Encontro de violas mostra diferentes estilos e escolas no Festival Arte de Toda Gente

Por Redação

Em série de vídeos e rodas de conversa ao vivo do Bossa Criativa, que estreia no dia 20/8, nomes como Chico Lobo, Valdir Verona, Hugo Linns, Paulo Freire, Marcus Ferrer e Ivan Vilela e o Duo Barroqueando tocam e falam sobre a trajetória do instrumento em nossa música e suas influências em várias regiões do país. Projeto é uma parceria de Funarte e UFRJ.

Como parte da programação do Festival Arte de Toda Gente, estreia nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, às 18h, o Encontro de Violas. Produzido pelo projeto Bossa Criativa, a série de vídeos e lives se divide entre Chico Lobo, Marcus Ferrer e Ivan Vilela, Duo Barroqueando, Valdir Verona, Hugo Linns, Paulo Freire, Jéssica Soares, Fernando Sodré, Andréa Carneiro e Du Machado; que, em apresentações e rodas de conversa, percorrem diferentes escolas e estilos regionais do instrumento no Brasil, cobrindo parte dos pontos do patrimônio cultural que integram o projeto. Veiculada no site www.bossacriativa.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, a atração faz parte das ações desenvolvidas pela parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

A programação se inicia na sexta, dia 20/8, às 18h, com o violeiro e compositor Chico Lobo, representando Ouro Preto (MG). Em sua apresentação “A verve Violeira das Cidades históricas mineiras e o seu canto: Patrimônios incontestes de nossa paisagem cultural”, ele destacará suas raízes mineiras, evocando os processos criativos mestiços mineiros provindos do século XVIII e seus rastros históricos de vanguarda artística.

Já no sábado, dia 21, às 16h, os professores Ivan Vilela (Escola de Comunicação e Artes da USP, Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro, Portugal) e Marcus Ferrer (Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ) conversam ao vivo sobre “A viola na academia”, sendo complementados em seguida por uma apresentação do Duo Barroqueando, representando o Rio de Janeiro.

No dia 26/8, às 18h, é a vez de Valdir Verona apresentar a “Herança missioneira da Viola no Sul do País”, representando São Miguel das Missões. Hugo Linns representa Olinda (PE) em “A Viola Nordestina: Uma Linguagem, Uma Força” um concerto comentado no dia 27/8, também às 18h. Em 2/9, às 18h, o violeiro mineiro Paulo Freire conta “causos”, histórias e toca muita música, enquanto sua conterrânea Jéssica Soares apresenta “A Viola e as Manifestações Culturais Populares Mineiras”, em 3/9, às 18h.

Fechando a série, também por Minas, Fernando Sodré traz a apresentação “A Viola Urbana: Expressões, influências e ressignificação musical”, no dia 9/09, às 18h e, no dia 10/9, no mesmo horário, os cariocas Andréa Carneiro e Du Machado participam da roda de conversa ao vivo “A experiência do projeto ‘Rio de Violas’’ como dispositivo didático cultural sustentável”.

Os violeiros

Paulo Freire (apresentação) viveu no sertão do Urucuia – região que inspirou João Guimarães Rosa em seu romance “Grande Sertão: Veredas”. Ali aprendeu a tocar viola com os mestres locais, entre 1977 e 78. Posteriormente, foi convidado a tocar as violas na trilha da minissérie “Grande Sertão: Veredas”, produzida pela TV Globo.

Chico Lobo (show) O violeiro e compositor mineiro de São João Del Rei, toca desde os 14 anos e é Embaixador do Divino Espírito Santo (Festa folclórica de S.J. Del Rei/Ouro Preto) e Guarda Coroa de Santo Antônio (Congado/MG). É considerado um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de popularização da tradição musical do cenário brasileiro. Com a viola na mão toca e canta as folias, os congados, os catiras, as modas e demais ritmos que enfocam suas raízes mineiras e brasileiras no país e para o mundo.

Andréa Carneiro e Du Machado e o Mov. Rio de Violas (roda de conversa – live) Mestra em Música Brasileira (UNIRIO), Andréa Carneiro atuou como organizadora do livro “Viola Instrumental Brasileira” e vem desenvolvendo trabalhos solo e em grupo, e de pesquisa com o Movimento Rio de Violas. Já Du Machado é ator e violeiro. Natural das Minas Gerais, vive no Rio de Janeiro há mais de 10 anos. Aprendeu seus primeiros toques e ponteados com os mestres violeiros e cantadores de Uberlândia – MG.

Jessica Soares (show) é violeira, cantora e compositora belo-horizontina. Suas raízes do interior de Minas contribuem para as suas influências musicais e cultura.

Hugo Linns (show) – cresceu ouvindo as melodias características do Nordeste, desde de sua formação inicial como musicista no Conservatório Pernambucano de Música. Desde então, vem participando de atividades culturais nacionais e internacionais baseadas na experiência vivida pelo músico dentro da cultura popular.

Marcus Ferrer, Ivan Vilela e Duo Barroqueando (roda de conversa – live) Os músicos violeiros Marcus Ferrer e Ivan Vilela são professores doutores universitários com atuação direta no estudo da Viola dedilhada brasileira. Ambos vêm se transformando em referência para a afirmação do instrumento no mundo acadêmico e na formação de novos violeiros.

Valdir Verona (show) Natural de Caxias do Sul – RS, Valdir Verona é músico com mais de 30 anos de estrada e desenvolve um trabalho voltado ao uso da viola na música do Sul do Brasil, em apresentações musicais, recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras, aulas e oficinas de música.

Fernando Sodré (show) De Belo Horizonte, o instrumentista dialoga diretamente com o movimento musical inovador e pioneiro dessa cidade: O ‘Clube da Esquina’.

Duo Barroqueando Criado em 2016 por Daniel Miranda (viola de dez cordas) e Paulo Sá (bandolim), desenvolve um repertório entre o Barroco e a Contemporaneidade. Daniel Miranda é mestre em Música pela UFRJ e bacharel em Geografia pela mesma universidade e sempre fez da diversidade músico regional brasileira o cenário para concertos didáticos, cursos e palestras em diversos países. Já Paulo Sá é doutor em música, mestre em musicologia e professor de bandolim da Escola de Música da UFRJ desde 2009. Atualmente, além do duo, integra o projeto Camerata Dedilhada da UFRJ.

O festival

Iniciado em 21 de julho, o Festival Arte de Toda Gente reúne mais de 100 professores e mais de 400 artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Em um só grande evento, pela primeira vez, estão sendo oferecidas atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que compõem o programa Arte de Toda gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ (www.artedetodagente.com.br )

O programa Arte de Toda Gente compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas no decorrer de 2020. Devido à pandemia de Covid 19, inicialmente todas as atividades dos projetos vêm sendo desenvolvidas exclusivamente em ambiente virtual, mas, logo que possível, se estenderão a ações presenciais em todas as regiões do Brasil.

A primeira dessas iniciativas é o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, que reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de shows curtos, performances, mostras, lives e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil.

A segunda iniciativa é o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, produzindo ainda material didático de apoio, partituras e publicações. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escola de todo o país e suas atividades estão disponíveis no site www.sinos.art.br.

Já o Um Novo Olhar (UNO) tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade, a promoção de lives, encontros e seminários virtuais e com uma série de publicações – que incluem a produção por encomenda de versões e partituras originais de compositores brasileiros especialmente formatadas para corais –, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências e suas aulas e apresentações podem ser encontradas no site www.umnovoolhar.art.br.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Encontro de violas no Festival Arte de Toda Gente

Quando: A partir de 20/8 às 18h, no site www.bossacriativa.art.br e no canal Arte de Toda Gente no Youtube (após a estreia, o vídeo permanecerá disponível; programação disponível no site www.artedetodagente.com.br ).

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.

Informações sobre os programas da Funarte

www.funarte.gov.br

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo. E que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/       

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw      

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura      

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil      

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp      

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts        

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

Uma Aventura de Natal emociona o público e ainda teve Samba na neve no Boulevard Olímpico

Por Marcelo Faria Fotos por Marcelo Faria, Julia Fernandes, Caio Martins e Fabiana ...

Learn more

Related posts