Orquestra de Cordas da Funffec, do interior do Rio Grande do Norte, abre segunda temporada dos Concertos Sinos

Por redação

Formada por adolescentes e jovens de comunidades da cidade de Luís Gomes/RN, a orquestra desenvolve um importante trabalho de educação musical na formação de plateias e músicos. Com regência de Leandro Oliveira, o grupo interpreta peças de Danilo Guanais, Ernani Aguiar e Antônio Borges-Cunha em concerto que estreia nesta sexta-feira, 7 de maio, às 18h. Projeto é parceria da Funarte com a UFRJ.

Estreia nesta sexta-feira, 7 de maio, às 18h, a segunda temporada da Série Concertos Sinos, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais. Na apresentação de abertura, a Orquestra Funffec de Cordas – OFC, da Fundação Francisca Fernandes Claudino, de Luís Gomes – RN, regida por Leandro Oliveira, interpreta peças de Danilo Guanais (compositor potiguar), Ernani Aguiar e Antônio Borges-Cunha, compostas especialmente para o projeto. No vídeo, os próprios compositores fazem pequenas introduções, apresentando suas obras.

O Sinos é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. O concerto estará disponível no site www.sinos.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

A orquestra

Criada em 2013 e formada por adolescentes e jovens da comunidade da cidade, a OFC desenvolve um importante trabalho de educação musical na formação de plateias e músicos. Desde sua criação, a orquestra promove concertos originais, combinando a riqueza da música erudita com a Armorial e clássicos da música popular, em apresentações pelo Brasil. Em agosto de 2016, o grupo participou de sua primeira turnê internacional, sendo a única representante da América do Sul no Festival Internacional Eurochestries, fazendo concertos em cinco cidades da província do Quebec no Canadá.

Saiba mais sobre a orquestra e confira uma entrevista com seu maestro, Leandro Oliveira, neste link: https://sinos.art.br/noticias/49/Do-interior-do-Rio-Grande-do-Norte-para-o-mundo .

O que são os Concertos Sinos

A série Concertos Sinos foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, em concertos presenciais ou virtuais, são também apresentadas ao público as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos – ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. O Concertos Sinos conta com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras.

O projeto

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br .

Serviço:

Segunda temporada da série Concertos Sinos, com a Orquestra Funffec de Cordas, no Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

Quando: a partir de 7 de maio de 2021, às 18h, no site www.sinos.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

Após o lançamento, todo o material postado continua disponível no site.

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.

Informações sobre esse e outros programas da Funarte

www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br

Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo. E que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:

Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/    

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw    

Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura    

Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil    

Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp    

SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts      

Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!

PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.

Costa Cruzeiros apresenta novo sistema de tarifas

Por Redação A Costa Cruzeiros lança um novo sistema de tarifas para o mercado ...

Learn more

Related posts