Por Redação
A programação de lives no Instagram do Teatro Rival Refit em outubro começa lindamente com a participação do MPB4 na quinta, dia 1º. Os quatro integrantes – Miltinho, Aquiles, Dalmo Medeiros e Paulinho Malaguti Pauleira – vão se revezar no papo comandado por Beto Feitosa.
As lives de terça-feira, comandadas pelo produtor musical Marcos Salles, vai entrar no clima do pagode dos anos 1990, com a presença de artistas que participaram de grupos que se destacaram na época. O primeiro a participar é o cantor e compositor Charlles André, que emplacou sucessos do grupo Os Morenos, como “Mina de fé” e “Amor singular”. Ele é o convidado do dia 6. Na semana seguinte, no dia 13, Salles recebe Délcio Luiz, que fez parte dos grupos Raça e Kiloucura, e é autor de sucessos gravados por outros grupos. São dele, por exemplo, “Desliga e vem” e “Luz do desejo”, do Exaltasamba; “A dança da vassoura” e “Paparico”, do Molejo; “Timidez”, do Negritude Júnior; “Cola do meu lado”, do SPC; e “Marrom bombom”, dos Morenos. No dia 20, é a vez de o cantor e compositor Marquinho PQD participar. Ele é parceiro de Franco e Arlindo Cruz em “Luz do repente”, que deu nome ao disco da saudosa Jovelina Pérola Negra; e de Sombrinha e Arlindo em “Deixa clarear”, título do disco de Zeca Pagodinho. E fechando as lives comandadas por Salles em outubro, no dia 27, o convidado é o cantor e compositor Luiz Cláudio Picolé, autor de sucessos como “Amor e amizade”, em parceria com Charlles André, gravado pelo grupo Kiloucura, do qual fez parte; e “Corpitcho”, gravado pela cantora Maria Rita.
E outubro ainda tem muito mais, além do samba. Tem live com sabor burlesco, comandado por Delirous Fenix, que recebe, no dia 7 (quarta-feira), a ex-vedete Eloína Ferraz, que fez muito sucesso nas décadas de 1940 e 1950 em espetáculos do teatro de revista.
No dia seguinte, dia 8, a cantora e compositora Patrícia Mellodi comemora a marca de 100 artistas convidados em seu Sarau da Mellodi, com uma superlive de duas horas com participação de um time animado: Rita Benneditto, Ana Costa, Daniel Gonzaga, Júlia Vargas, João Pinheiro, Fhernanda Fernandes, Honey, Valéria Barcellos, Teófilo Lima e Soraya Castello Branco.
No dia 14, a jornalista e apresentadora Bia Aparecida volta a conversar com quem escreve os versos de músicas na live “Letra e Música”. Desta vez, a convidada é a poeta, compositora, cantora e produtora Socorro Lira, idealizadora e realizadora do Prêmio Grão de Música e criadora do Projeto Memória Musical da Paraíba, que trabalha com artistas e grupos de cultura popular no estado.
No dia 15, quinta–feira, Cris Delanno recebe Alex Moreira, no projeto Parde2.
Já os papos bafônicos voltam no dia 21, quando o produtor Eduardo Araúju tricota com a drag queen…
No dia 22, quinta-feira, o encontro será com as irmãs Irmãs Soraya Ravenle e Ithamarax Koorax.
E encerrando o mês, duas lives temáticas. Uma delas é “Vidas Negras Sim Importam”, apresentada pelo cantor e compositor Gabriel Moura, que vai papear com … no dia 28, trazendo o debate sobre o racismo para o Teatro Rival Refit, que sempre lutou contra qualquer tipo de discriminação e mantém uma programação privilegiando a diversidade.
E no dia 29, a live tem temática instrumental sob a batuta do saxofonista Léo Gandelman, que terá o bandolinista Hamilton de Holanda como convidado.
Todas as lives rolam às cinco da tarde. Teatro Rival Refit, 86 anos de resistência cultural.