Saúde mental é destaque na lista de mais vendidos da Livraria Virtual em 2020

Por Redação

Entre os muitos desafios e transformações causados pela pandemia de Covid-19, a circulação de livros também necessitou de uma série de reconfigurações ao longo de 2020. Atenta à sua missão de difundir e ampliar o acesso ao conhecimento científico nas diversas áreas da saúde, a Editora Fiocruz fez com que os títulos de seu catálogo – incluindo os lançamentos – tivessem uma circulação ainda mais forte nos meios on-line.

A Livraria Virtual da Editora teve papel fundamental neste processo. Além da já tradicional difusão de títulos, o site foi a principal ponte entre leitores e livros, contemplando também as diversas participações da Editora Fiocruz em eventos e feiras literárias virtuais.

Nesse contexto, as obras mais procuradas e adquiridas refletiram a amplitude de debates e questões que são, de alguma forma, relacionados à pandemia, com especial destaque para saúde mental. Títulos sobre temas como atenção psicossocial, medicalização em psiquiatria, reforma psiquiátrica e luta antimanicomial estiveram entre os mais vendidos de 2020 na Livraria Virtual da Editora Fiocruz.

A lista dos dez livros mais vendidos no site – de janeiro a dezembro do ano passado – reúne clássicos do catálogo e publicações mais recentes, casos ilustrados pelos dois primeiros colocados. O topo do ranking foi ocupado por Saúde Mental e Atenção Psicossocial, livro de 2007 – já em sua quarta edição – que integra a coleção Temas em Saúde. Já a obra Mania de Liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil, lançada em outubro de 2020, foi a segunda colocada no ranking.

Temas em Saúde aparece mais quatro vezes na lista com O Que É Saúde?; Medicalização em Psiquiatria; Os Sentidos da Saúde e da Doença e Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde. A outra coleção que aparece no ranking é Loucura & Civilização, com os títulos A Reforma Psiquiátrica e O Louco, a Rua, a Comunidade: as relações da cidade com a loucura em situação de rua.

Completam a lista mais dois volumes clássicos ligados a temas de saúde mental: Loucos pela Vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil (originalmente publicado em 1995 e que ganhou, em 2020, sua décima reimpressão) e Loucos e Degenerados: uma genealogia da psiquiatria ampliada.   

Confira o ranking dos dez mais vendidos em 2020 na Livraria Virtual:

– Saúde Mental e Atenção Psicossocial

– Mania de Liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil

– Loucos pela Vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil

– O Que É Saúde?

– Medicalização em Psiquiatria

– Os Sentidos da Saúde e da Doença

– A Reforma Psiquiátrica

– Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde

– Loucos e Degenerados: uma genealogia da psiquiatria ampliada

– O Louco, a Rua, a Comunidade: as relações da cidade com a loucura em situação de rua

Editora Fiocruz entre os mais vendidos da Abrasco Livros

A Abrasco Livros, livraria vinculada à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), também divulgou sua lista de mais vendidos em 2020. A Editora Fiocruz está representada com quase metade das obras mais procuradas pelos leitores ao longo do ano.

Do ranking de 25 livros, 11 são títulos do catálogo da Editora, sendo que sete deles integram a coleção Temas em Saúde. Os volumes contemplam temas diversos, como atenção primária; Sistema Único de Saúde (SUS); bioética; saúde coletiva e políticas de saúde, entre outros.

Clique aqui e confira os mais vendidos da Editora Fiocruz na lista da Abrasco Livros.

Fonte: Marcella Vieira (Editora Fiocruz)

O primeiro nascer do sol de 2017

Foto: Len Marcelo Jingco Para quem deseja a experiência de ser um dos primeiros no mundo a ...

Learn more

Related posts