sobre editais e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo. E que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/       

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw      

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura      

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil      

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp      

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts        

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

Rio Gastronomia deixou o Rio ainda mais receptivo e saboroso

Por Redação O Portal Sambrasil Turismo e Cultura – www.sambrasil.net/turismoecultura ...

Learn more

Related posts