Cristo Redentor promove grande ação ambiental nesse sábado por todo o Rio de Janeiro, o Dia da Geral

Por Redação

Está chegando o DIA DA GERAL, um grande mutirão de limpeza por toda a cidade do Rio de Janeiro, que será realizado nesse sábado, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente! Organizado pelo Setor Cristo Sustentável do Santuário Cristo Redentor, em parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), as subprefeituras da cidade, as paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro e outras instituições, essa grande ação ambiental terá início às 8h, com uma cerimônia de abertura na Praça São José, ao lado da Paróquia São José da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 2735, Lagoa), com a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor e idealizador da ação, Padre Omar, e convidados.

Toda a população pode participar! Cada pessoa pode coletar resíduos recicláveis (lixo), como garrafas PET, latas de alumínio, papel, entre outros, que encontrar pelas ruas, praças, praias e lagoas e levar ao Ecoponto mais próximo de onde está, das 8h ao meio-dia! Serão 90 Ecopontos espalhados pela cidade do Rio de Janeiro para coleta de materiais a serem reciclados e reutilizados. Os locais podem ser encontrados no site www.santuariocristoredentor.com.br/seja_ecolider e nas mídias sociais do Santuário Cristo Redentor (@cristoredentoroficial) e do Padre Omar (@padreomaroficial). Em cada Ecoponto haverá uma big bag onde as pessoas poderão deixar os resíduos recicláveis.

O dia termina com a iluminação do monumento ao Cristo Redentor na cor verde, às 18h. As cerimônias de abertura e encerramento serão transmitidas ao vivo pelos canais no YouTube do Cristo Redentor (youtube.com/cristoredentoroficial) e do Padre Omar (youtube.com/padreomar) e seguirão as normas internacionais contra o coronavírus (covid-19) e as regras da Vigilância Sanitária.

No dia 6 de maio, o projeto de lei nº 264/2021 incluiu o Dia Municipal de Conscientização da Limpeza Urbana e Ambiental, denominado Dia da Geral, no calendário oficial da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

“O Dia da Geral entra no calendário oficial da cidade e pretende ter a maior coleta seletiva da história. Eis um grande presente que damos ao Cristo Redentor nesse ano comemorativo”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

Grande engajamento de voluntários

No Dia da Geral, 400 ecolíderes estarão a frente dos Ecopontos. Eles vão coordenar a ação em cada Ecoponto e, para isso, passaram por um treinamento virtual na última semana, ministrado pela engenheira ambiental do Santuário Cristo Redentor, Thaiane Maciel.

“O Dia da Geral será um evento que vai marcar a história do Rio de Janeiro, pois todos terão a oportunidade de entender e acompanhar de perto o trabalho dos garis, profissionais fundamentais para a sociedade. A limpeza urbana é importante para a saúde pública da cidade. A coleta de resíduos urbanos é parte do saneamento básico, imprescindível para o bem estar de todos”, explica Thaiane.

O Dia da Geral é um dos eventos que fazem parte das comemorações do aniversário de 90 Anos do Monumento ao Cristo Redentor. O nome foi escolhido devido à expressão popular “dar uma geral”, bastante utilizada pelos brasileiros para se referir à realização de uma limpeza. A data terá como objetivos conscientizar a população e demonstrar a possibilidade do Desenvolvimento Sustentável, unindo a sociedade, o meio ambiente e a economia; reforçar a importância da Economia Circular e do uso de material reciclável já produzido, como matéria-prima; sensibilizar os participantes do evento para os níveis atuais de poluição; trabalhar em prol dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, criados pela ONU, demonstrando a importância de nossas ações para o cumprimento da Agenda 2030; e construir um evento que deixará um legado de educação ambiental para a história da cidade do Rio de Janeiro.

O material recolhido durante esse dia deverá ser encaminhado a 25 cooperativas de reciclagem cadastradas na Coleta Seletiva da Comlurb, de forma a promover a Economia Circular, dando o destino correto aos resíduos sólidos urbanos. Os rejeitos ou os materiais que não puderem ser reciclados, reutilizados ou compostados, deverão ser dispostos em aterro sanitário.

SERVIÇO:

Grande ação ambiental do Cristo Redentor por todo o Rio de Janeiro – Dia da Geral

Data: 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Horários:

8h – Abertura na Paróquia São José da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 2735, Lagoa)

18h – Encerramento no Santuário Cristo Redentor, com iluminação do monumento ao Cristo Redentor na cor verde

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo. E que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/    

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw    

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura    

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil    

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp    

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts      

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

ONU declara 2017 o ano internacional do turismo sustentável

Por Redação Turismo Sustentável A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência ...

Learn more

Related posts