MTur promove lives sobre a importância da qualificação para o desenvolvimento do Turismo Rural

Por Redação

Transmissões pelo YouTube do MTur vão reunir empreendedores que aplicaram conhecimentos adquiridos para transformar negócios em cases de sucesso do turismo rural

Evidenciar benefícios da qualificação profissional para alavancar empreendimentos do campo e favorecer a geração de emprego e renda no país a partir da associação entre agricultura familiar e turismo. Este é objetivo de uma série de lives promovidas no âmbito do Projeto Experiências do Brasil Rural, iniciativa do governo federal voltada ao desenvolvimento do turismo rural. Quem abrirá a série, às 18h30 desta terça-feira (20/07), com transmissão ao vivo pelo YouTube do MTur, será Silvia Pinheiro, proprietária do Sítio Pinheiros, referência em turismo rural na cidade de Brazlândia (DF). (Acompanhe aqui)  https://www.youtube.com/c/MinisteriodoTurismo

Os seminários virtuais “Visões de Mercado” são uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). E vão reunir empreendedores que, a partir de capacitações, transformaram os seus negócios em cases de sucesso no segmento.

Aberto ao público em geral, o “Visões de Mercado” contará ainda, na quinta-feira (22/07), também às 18h30, com Marcelo Weiler, sócio do Restaurante Pitanga ao Ar Livre, de Itacoatiara, em Niterói (RJ).

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, frisa que a exposição de exemplos bem-sucedidos pode inspirar ações inovadoras e contribuir com a retomada do setor no pós-pandemia. “A tendência no mundo é de forte procura pelo turismo de natureza, e nada se compara aos nossos atrativos do campo. Este é um ótimo momento para enxergar oportunidades de empreender, diversificar a nossa oferta turística e ajudar a movimentar a economia dos destinos rurais”, aponta.

O Experiências do Brasil Rural busca impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar ligados ao turismo, de forma a proporcionar vivências memoráveis a visitantes e gerar alternativas de renda, a partir da formatação e do posicionamento de roteiros. Por meio do projeto, oito roteiros turísticos rurais selecionados em quatro regiões do país, que produzem queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia, receberão apoio técnico para estruturar e comercializar destinos e empreendimentos.

Os roteiros atendidos pelo projeto são a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Saberes, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, William França, explica que os painéis virtuais integram o processo de capacitação dos roteiros contemplados.

“Após uma fase inicial de diagnóstico, quando foram levantados pontos fortes e pontos em que é possível avançar, passamos agora à qualificação dos roteiros e dos vários empreendedores associados ao turismo. Este é um processo que certamente vai levar à consolidação de uma política sustentável de desenvolvimento do turismo rural, com reflexos positivos na inclusão social e na oferta de produtos e serviços a visitantes”, destaca William França.

Os seminários virtuais também vão reunir a diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo do MTur, Nicole Facuri; o coordenador-geral de Acesso a Mercados do MAPA, Mateus Rocha, e Osiris Marques, professor do Departamento de Turismo da UFF e coordenador do Experiências do Brasil Rural. Os conteúdos serão compartilhados com os roteiros envolvidos e outros empreendimentos turísticos semelhantes, de maneira a ampliar a abrangência das informações.

CONVIDADOS – Sílvia Pinheiro administra há 17 anos o Sítio Pinheiros, que antes da pandemia oferecia turismo pedagógico, com educação ambiental para crianças. As restrições da Covid-19, porém, afetaram as atividades e a levaram a buscar capacitação. Inspirada pela criatividade de outros empresários na mesma situação, Sílvia transformou o sítio em uma hospedagem familiar em meio à natureza, palco de vivências que mantêm o foco na conscientização ambiental.

Igualmente impactado por efeitos da pandemia, Marcelo Weiler, também proprietário da operadora de turismo Transmundi, aproveitou a interrupção de atividades da empresa diante da pandemia para converter um espaço ocioso em um restaurante inovador, repleto de jardins. Hoje, no Pitanga ao Ar Livre, ele e a sócia vão às mesas dos clientes contar a história dos pratos e propor harmonizações com vinhos e cervejas, jogando luz sobre produtos do campo.

CRONOGRAMA – Uma segunda etapa do “Visões de Mercado”, entre 21 e 30 de setembro deste ano, vai envolver a promoção de seis palestras virtuais com especialistas sobre temas apontados nos diagnósticos realizados pelo projeto. A penúltima fase da iniciativa consistirá nas “Oficinas de Experiências”, voltadas à formatação de experiências turísticas. Por fim, o Experiências do Brasil Rural vai ter como foco ações de apoio à promoção e à comercialização de roteiros.

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo. E que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/      

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw     

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura     

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil     

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp     

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts       

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

Costa Cruzeiros apresenta novo sistema de tarifas

Por Redação A Costa Cruzeiros lança um novo sistema de tarifas para o mercado ...

Learn more

Related posts