Programa Museu em Família – Oficina ensina crianças a fazer Iluminuras em casa

Por redação

A oficina “Iluminuras”, inspirada nas pinturas decorativas que ilustravam os manuscritos medievais, é uma proposta divertida que convida as crianças a experimentar os recursos gráficos e fazer, de forma fácil, uma iluminura em casa com materiais caseiros. Promovido pela Casa Museu Ema Klabin, o vídeo-oficina faz parte do programa Museu em Família e estará disponível no site e no canal do YouTube  da casa museu a partir do dia 25 de junho. A oficina será ministrada pela artista gráfica e ilustradora Claudia Gil.

“Durante a oficina, as crianças vão aprender um pouco sobre como eram feitos os livros na Idade Média, já que naquela época não existiam impressoras. Também vão descobrir quais materiais eram usados na produção de um livro medieval, o que são  as iluminuras e por que são chamadas assim. Além disso, escolheremos uma letra para desenhá-la bem grande, como as capitulares dos manuscritos, e vamos fazer desenhos ao redor da letra inspirados em elementos naturais do jardim”, conta Claudia Gil.

Exposição

A oficina dialoga com a exposição virtual “O Falsificador Espanhol”, em cartaz no site da Casa Museu Ema Klabin. Com curadoria de Paulo Costa, a mostra apresenta a fascinante história do falsificador consagrado, cuja identidade é desconhecida até hoje. Na exposição, duas páginas do famoso falsificador e iluminuras originais do séc. XV podem ser observadas. Confira aqui: https://emaklabin.org.br/o-falsificador-espanhol

A oficina “Iluminuras” tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S/A.

Museu em Família

O programa Museu em Família da Casa Museu Klabin apresenta sempre uma oficina para curtir com toda a família. Para quem não assistiu, está disponível também no canal do YouTube da casa museu a oficina “Seres de Jardim”, ministrada pela artista plástica e educadora Patrícia Marchesoni Quilici. Nessa oficina, a artista convida o público a se inspirar nas flores presentes no jardim da Casa Museu Ema Klabin para construir, com sucatas, acessórios incríveis, como óculos inspirados em uma bromélia, uma tiara a partir de um lírio, entre outros. Confira aqui: https://www.youtube.com/watch?v=S9L96iKClBM

Serviço:

Programa Museu em Família

Vídeo-oficina “Iluminuras” 

Disponível  no site e no canal do YouTube no museu a partir de 25 de junho

Gratuito*

Classificação etária: livre

Confira as redes sociais da Casa Museu Ema Klabin

Instagram @emaklabin

Facebook  https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter https://twitter.com/emaklabin

Canal do YouTube

https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

Site https://emaklabin.org.br/

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária em nosso site.

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo. E que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/    

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw    

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura    

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil    

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp    

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts      

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

Uma Aventura de Natal emociona o público e ainda teve Samba na neve no Boulevard Olímpico

Por Marcelo Faria Fotos por Marcelo Faria, Julia Fernandes, Caio Martins e Fabiana ...

Learn more

Related posts