Cristo Redentor recebe iluminação especial pelo Dia do Exército

Por Redação

Nesta quarta-feira, 15 de abril, às 18h, o monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será iluminado na cor verde-oliva em homenagem ao Dia do Exército e aos militares que estão no combate contra o novo coronavírus (Covid-19). A data será celebrada, no alto do Corcovado, com um ato cívico que contará com a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, de autoridades eclesiásticas, do Comandante Militar do Leste, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva e demais Oficiais Generais do Exército Brasileiro.

Em 2020, comemoram-se os 372 anos da Batalha dos Guararapes, marco histórico fundador do Exército Brasileiro. No dia 19 de abril de 1648, pela primeira vez desde a descoberta da nova nação, brancos, índios e negros irmanaram-se na luta contra um invasor comum, tendo sido o termo pátria referenciado pela primeira vez nas terras brasileiras. A História do Exército, portanto, confunde-se com a formação da nacionalidade brasileira.

A cor verde-oliva, que representa o Exército Brasileiro e que iluminará o Cristo Redentor, é abundante nas matas de nosso território e simboliza também a esperança, sentimento especialmente presente na alma fluminense em face da atual conjuntura vivenciada no Rio de Janeiro. Ela estará representando também todos os militares que estão lutando sem temor em cooperação com os órgãos e agências de segurança pública, na prevenção e no controle da pandemia do COVID-19.

O simbolismo do evento materializa a simbiose entre duas instituições respeitadas e consagradas por compartilharem valores comuns, tais como a ética, o respeito ao próximo e o culto às tradições.

“A Arquidiocese do Rio de Janeiro, como uma forma de agradecimento e reconhecimento, tem a alegria de poder, com esta iluminação, homenagear e dar visibilidade à atuação do Exército Brasileiro em todo o território nacional. O Cristo Redentor é o símbolo da expressão psicossocial do povo brasileiro. Em nome disso, a Arquidiocese do Rio mantém estratégico e fundamental relacionamento com o Exército Brasileiro, em vista do bem comum e dos valores pátrios”, afirma Padre Omar.

O ato cívico será sem a presença de público e transmitido ao vivo pelo canal no YouTube do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar (https://www.youtube.com/channel/UCqsbC6Y2q0RhEgWxWYeAWIQ?view_as=subscriber ).

Serviço:

Evento: Ato cívico e iluminação do Cristo Redentor em homenagem ao Dia do Exército

Data: 15 de abril de 2020 (quarta-feira)

Horário: 18h

Presidente da Riotur recebe turistas no Porto e no Aeroporto

Por redação O presidente da Riotur, Marcelo Alves, esteve recepcionando os turistas que ...

Learn more

Related posts