CCBB em CASA – Comemora aniversário de 212 anos do Banco do Brasil e 31 anos de investimento em cultura

Por Redação

Destaques: Os Paralamas do Sucesso, Quasar Cia. de Dança, Björk, Guinga

e As Vozes Femininas e o Festival Musicar em formato 100% on line

Em outubro o Banco do Brasil (BB) celebra 212 anos de criação e 31 anos de incentivo à cultura. O marco das mais de três décadas de incentivo à cultura é a inauguração do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1989. Ao longo dos tempos, a instituição se tornou o espaço cultural mais visitado do Brasil e um dos mais frequentados do mundo. Com o sucesso do investimento, o BB ampliou sua presença em outras capitais, com as inaugurações dos CCBBs Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente.

Com as suspensões das atividades em março, como medida de segurança contra o novo coronavírus, o #CCBBemCASA foi criado, disponibilizando conteúdos exclusivos da programação no site bb.com.br/cultura. Em setembro o CCBB Rio de Janeiro e Brasília retomaram suas atividades presenciais, adaptados as novas regras de segurança sanitárias. Os CCBB São Paulo e Belo Horizonte permanecem com suas atividades presenciais suspensas.

E para celebrar esse mês, muita arte e cultura! No dia 11, o CCBB Live retorna com a edição especial de aniversário, apresentando Os Paralamas do Sucesso direto da rotunda do CCBB Rio de Janeiro. No dia 12, diretamente do teatro do CCBB Brasília, haverá uma transmissão ao vivo do espetáculo “Estou Sem Silêncio”, da Quasar Cia. de Dança. A exposição Björk ganha novas atrações on line exclusivas. O projeto Guinga e As Vozes Femininas será retomado no formato online, uma série musical que estreou poucos dias antes da quarentena, será realizada de 8 de outubro a 12 de novembro. O festival Musicar também ganhou o formato 100% on line, agora chamado de Musicar na Nuvem, com uma programação intensa de com mais de 50 atrações voltadas para toda a família no período de 10 de outubro a 15 de novembro.

CCBB Live – Os Paralamas do Sucesso

Dia 11 de outubro às 20h, o Paralamas do Sucesso se apresenta ao vivo diretamente da icônica Rotunda do edifício histórico do Centro do Rio de Janeiro. O evento marca mais de 3 décadas de investimento em Cultura pelo Banco do Brasil que em 12 de outubro de 1989 inaugurou a primeira sede do CCBB no prédio projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. A transmissão será feita no canal Youtube oficial da banda.

CCBB Live – Quasar Cia de Dança

Dia 12 de outubro, às 18h, em comemoração ao aniversário do Banco do Brasil e seus 31 anos de investimento em cultura, haverá a apresentação do grupo Quasar Cia. de Dança, com transmissão ao vivo do espetáculo “Estou Sem Silêncio” diretamente do CCBB de Brasília, que também comemora aniversário neste dia 12 de outubro, completando 20 anos de existência. A transmissão será feita no canal Youtube do Banco do Brasil.

CCBB Live – Guinga e as Vozes Femininas

O Centro Cultural Banco do Brasil vai retomar, no formato online, uma série musical que estreou poucos dias antes da quarentena. GUINGA E AS VOZES FEMININAS será realizada de 8 de outubro a 12 de novembro no canal YouTube do Banco do Brasil. Serão 9 apresentações musicais em forma de lives, além de 3 palestras e 1 masterclass com Guinga. Em cada live, transmitida do CCBB Rio de Janeiro, serão apresentados diferentes repertórios e arranjos para a obra do homenageado, que completou 70 anos em junho deste inimaginável 2020. Leila Pinheiro, Ana Carolina e Simone Guimarães estão entre as oito vozes femininas convidadas para a homenagem.

Dia 8 de outubro (quinta-feira), às 20h Guinga recebe Leila Pinheiro e Marcus Tardelli 

Dia 15 de outubro (quinta-feira), às 20h Guinga recebe Cíntia Graton e Marcus Tardelli 

Dia 22 de outubro (quinta-feira), às 20h Guinga recebe Simone Guimarães e Jean Charnaux 

Dia 25 de outubro (domingo), às 20h Guinga recebe Anna Paes e Pedro Paes 

Dia 29 de outubro (quinta-feira), às 20h Guinga recebe Bruna Moraes e Jean Charnaux 

Dia 1 de novembro (domingo), às 20h Guinga recebe Ana Carolina e Jean Charnaux 

Dia 5 de novembro (quinta-feira), às 20h Guinga recebe Ilessi e Jean Charnaux 

Dia 8 de novembro (domingo), às 20h Guinga recebe Luísa Lacerda e Zé Nogueira 

Dia 12 de novembro (quinta-feira), às 20h Guinga recebe Leila Pinheiro e Marcus Tardelli

CICLO DE PALESTRAS – POR ANNA PAES Aos sábados, às 20h

Dia 24 de outubro :: Guinga e Paulo César Pinheiro

Dia 31 de outubro :: Guinga, memória, história e identidade

Dia 7 de novembro :: Viva Aldir! A parceria entre Guinga e Aldir Blanc

MASTERCLASS – COM GUINGA

Dia 10 de outubro (sábado), às 20h, com a temática “A influência de Villa-Lobos e Tom Jobim na obra do compositor”

Musicar na Nuvem 

No mês das crianças, o maior festival de música infantil do Brasil, o Musicar – Festival de Música Infantil, estreia sua primeira edição totalmente on-line, dentro do projeto #CCBBemCASA. O Musicar na Nuvem vai transmitir mais de 50 atrações voltadas para toda a família, que vão ao ar de 10 de outubro a 15 de novembro. A programação conta com shows, vivências, oficinas, podcasts e webinars e inclui artistas como a moçambicana Lenna Bahule, os mexicanos Chalanes del Amor, a carioca Bia Bedran e o paulista Hélio Ziskind. 

As transmissões serão feitas pelo canal YouTube do festival (www.youtube.com/musicarfestival) e pelo canal Spotify do festival  (spotify.com/user/musicar.festival).

 Programação Musicar na Nuvem é dividida em quatro pilares

Os Shows na Nuvem reúnem grupos referência no cenário da música infantil brasileira e internacional. Gravados nas rotundas dos CCBBs Rio de Janeiro e São Paulo e em outras cidades do país, serão transmitidos pelo Youtube para as casas das crianças e suas famílias. Neste bloco, os destaques ficam por conta das apresentações de Bia Bedran, Farra dos Brinquedos, Helio Ziskind, Duo Karma (Cuba), Lenna Bahule (Moçambique) e Chalanes del Amor (México).

Nas Oficinas e Brincadeiras Musicais os artistas propõem às crianças vivências musicais e corporais, em oficinas gravadas especialmente para o festival. O diálogo entre o passinho e o frevo será tema da oficina ministrada pela Passinho Brazil Cia de Dança, enquanto ritmos e instrumentos latino-americanos dão o tom da oficina comandada pelos mexicanos do Chalanes Del Amor. Música para bebês e crianças, música na gestação e percussão corporal também são destaque na programação.  

Os Podcasts para Crianças oferecem contações de histórias musicadas que exercitam a escuta e a imaginação das crianças. “Cordel Animado”, com a pernambucana Mariane Bigio, “Passarinho, que som é esse?”, com Hélio Ziskind, e ‘Contos indígenas’, com Marcia Wayna Kambeba, estão na programação.

E as crianças não são o único público bem-vindo no Musicar. O ciclo Webinar para Adultos, voltados para famílias e educadores, reúne conversas com especialistas sobre música, brincadeiras e infância. As entrevistas serão realizadas ao vivo, com transmissão pelo Youtube, mediadas pela curadora do festival Bebel Nicioli.

Björk digital

Tendo em vista a interrupção por motivo de força maior (COVID-19) da exposição Björk Digital que esteve no CCBB Brasília e Rio de Janeiro, uma série de conteúdos relacionados ao universo da multiartista islandesa será disponibilizado para o público a partir de 5 de outubro. Além do catálogo em formato online a ser disponibilizado no site www.cinnamon.com.br/bjorkdigital, estão previstas lives com colaboradores de Björk e convidados nacionais, elementos interativos e vídeos sobre diferentes aspectos do trabalho da artista. 

CATÁLOGO ONLINE BJÖRK DIGITAL

Disponível a partir de 5 de outubro www.cinnamon.com.br/bjorkdigital

Lives CCBB EM CASA: Imersão, Arte e Música

Data: 17 outubro

18h00 – bate-papo James Merry com participação Alma Negrot

20h00 – DJ set Jesse Kanda com participação de Linnda Quebrada

Mediação: Bárbara Paz  

Data: 18 outubro

18h00 – bate-papo Andrew Thomas Huang com participação de Zeca Camargo

20h00 – DJ set a ser confirmado com participação de Aisha Mbikila

Mediação: Bárbara Paz

#CCBBEMCASA

Visitas virtuais pelo prédio e exposições, mostras de cinema 100% on line, Lives shows, catálogos digitais, detalhes e curiosidades sobre os projetos podem ser conferidos na tela do seu computador ou celular. Tudo para que esse período atual de atenção e recolhimento seja o mais tranquilo possível, com arte e cultura.

Passeio virtual aos CCBBs no Google Arts & Culture 

São Paulo

Rio de Janeiro

Belo Horizonte

Brasília

EXPOSIÇÕES

  Egito Antigo: do cotidiano à eternidade

Exposição inédita sobre o Egito Antigo, considerada uma das mais importantes civilizações da história da humanidade. Por meio de um amplo panorama sobre o cotidiano, a religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade, a seleção de obras para o CCBB reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo. Curadoria de Paolo Marini e Pieter Tjabbes.

Para Tour Virtual, Catálogo digital, Webinares, visite: https://www.bb.com.br/cultura

Ivan Serpa – A Expressão do Concreto

Retrospectiva completa sobre a vida e o legado do artista carioca, referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Por meio de obras oriundas de diversas coleções, serão mostradas várias fases do pintor e sua multiplicidade estética e técnica, com importantes pinturas do período concretista, peças de caráter expressionista, da fase Negra, em que o artista preferia denominar Crepuscular, obras das fases Op-erótica, Amazônica e Mangueira, terminando com a fase Geomântica, que revelam um aspecto místico do pintor. Curadoria: Hélio Márcio Dias Ferreira e Marcus de Lontra Costa.

Para visita virtual e webinar, visite: https://www.bb.com.br/cultura

Chiharu Shiota – Linhas da Vida

“Linhas da Vida”, de Chiharu Shiota, revisita a trajetória da artista japonesa, apresentando mais de 70 obras organizadas em cinco núcleos temáticos. Com gravuras, pinturas, esculturas, fotografias, vídeo performances e instalações, a exposição traça um panorama do trabalho da artista, desde o princípio de sua carreira, em 1994, até os dias atuais.

  Para Visita virtual, Catálogo digital, Webinares, visite: https://www.bb.com.br/cultura  

LIESA DIVULGA O CALENDÁRIO DE ENSAIOS TÉCNICOS PARA O CARNAVAL 2017

Por Marcelo Faria Foto por Mariana Barcelos A Liga Independente das Escolas de Samba do ...

Learn more

Related posts