Devoção e comemoração pelo Dia de São Sebastião

Por Redação

Desde o dia 07 de janeiro vem acontecendo a Trezena de São Sebastião, como parte dos festejos pelo dia do Santo Padroeiro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro, as celebrações e homenagens pela devoção ao santo, um dos mais populares no Brasil, acontecem de maneira bem diferente comparadas aos outros anos, devido à pandemia do coronavirus, no entanto, não menos entusiasmadas e fortalecidas na FÉ. Pois, aconteceram de maneira virtual, transmitidas pelos meios de comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Durante toda a Trezena de São Sebastião, Dom Orani, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, como um grande líder e pastor que é, promoveu a conscientização para preservação da vida, citando que a população precisar ter o compromisso de seguir com responsabilidade e respeito para com o próximo, as medidas de proteção contra a contaminação do coronavirus. Além de orar pelas vítimas da pandemia. Também promoveu ações humanitárias, como o apoio às vitimas do incêndio que ocorreu em Campo Grande, na comunidade Jesuíta, na zona oeste do Rio.

Ouça a nossa playlist em homenagem a São Sebastião:

  •     São Sebastião – Salve São Sebastião – Hino em ritmo de Samba
  •     São Sebastião – Música Salve São Sebastião Pe Jorjão e Pe Omar
  •     São Sebastião – As flechas não mataram São Sebastião
  •     São Sebastião – Grande atleta da nossa Santa Igreja – Pe Jorjão

A seguir veja a programação:

DIA DE SÃO SEBASTIÃO – 20 DE JANEIRO

10h – Missa no Santuário Basílica de São Sebastião (Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca) (Celebrante: Dom Orani).

12h – Ângelus e Almoço.

14h30min – Carreata saindo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Praça Dom Romualdo, 11) (animada pelo Pe. Thiago Sardinha e Pe. Gleuson).

16h30min – Chegada à Catedral Metropolitana.

17h – Missa “Drive In” na Porta Principal da Catedral Metropolitana – (Celebrante: Dom Orani)

20h – Live do Auto de São Sebastião na Teatro Cesgranrio (Rua Santa Alexandrina, 1011 – Rio Comprido) e Momento Musical à São Sebastião da Rádio Catedral (Responsável: Cônego Marcos Willian).

A seguir apresentaremos as orações realizadas durante a Trezena de São Sebastião:

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS:

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Trezena de São Sebastião -2021

Tema: “São Sebastião, mensageiro da esperança”

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS:

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T. Amém.

P. Bendito seja Deus que, em seu misericordioso amor, nos deu São Sebastião como padroeiro.

T. São Sebastião é modelo de entrega total a Deus e aos irmãos até o martírio.

P. São Sebastião seguiu Jesus Cristo na prática do bem, na ajuda ao próximo e na defesa da fé diante das perseguições. Com amor e esperança ele agiu e trabalhou pela conversão do próximo.

T. São Sebastião é o mensageiro da esperança!

P. Somos convidados a imitar S. Sebastião no serviço aos irmãos.

T. São Sebastião não ocultava sua fé, e, por ter se tornado luz que ilumina a todos, passou a ser mais conhecido como cristão.

P. São Sebastião trilhou o seu itinerário cristão pela via do martírio. Com isso, nos ajuda a entender que na nossa vida o que realmente vale é o viver para o Cristo. Por isso, a esperança deve ser vivenciada pelos seguidores e devotos de São Sebastião. Por amor a Deus e à Igreja, São Sebastião imolou a sua vida e defendeu a fé cristã. Rezemos juntos pelo fim da pandemia.

T. Senhor Jesus, Médico dos médicos, que curastes com amor os enfermos, e nunca deixastes de acolher a todos, vinde em nosso socorro, neste momento em que o medo nos aprisiona. Libertai-nos do mal da pandemia, que avança sobre o nosso Brasil e todo o mundo. Acreditamos, Senhor, que tudo pode ser mudado pela força da oração. Olhai por todos aqueles que estão infectados com o coronavírus. Acolhei junto a Ti as almas de tantas vítimas desse vírus em todo o mundo, e libertai do medo os que se encontram catalogados como casos suspeitos. Concedei-nos a sabedoria para seguirmos as orientações necessárias neste momento em que caminhamos lado a lado com o medo do contágio. Amado Jesus, que não nos falte a fé nem o discernimento para nos prevenirmos contra o mal que, rapidamente, tende a crescer a cada dia. Auxiliai com Tua graça os profissionais da área da saúde. Dai-nos Tua mão e concedei-nos a paz diante desta tempestade que nos rouba a serenidade. Em Ti confiamos e com a intercessão do glorioso S. Sebastião nos refugiamos neste momento em que o mundo clama por Tua infinita misericórdia. Amém.

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS:

ORAÇÃO AO MÁRTIR SÃO SEBASTIÃO

Glorioso Mártir São Sebastião, / valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, / vós que derramastes vosso sangue / e destes a vossa vida em testemunho da Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, / alcançai-nos do mesmo Senhor, / a graça de sermos vencedores do nosso verdadeiro inimigo: o pecado, / que nos faz viver sem fé, sem esperança e sem caridade. Protegei, com a vossa poderosa intercessão, / os filhos desta Terra de Santa Cruz. / Livrai-nos de toda epidemia corporal, moral e espiritual. / Fazei que se convertam aqueles que, /por querer ou sem querer, /são instrumentos de infelicidade para os outros. / E que o justo persevere na sua fé / e propague o amor de Deus, até o triunfo final. / São Sebastião, / advogado contra as epidemias, a fome e as guerras, / rogai por nós sem cessar. Ó glorioso batalhador da Fé, / socorrei-nos em nossas fraquezas e necessidades urgentes, / rogai por nós junto a Deus. Amém

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

BÊNÇÃO FINAL

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. O Deus, que é nosso Pai e nos reuniu hoje para homenagear São Sebastião, vos abençoe, vos proteja de todo mal e vos confirme na sua paz.

T. Amém.

P. O Cristo Senhor, que manifestou em São Sebastião a força renovadora da Páscoa, vos torne testemunhas do seu Evangelho.

T. Amém.

P. O Espírito Santo, que em São Sebastião, nos ofereceu um sinal de solidariedade fraterna, vos torne capazes de criar na Igreja uma verdadeira comunhão de fé e de amor.

T. Amém.

P. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.

T. Amém.

P. Glorificai o Senhor com vossa vida; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

T. Graças a Deus.

Canto conhecido para o encerramento.

1º DIA: S. SEBASTIÃO PROCURA VIVER A VERDADE

– Canto Inicial (Hino de S. Sebastião)

P. A Igreja nascente estava passando por terríveis e sangrentas perseguições. O sangue dos cristãos banhava as arenas e fecundava o chão, fazendo germinar novos mártires. Os cristãos ensinavam que há um só Deus, Criador de tudo o que existe. Esta doutrina entrava em choque com a religião do império romano que adorava muitos deuses ou ídolos. Por isso os seguidores de Cristo estavam sendo perseguidos e presos. O nome cristão devia ser abolido do império romano. Quem não renegasse sua fé, era submetido às torturas mais desumanas.

L. São Sebastião “libertou-se de todo o desejo de domínio sobre os outros, fez-se um dos últimos e procurou viver em harmonia com todos. Foi ele que motivou estas páginas” (Fratelli tutti, 4).

P. Peçamos a intercessão de S. Sebastião, por muitos sacerdotes que vivem seu ministério em situações de grandes dificuldades e mesmo assim, dão testemunho de amor, na entrega diária no serviço vivendo na carne os mesmos sofrimentos de Cristo.

– ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

– ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

2º DIA: S. SEBASTIÃO ANUNCIADOR DO EVANGELHO

– Canto Inicial (Hino de S. Sebastião)

P. São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no final do século III, e desde muito cedo seus pais se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado. Seguindo o exemplo materno, desde criança São Sebastião sempre se mostrou forte e piedoso na fé: “Minha alegria e minha coroa” (Fl 4,1). Como São Paulo, nós também queremos reconhecer os diferentes rostos dos cristãos leigos e leigas, irmãos e corresponsáveis na evangelização. São para nós motivo de alegria e de ânimo na vivência do ministério ordenado. Nesse sentido, vale recordar a frase de Santo Agostinho, que, reconhecendo o peso do ministério pastoral, alegra-se com a companhia dos seus fiéis. “Atemoriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois para vós sou bispo; convosco, sou cristão. Aquele é nome do ofício recebido; este, da graça; aquele, do perigo; este, da salvação”. (Santo Agostinho, Serm. 340).

L. “Cada sociedade precisa de garantir a transmissão dos valores; caso contrário, transmitem-se o egoísmo, a violência, a corrupção nas suas diversas formas, a indiferença e, em última análise, uma vida fechada a toda a transcendência e entrincheirada nos interesses individuais” (Fratelli tutti, 113).

P. Sê homem de Deus, que anuncia Deus! Este mandato toca-nos de perto. Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão; cada batizada e batizado é uma missão. Quem ama, põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo: é atraído e atrai; dá-se ao outro e tece relações que geram vida.

– ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

– ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

3º DIA: SÃO SEBASTIÃO, ANUNCIADOR DO PRÍNCIPE DA PAZ.

– Canto Inicial (Hino de S. Sebastião)

L. São Sebastião testemunha a coragem de muitos cristãos que, mesmo com suplícios terríveis, derramaram o sangue por Jesus. Nosso padroeiro transmitiu essa fortaleza do Espírito a muitos dos cristãos condenados, animando-os com palavras de Fé. No entanto, um outro soldado contou ao imperador que Sebastião era cristão e que socorria os perseguidos e condenados. O imperador considerou isso uma traição. Questionou Sebastião, que respondeu não poder prestar melhor serviço ao Estado e ao imperador do que adorando ao verdadeiro Deus. Com muita raiva, o imperador mandou levar Sebastião até a floresta e o amarrar a uma árvore. Disse aos arqueiros para cobrirem o corpo de Sebastião com flechas, acertando, porém, partes do corpo que não levassem à morte rápida. O imperador desejava que Sebastião sofresse muito antes de morrer. Mas, Sebastião não morreu. Os cristãos, ao procurem o corpo para o enterrar, descobriram-nos ainda com vida. Tiram as setas, cuidam das feridas e o levam para um local seguro, onde recuperaria a saúde e a força.

P. É inevitável a constatação de que a violência permeia toda a história da humanidade, desde a antiguidade, chegando aos nossos dias, e apresenta um rosto multifacetado, onde cabem desde os jogos do circo romano, a tortura, passando pelo genocídio, o terrorismo, o infanticídio e outras variadas formas. Por outro lado, é importante situar a violência no horizonte que lhe é próprio, ou seja: para além dos limites do que é lógico e pensável, no campo do irracional e, por isso mesmo, do perturbador. Neste sentido, o tema da violência faz fronteira com algo que também é impensável racional e filosoficamente. Algo que também e igualmente releva do ilógico e do perturbador: o amor, o desejo, a bondade, a fé, a comunicação com o Transcendente.

L. “Em muitas partes do mundo, fazem falta percursos de paz que levem a cicatrizar as feridas, há necessidade de artesãos de paz prontos a gerar, com inventiva e ousadia, processos de cura e de um novo encontro” (Fratelli tutti, 113).

P. Ó Deus da paz, de ternura e compaixão, vivendo a vocação do leigo e da leiga, ensina-nos a superar os desafios do mundo e a sermos testemunhas da unidade e de comunhão fraterna em meio à cultura da morte, da violência e da insegurança que abarca nossa cidade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

– ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

– ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

4º DIA: SÃO SEBASTIÃO, MODELO DE SEGUIMENTO

– Canto Inicial (Hino de S. Sebastião)

P. São Sebastião é um dos santos mais populares e venerados. O Papa São Caio deu a ele o título de “Defensor da Igreja”, para destacar seu zelo e porque S. Sebastião defendeu vigorosamente a Igreja até o martírio. Santo Ambrósio o apresentou como modelo do verdadeiro cristão. São Gregório Magno proporcionou grande incremento e devoção a São Sebastião. Tudo isso porque nosso padroeiro se deixou lavar pelo sangue do Cordeiro para se assemelhar a Jesus e participar da plenitude de vida, alegria e paz que Deus tem para nós.

L. “Cada um de nós é chamado a ser um artífice da paz, unindo e não dividindo, extinguindo o ódio em vez de o conservar, abrindo caminhos de diálogo em vez de erguer novos muros” (Fratelli tutti, 284).

P. O missionário deve empenhar-se em encontrar novas linguagens e novos meios para a comunicação do Evangelho, cada vez mais adequados para anunciar Cristo hoje. Não se trata de impor regras morais ou práticas religiosas a observar para obter a salvação, mas de convidar à autodoação a Cristo para sua própria salvação e para salvação dos outros.

– ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

– ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

5º DIA: SÃO SEBASTIÃO, ANUNCIADOR ALEGRIA

L. Conta-se que o corpo de São Sebastião teria sido mostrado num sonho a santa Luciana, cerca de meia noite após o martírio, Luciana, acompanhada de seus servos, retirou o corpo do santo dos esgotos de Roma e o depositou num local adequado. Apressou-se em dar-lhe sepultura e passou vários dias junto ao seu túmulo em oração. Santa Luciana transformou seu lar em templo sagrado deixando todos os seus bens para socorrer os fiéis.

P: O nosso Deus é o Deus da esperança e Ele jamais nos desampara. Nos momentos em que o sofrimento se faz presente, o cristão deve se lembrar de que Deus domina tudo e que nada escapa de Suas mãos, mesmo que, no momento da dor, nós não consigamos compreender nada. Deus vem ao encontro de nossas dores, Ele jamais nos abandona.

L. “Todavia, como cristãos, não podemos esconder que, «se a música do Evangelho parar de vibrar nas nossas entranhas, perderemos a alegria que brota da compaixão, a ternura que nasce da confiança, a capacidade da reconciliação que encontra a sua fonte no facto de nos sabermos sempre perdoados-enviados” (Fratelli tutti, 277).

– ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

– ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

6º DIA: SÃO SEBASTIÃO: PREGADOR DO REINO DE DEUS

– Canto Inicial (Hino de S. Sebastião)

P. Sebastião era um jovem de bela aparência e de educação primorosa, dedicado e cumpridor de seus deveres. Em pouco tempo, granjeou a estima e a confiança de seus chefes e do próprio imperador, sendo logo nomeado capitão da guarda pretoriana. Mas a vida militar não o desviou dos deveres cristãos. Comprometido com a pátria e com o imperador, não se esquecia de que seu compromisso maior era com Cristo, seu Rei e Senhor. Por isso, não pensou das vezes em renunciar às perspectivas de uma gloriosa carreira militar, para sacrificar sua vida pela fé que professava. Por sua bravura e coragem, são Sebastião é considerado o patrono dos militares.

L. “Mas é necessário verificar, continuamente, que as formas atuais de comunicação nos orientem efetivamente para o encontro generoso, a busca sincera da verdade íntegra, o serviço, a aproximação dos últimos e o compromisso de construir o bem comum” (Fratelli tutti, 205).

P. Ó Deus do Universo, faze de nós testemunhas fiéis do teu Reino. Não nos deixe cair na indiferença que humilha e mata, no individualismo, no egoísmo, na ignorância. Renova em nós, Senhor, a graça do Batismo. Nesse processo, não estamos sozinhos. O Senhor está entre nós e acompanha nossos passos ao longo da caminhada.

– ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

– ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

7º DIA: SÃO SEBASTIÃO, PROTETOR DAS FAMÍLIAS

– Canto Inicial (Hino de S. Sebastião)

P. A família é fonte de alegria. Como é bom estar com a família! Como é bom ter o carinho dos familiares, o sorriso, a compreensão e a ajuda dos que nos amam. Que cada casa de nossa cidade do Rio de Janeiro possa se tornar cada vez mais um lugar sagrado. Um local em que o amor seja exaltado a cada instante: ao esposo, à esposa, ao filho, à filha e a todos a que o lar se abrir. Não tememos abrir as portas de nossos corações e nossos lares, pois sabemos em quem colocamos a nossa confiança (cf. 2Tm 1,12). Sabemos que isso não nos isenta do sofrimento, pois Jesus mesmo disse que, no mundo, haveríamos de ter aflições. (Jo 16,33). No entanto, o sofrimento vivido com Deus não leva ao desespero. A pessoa, mesmo enfrentando dificuldades, sente paz e suporta tudo, porque não está sozinha. Ela é sustentada pela força de Deus.

L. “Neste mundo globalizado, os mass media podem ajudar a sentir-nos mais próximos uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna” (Fratelli tutti, 205).

P. Fazei Senhor por intercessão de São Sebastião que possamos corresponder à vocação a qual fomos chamados neste mundo. Que o Espírito Santo possa fortalecer nossas virtudes e carismas e, assim, possamos, como S. Sebastião, tornarmo-nos luz para este mundo, principalmente em meio às trevas.

– ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

– ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

8º DIA: SÃO SEBASTIÃO: FORTALEZA DE DEUS

– Canto Inicial (Hino de S. Sebastião)

P. São Sebastião, por sua lealdade e fidelidade, foi nomeado capitão da guarda pessoal do imperador. Serviu-se de sua posição para ajudar os pobres, os perseguidos e os injustiçados. Em consequência da feroz perseguição desencadeada pelo imperador Diocleciano, milhares de cristãos foram lançados nas prisões e tiveram seus bens confiscados. Um grande número deles foi martirizado e tantos outros ficaram pobres. São Sebastião, além de confortar e encorajar os presos, dedicava-se a amparar viúvas, órfãos e os pobres de sua comunidade; reprovava aberta e publicamente a injusta perseguição contra os cristãos.

L. “As pessoas podem desenvolver algumas atitudes que apresentam como valores morais: fortaleza, sobriedade, laboriosidade e outras virtudes. Mas, para orientar adequadamente os atos das várias virtudes morais, é necessário considerar também a medida em que eles realizam um dinamismo de abertura e união para com outras pessoas. Este dinamismo é a caridade, que Deus infunde” (Fratelli tutti, 91).

P. São Sebastião, durante o seu peregrinar sobre esta terra, foi exemplo de firmeza em seus propósitos. Nunca vacilou, mesmo diante de ameaças e, a exemplo do seu divino Mestre, não abriu a boca para se queixar enquanto era açoitado e flagelado.

– ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

– ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

9º DIA: SÃO SEBASTIÃO, DISCÍPULO DA VERDADE

L. A grandeza do mundo é uma sombra. É uma fumaça que se dissipa. Ao contrário, a grandeza do amor misericordioso de Deus é mais sólida que uma rocha. A pessoa de fé, que se deixa conduzir pelo amor misericordioso de Deus encontrou esta verdadeira grandeza. Foi isso que aconteceu com São Sebastião. Ele se uniu a Jesus Cristo pelo batismo nas águas e pelo batismo no sangue. São Sebastião descobriu a riqueza que significa tornar-se discípulo de Jesus Cristo. Foi apóstolo abrasado no fogo do Espírito Santo. Foi zeloso batalhador da fé cristã. Fortaleceu muitos cristãos e protegeu todos os fiéis. Tanto na vida quanto na morte, mostrou-se varão justo e sem defeito.

P. Seguir Jesus Cristo é ser como São Sebastião. É dar a vida, é sacrificar-se, é ser confrontado e desafiado pela onda de desonestidade, infidelidade, consumismo, hedonismo, corrupção. É enfrentar os maus desejos e as tentações que podem afastar do caminho da vida. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa de Jesus Cristo.

L. “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração” (Fratelli tutti, 56).

P. Ó Deus, olhai com bondade os fiéis que imploram a vossa misericórdia, para que, confiando em vosso amor de Pai, irradiem por toda parte a vossa caridade. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Glória a ti, Senhor, que perdoas as culpas e curas todas as enfermidades.

– ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

– ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

10º DIA: SÃO SEBASTIÃO FIEL A DEUS

L. Mesmo quando somos infiéis, Deus permanece fiel (2Tm 2,13). São Sebastião viveu esta realidade. Ele testemunhou a fidelidade de Deus, do Deus que está sempre nos convidando para estarmos com Ele e recebemos o Seu amor. Este convite é eterno. Deus nunca deixa de cuidar de nós. A fidelidade de Deus é característica de Seu infinito amor, um amor que espera o filho de volta, ciente de que é na casa do pai que o filho será feliz e verdadeiramente tratado como filho.

P. A fraqueza da nossa natureza humana impede muitas vezes que a nossa fé seja coerente; quer dizer, às vezes os nossos atos não estão conforme às exigências da fé. Portanto, não basta crer, é preciso obedecer. Depois que o povo hebreu recebeu a Lei de Deus por meio de Moisés, exclamou: “Tudo do que o Senhor falou, nós o faremos e obedeceremos” (Ex 24,7). Esta era a vontade do povo, no entanto, sabemos que este mesmo povo prevaricou tantas vezes prestando culto aos deuses dos pagãos.

L. “Aqui está um segredo da existência humana autêntica, já que «a vida subsiste onde há vínculo, comunhão, fraternidade; e é uma vida mais forte do que a morte, quando se constrói sobre verdadeiras relações e vínculos de fidelidade. Pelo contrário, não há vida quando se tem a pretensão de pertencer apenas a si mesmo e de viver como ilhas: nestas atitudes prevalece a morte” (Fratelli tutti, 87).

P. Ó querido São Sebastião, que unistes vossos sofrimentos aos de Cristo e que, mesmo diante das perseguições, das ofensas, das injustiças e dos golpes de violência, conservastes vossa fidelidade e vosso amor a Jesus, sede o farol a iluminar nossos passos e a estrela a conduzir nosso caminho pelas estradas do bem e da verdade. Amém

– ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

– ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

11º DIA: SÃO SEBASTIÃO, MISSIONÁRIO DO SENHOR.

– Canto Inicial (Hino de S. Sebastião)

P. Na eternidade feliz, São Sebastião goza da felicidade infinita diante de Deus, na companhia dos outros santos e santas. Nosso padroeiro não se apegou às exterioridades. Não viveu uma fé apenas de aparência. A prática externa não nos assegura que estamos seguindo Jesus verdadeiramente. O martírio, ao contrário, comprova a fidelidade do discípulo. A coragem de São Sebastião ao enfrentar o imperador nos mostra que ele buscava uma felicidade maior até mesmo que todas as rejeições e perseguições.

L. “O manancial de dignidade humana e fraternidade está no Evangelho de Jesus Cristo. Dele brota, «para o pensamento cristão e para a ação da Igreja, o primado reservado à relação, ao encontro com o mistério sagrado do outro, à comunhão universal com a humanidade inteira, como vocação de todos” (Fratelli tutti, 277).

P: Senhor Deus, nosso Pai misericordioso, neste último dia da trezena em honra de vosso glorioso mártir são Sebastião, pedimos, por sua intercessão que nos torneis mais generosos e disponíveis para servir a nossos irmãos. Com a vossa graça e ajuda, queremos trabalhar para que vosso Reino de paz e de fraternidade se espalhe por todo o mundo. Por Cristo Nosso senhor. Amém.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

– ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

12º DIA: SÃO SEBASTIÃO, ANUNCIADOR DO AMOR

– Canto Inicial (Hino de S. Sebastião)

P. São Sebastião testemunha a coragem de muitos cristãos que, mesmo com suplícios terríveis, derramaram o sangue por Jesus. Nosso padroeiro transmitiu essa fortaleza do Espírito a muitos dos cristãos condenados, animando-os com palavras de Fé. No entanto, um outro soldado contou ao imperador que Sebastião era cristão e que socorria os perseguidos e condenados. O imperador considerou isso uma traição. Questionou Sebastião, que respondeu não poder prestar melhor serviço ao Estado e ao imperador do que adorando ao verdadeiro Deus. Com muita raiva, o imperador mandou levar Sebastião até a floresta e o amarrar a uma árvore. Disse aos arqueiros para cobrirem o corpo de Sebastião com flechas, acertando, porém, partes do corpo que não levassem à morte rápida. O imperador desejava que Sebastião sofresse muito antes de morrer. Mas, Sebastião não morreu. Os cristãos, ao procurem o corpo para o enterrar, descobriram-nos ainda com vida. Tiram as setas, cuidam das feridas e o levam para um local seguro, onde recuperaria a saúde e a força.

L. “O amor coloca-nos em tensão para a comunhão universal. Ninguém amadurece nem alcança a sua plenitude, isolando-se. Pela sua própria dinâmica, o amor exige uma progressiva abertura, maior capacidade de acolher os outros, numa aventura sem fim, que faz convergir todas as periferias rumo a um sentido pleno de mútua pertença. Disse-nos Jesus: «Vós sois todos irmãos» (Mt 23, 8)” (Fratelli tutti, 95).

P. Ó Deus da paz, de ternura e compaixão, vivendo a vocação do leigo e da leiga, ensina-nos a superar os desafios do mundo e a sermos testemunhas da unidade e de comunhão fraterna em meio à cultura da morte, da violência e da insegurança que abarca nossa cidade.

– ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

– ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

13º DIA: S. SEBASTIÃO MENSAGEIRO DA ESPERANÇA

Canto Inicial (Hino de S. Sebastião)

P. São Sebastião viveu em tempos de perseguição. Muitos cristãos renegaram sua fé e muitos outros se refugiaram em lugares afastados; mas ele permaneceu com a sua comunidade, auxiliando o bispo de Roma, o Papa Fabiano. Para que São Sebastião pudesse ensinar e propagar o Reino de Deus com mais autoridade, o papa lhe conferiu o subdiaconato, tornando-se um dos ministros da igreja.

L. “A esperança é ousada, sabe olhar para além das comodidades pessoais, das pequenas seguranças e compensações que reduzem o horizonte, para se abrir aos grandes ideais que tornam a vida mais bela e digna. Caminhemos na esperança!” (Fratelli tutti, 55).

P. Ó querido São Sebastião, que unistes vossos sofrimentos aos de Cristo e que, mesmo diante das perseguições, das ofensas, das injustiças e dos golpes de violência, conservastes vossa fidelidade e vosso amor a Jesus, sede o farol a iluminar nossos passos e a estrela a conduzir nosso caminho pelas estradas do bem e da verdade.

– ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz! Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

R. Ele vive! Ele reina! Ele é Deus e Senhor! (bis)

– EVANGELHO DO DIA

– HOMILIA

– PRECES ESPONTÂNEAS

R. São Sebastião, mensageiro da esperança, rogai a Deus por nós!

Feriados vão movimentar R$ 21 Bilhões no Turismo

Por Redação Uma projeção do Ministério do Turismo revela que as viagens nos fins de ...

Learn more

Related posts