Um Novo Olhar promove Curso de Gestão e Produção Cultural Acessível

Por Redação

Composto por seis aulas online, curso será restrito a alunos inscritos gratuitamente no site www.umnovoolhar.art.br  e faz parte da programação do Festival Arte de Toda Gente, parceria entre Funarte e UFRJ.

Já estão abertas as inscrições para o Curso de Gestão e Produção Cultural Acessível. Promovido pelo projeto Um Novo Olhar, como parte da programação do Festival Arte de Toda Gente, abordará a acessibilidade cultural para pessoas com deficiência, com foco na gestão e produção cultural acessível para projetos e ambientes culturais e tem como público-alvo produtores e gestores culturais. O projeto Um Novo Olhar é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de usa Escola de Música.

Composto de seis aulas online, com duas horas de duração cada uma, o curso se inicia no dia 2 de setembro, às 10h, e será realizado ao vivo por meio da plataforma Zoom, tendo como professoras Patrícia Dorneles, Isadora Machado, Renata Silencio, Desirée Nobre e Tatiana Castro. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia, sujeita a confirmação. Estão disponíveis 50 vagas e, ao final, será emitido um certificado para os alunos que estiverem presentes a, no mínimo, quatro aulas.

As aulas

Ao longo do curso, serão abordados temas como um breve histórico do direito cultural das pessoas com deficiência, os aspectos gerais das deficiências, a contribuição da tecnologia assistiva, gestão, elaboração, produção e difusão de produtos, projetos e ambientes culturais acessíveis. Confira as datas, horários e os temas das aulas:

Data das aulas:

2/9 – 10h às 12h – Aula 1 – Direito, Cidadania e Diversidade Cultural

2/9 – 14h às 16h – Aula 2 – Aspectos gerais da Deficiência e Dimensões da Acessibilidade

3/9 – 10h às 12h – Aula 3 – Acessibilidade em Ambientes Culturais

3/9 – 20h às 22h – Aula 4 – Tecnologia Assistiva

4/9 – 10h às 12h – Aula 5 – Produção Cultural Acessível

4/9 -14h às 16h – Aula 6 – Logística de Produção e divulgação acessível para Redes Sociais

As professoras

Patrícia Dorneles é mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2001) e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É pós doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em política cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: ação cultural, política cultural, ação coletiva, educação popular e saúde e direitos humanos. Professora adjunta IV do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ. É coordenadora do I Curso de Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência com o apoio do Ministério da Cultura. É coordenadora das ações de acessibilidade do projeto Um Novo Olhar.

Isadora Machado é produtora de Acessibilidade do projeto Um Novo Olhar. Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas e com formação em Desenvolvimento Front-end. Atua também como consultora, palestrante e produtora de workshop na área de Acessibilidade, Inclusão, Diversidade e Tecnologia. É integrante do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde – UFRJ.

Renata Silencio é produtora cultural formada pela UFF, mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFRJ, especialista em Acessibilidade Cultural – UFRJ/MINC e na FGV em Turismo. Atualmente, é professora no Bacharelado em Produção Cultural e na Especialização em Línguas, Artes, Cultura e Educação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Na mesma instituição, é membro do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Produção Cultural e vice-coordenadora do NAPNE – Núcleo de Apoio para Pessoas com Necessidades Específicas. Possui experiência em planejamento, coordenação de produção, produção executiva e produção administrativa de projetos culturais, visando sempre a acessibilidade cultural.

Desirée Nobre é doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Portugal e doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Possui mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2020) e é docente substituta do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas. Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de Pelotas (2017), realizou estágio em Acessibilidade Cultural no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha – Portugal (2015) e residência profissional no Museu de Leiria – Portugal (2018). Coordenadora do Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural (2020), é idealizadora do projeto do livro multiformato “A casa do conselheiro” e integrante do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultural na linha de Acessibilidade Cultural. Pesquisadora em Acessibilidade Cultural em Museus, integra a Rede de Articulação, Fomento e Formação em Acessibilidade Cultural – RAFFACULT e o Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura, na linha de pesquisa Acessibilidade Cultural.

Tatiana Castro é mestranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Especialista em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (2020), é terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2018) e atua no setor de Orientação e Mobilidade da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos em Niterói. Pesquisadora em Acessibilidade Cultural, é integrante do projeto de extensão “Um museu para todos: adaptação da exposição Memórias da Terra (Museu da Geodiversidade – IGEO/UFRJ) para inclusão da pessoa com deficiência”, do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura, na linha de pesquisa Acessibilidade Cultural; do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde – LACAS/UFRJ e da Rede de Articulação, Fomento e Formação em Acessibilidade Cultural – RAFFACULT. Suas principais linhas são os temas: Acessibilidade, Pessoa com deficiência, Terapia Ocupacional, Cultura, Museu de Ciência e Patrimônio geológico.

O projeto Um Novo Olhar

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade.

O festival

Iniciado em 21 de julho, o Festival Arte de Toda Gente reúne mais de 100 professores e mais de 400 artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Em um só grande evento, pela primeira vez, estão sendo oferecidas atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que compõem o programa Arte de Toda gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Serviço:

Curso de Gestão e Produção Cultural Acessível do projeto Um Novo Olhar no Festival Arte de Toda Gente

Inscrições: até 1/9, através do site www.umnovoolhar.art.br

Quando: de 2 a 4 de setembro de 2021

Mesas: Ao vivo, em ambiente restrito (Zoom), com admissão mediante inscrição prévia pelo site www.umnovoolhar.art.br

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.

Informações sobre esse e outros programas da Funarte

www.funarte.gov.br

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo. E que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/       

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw      

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura      

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil      

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp      

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts        

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

10 mercados municipais pelo Brasil que valem uma visita

Por redação Esses mercados municipais pelo Brasil carregam riqueza gastronômica, ...

Learn more

Related posts