Santuário Cristo Redentor, Ministério Público Federal e SaferNet celebram Dia da Internet Segura 2021 no contexto pandêmico

Por Redação

O monumento ao Cristo Redentor será iluminado nas cores laranja e azul, nessa terça- feira, 9 de fevereiro, às 19h, para celebrar o Dia da Internet Segura 2021 (Safer Internet Day). A ação é uma parceria entre o Santuário Cristo Redentor, o Ministério Público Federal (MPF) e a organização não-governamental SaferNet, que já ocorre há 3 anos.

A iluminação vai marcar a celebração no Brasil, que contará com ações sobre segurança digital nos projetos atendidos pelo Setor Cristo Sustentável do Santuário do Cristo Redentor. “O mundo virtual que, em princípio se opõe ao presencial, não deixa de ser real. Logo, o uso ético e responsável dessas ferramentas de comunicação torna- se o fundamento primaz para a segurança desejada”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

Principal data global sobre segurança e cidadania digital, o Dia da Internet Segura no Brasil chega a sua décima terceira edição em 2021. Além do tradicional evento HUB, que neste ano ocorrerá no dia 9 de fevereiro, a programação do Safer Internet Day 2021 no país contará ainda com uma série de atividades durante toda a semana, além de lançamentos de projetos que tratam sobre o tema.

Principal ação da data no país, o evento HUB do Dia da Internet Segura ocorrerá pela primeira vez em um formato totalmente remoto e trará debates com especialistas internacionais sobre temas que ganharam ainda mais relevância no cenário pandêmico: mediação parental e bem-estar no contexto digital. Na data, ainda serão divulgados os indicadores de 2020 dos canais de denúncia (www.denuncie.org.br) e de ajuda (www.canaldeajuda.org.br) da Safernet Brasil, que ajudam a contextualizar a importância desse debate no país. “A pandemia provocou mudanças abruptas na rotina das crianças e das famílias, com a Internet assumindo um papel central. Refletir sobre os impactos das mudanças e apontar os caminhos possíveis para garantir o bem estar e o uso seguro e saudável das tecnologias é um dos objetivos do evento, que reunirá pela primeira vez no Brasil nomes consagrados de quatro continentes”, diz Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil.

Pela primeira vez falando ao Brasil, a pesquisadora e educadora Alicia Blum-Ross, co autora do best-seller ‘Parenting For a Digital Future: How Hopes and Fears about Technology Shape Children’s Lives’ (Oxford 2020, sem tradução), e Líder da área de Kids & Families de Políticas Públicas no Google e YouTube, abrirá o evento. Amanda Third, professora do Institute for Culture and Society da Western Sydney University, Austrália, e coautora do Comentário Geral sobre os direitos da criança em relação ao ambiente digital, da Convenção Sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas; Ranjana Khumani, PhD em Ciência Política e diretora do Centre For Social Research (CSR), da Índia; e Janice Richardson, criadora do Safer Internet Day na Europa, referência global em proteção online de crianças e coordenadora da rede Insafe por uma década, também estão na programação do evento hub.

Além da abertura, serão quatro painéis ao longo de todo o dia 9 de fevereiro, transmitidos ao vivo e traduzidos simultaneamente, com representantes dos setores público e privado, membros da academia e da sociedade civil. A criadora de conteúdo digital de educação Débora Aladim é um dos destaques do painel sobre cidadania digital nas novas rotinas no ensino híbrido. O Dia da Internet Segura marcará ainda o lançamento do Guia de Segurança para Pais do Instagram, da campanha do TikTok #UmLugarParaVocê, do novo módulo sobre bem-estar no curso EAD “Educando para boas escolhas on-line”, criado pela SaferNet com apoio do Google, e da plataforma digital ‘Pode Falar’, do UNICEF Brasil.

O Safer Internet Day é comemorado desde 2004 e é uma iniciativa das redes Insafe- INHOPE e Comissão Europeia. No Brasil, a data é celebrada desde 2009 pela Safernet Brasil, que integra a rede INHOPE e é parceira da Rede Insafe para a região. O evento hub, que ocorre no dia 9, tem correalização do NIC.br, apoio do Google, Facebook, Instagram, TikTok e Vivo, e será exibido ao vivo em www.diadainternetsegura.org.br, no perfil da Safernet Brasil no Facebook, e no canal do NIC.br no YouTube.

Atividades seguem durante toda a semana

Além do evento hub, o Dia da Internet Segura contará com outras atividades. No dia 10, a Safernet lidera o Youth Summit, evento dedicado a adolescentes e jovens para desenvolvimento de novas estratégias de engajamento para educação, segurança e cidadania digital. A atividade terá a participação de embaixadores do Cidadão Digital, programa da Safernet Brasil e do Facebook que impactou mais de 54 mil alunos de todo o país em 2020.

Já no dia 11, às 16h, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, realiza a 15a edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI). O evento passa a integrar, a partir deste ano, o calendário de atividades em torno do Dia da Internet Segura no país e traz uma roda de conversa virtual ao redor do tema “Segurança digital começa cedo”.

No dia 12, é a vez do cine-debate da nova temporada da série ‘Que Corpo É Esse?’, que estreia no dia 9, no Canal Futura. Neste ano, a animação aborda temas como saúde emocional, reputação digital, autonomia no acesso à internet, aliciamento online e autoproteção. O evento vai ocorrer no YouTube do Canal Futura, às 11h.

Sobre a Safernet

SaferNet é a ONG referência na promoção e defesa dos direitos humanos na Internet no Brasil. Atua na educação e orientação de crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores sobre uso responsável e seguro da Internet. Criou e coordena a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos e o Helpline.br, canal de ajuda online que orienta vítimas de violações de direitos na rede. Desde 2009 coordena o comitê organizador do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. Mais informações: http://www.safernet.org.br/.

SERVIÇO:

Iluminação do Cristo Redentor nas cores laranja e azul pelo Dia da Internet Segura 2021 (Safer Internet Day)

Organização: Santuário Cristo Redentor, Ministério Público Federal e SaferNet

Data: 9 de fevereiro

Horário: 19h

Rio Gastronomia deixou o Rio ainda mais receptivo e saboroso

Por Redação O Portal Sambrasil Turismo e Cultura – www.sambrasil.net/turismoecultura ...

Learn more

Related posts