Memória de São José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil

Por Marcelo Faria

A Igreja Católica celebra a memória facultativa de São José de Anchieta, igreja essa que sai em missão evangelizadora. Chega ao Brasil a partir de 1500 d.C, mais especificamente em 1553, através de um jovem que aceita a missão, não somente pela Coroa Portuguesa, mas sim e principalmente, pelo chamamento da Trindade Santa a levar a Doutrina Cristã a todos os povos do mundo.

Nascido nas Ilhas Canárias, pertencente a uma grande família de 12 irmãos, o santo de hoje viveu no século XVI. Por motivos de estudo, foi enviado para Coimbra, Portugal, local onde teve o primeiro contato com a Companhia de Jesus e com o testemunho de São Francisco Xavier.

Muitas coisas o levaram a discernir seu chamado à vida religiosa, e aos 17 anos, diante de uma imagem de Nossa Senhora, ele fazia o seu compromisso de abandonar tudo e servir a Deus. Anchieta entrou na Companhia de Jesus, em 1551, onde fez um noviciado exigente, e, mesmo com a saúde frágil, fez os seus votos de castidade, pobreza e obediência em 1553.

Neste mesmo ano, foi enviado para o Brasil, e chegando na Terra de Santa Cruz ele pôde evangelizar. Ainda não era sacerdote. Estudava Filosofia, Teologia, e sempre evangelizando, dando aulas, indo ao encontro dos indígenas. Respeitava a cultura do povo, conheceu a língua Tupi-Guarani para melhor evangelizar. Homem fiel à santa doutrina, à sua congregação e, acima de tudo, fiel ao Espírito Santo. Esteve em diversos lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo, Bahia etc. Consumia-se na missão.

José de Anchieta é um modelo para todos os tempos, para uma nova evangelização no poder do Espírito Santo e com profundo respeito a quem nos acolhe, a quem é chamado também a ser inteiro de Jesus.

Considerado o “Apóstolo do Brasil”, José de Anchieta foi beatificado, em 22 de junho de 1980, pelo Papa João Paulo II; e no dia 3 de abril de 2014, foi declarado santo por intermédio de um decreto assinado pelo Papa Francisco.

São José de Anchieta, rogai por nós!

Pandemia #coronavirus

Em meio a este momento de combate ao novo coronavírus, a família jesuíta presenteou o Brasil com uma poderosa arma para o enfrentamento à peste: a Oração a São José de Anchieta nas Epidemias.

Escrito pelo padre jesuíta e mestrando em teologia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Felipe Soriano, o pedido de intercessão a São José de Anchieta nasceu da pesquisa sobre mariologia popular e indígena de um auto catequético do santo copadroeiro dos brasileiros.

De acordo com padre Soriano, o Brasil do século XVI, período em que Anchieta foi missionário em nossa terra, foi constantemente assolado por inúmeras epidemias. “Como a oração faz memória, José de Anchieta aprendeu, entre a sala de aula e a enfermaria, como primeiro professor do Colégio de Piratininga (hoje, cidade de São Paulo) a prestar socorro àqueles que o procuravam”, explica.

“Como José de Anchieta foi diligente e generoso no serviço aos enfermos, por meio do seu exemplo, também podemos rezar por todos os profissionais de saúde que estão expostos no combate contra essa epidemia. Foi pensando neles, que destacamos o serviço de enfermeiro e médico atribuídos ao Apóstolo do Brasil”, acrescenta o padre.

A Oração a São José de Anchieta nas Epidemias recebeu o imprimatur do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A autorização canônica é um reconhecimento da Igreja em relação à importância da oração e, ao mesmo tempo, permite sua ampla divulgação entre os fiéis.

“Especialmente nestes tempos de epidemia, cujo objetivo é fomentar no povo cristão uma vida de oração espiritualmente mais aprofundada pela intercessão do referido santo”, declara o dom Saburido no documento.

“O Brasil e o mundo inteiro estão vivendo este momento de epidemia do Covid-19 com grande apreensão. Não por acaso, que o Papa Francisco vem nos convocando a oração. Nas tensões que nos acompanham, que muitas vezes nos paralisam, a oração tem o poder de nos centrar”, diz padre Soriano.

Texto: CNBB NE2

Participe da Santa Missa do Nosso Senhor Jesus Cristo

Dia 9 de Junho – Quarta-feira – Memória de SÃO JOSÉ DE ANCHIETA _ Presbítero e Apóstolo do Brasil (Ofício da Memória)

Transmitida diretamente da Matriz de Santa Rita – Centro do Rio de Janeiro/RJ.

Antífona de Entrada

Estes são homens santos que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.

#rezemosjuntos

Derramai, Senhor, sobre nós a vossa graça, a fim de que, a exemplo do são José de Anchieta, apóstolo do Brasil, sirvamos fielmente ao Evangelho, tornando-nos tudo para todos, e nos esforcemos em ganhar para vós nossos irmãos no amor de Cristo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho (Mateus 5,17-19)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Fazei-me conhecer vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza! (Sl 24,4s)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 5 17 disse Jesus: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.

18 Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.

19 Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus”.

Palavra da Salvação.

Glória a Deus!

#jornalistamarcelofaria

#portalsambrasil

#agenciasambrasil

#sambrasilturismoecultura

Recebam todos as bênçãos do Sagrado Coração de Jesus, juntamente comas bênçãos da Santíssima e de Nossa Senhora. Amém!

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo. E que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/    

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw    

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura    

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil    

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp    

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts      

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

Os 7 sites de turismo mais acessados no mundo

Por Redação Nesta semana me deparei com um post do site Skift.com que apresentava os ...

Learn more

Related posts