Ação de Amor do Cristo Redentor, Paróquia São José da Lagoa e Ato Inter-religioso no Cristo Redentor, são atividades da Virada Sustentável Rio 2019

Por Redação

Nesse sábado, 19 de outubro, das 9h às 12h, o Ação de Amor do Cristo Redentor, em parceria com a Paróquia São José da Lagoa, participará de mais uma edição da Virada Sustentável com atividades gratuitas na Praça São José, que fica ao lado da igreja de vidro, no bairro da Lagoa.

Durante a manhã, será realizado o Colóquio sobre Sustentabilidade, com apresentações sobre “cases” da Paróquia São José da Lagoa, mediadas pelo pároco da Igreja São José da Lagoa, Padre Omar, que vão mostrar os avanços dos projetos sustentáveis desenvolvidos pela igreja, e uma palestra da OAB. A professora do curso de “Negócios Sustentáveis” da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante da Pastoral do Desenvolvimento Sustentável, Márcia Dabul, vai explicar sobre o Projeto “Rodando com Tampinhas”, o engenheiro elétrico e artista plástico Alexandre Pinhel sobre o sistema de Energia Híbrida da paróquia, que vai utilizar agora energia solar e eólica, e o presidente das Comissões de Proteção e Defesa dos Animais da OAB / Nacional e da OAB / RJ, Reynaldo Velloso, sobre “A Defesa dos Animais no Brasil – Perspectivas de Novas Leis e Novas Ações”.

No local, também haverá um ponto de coleta de tampinhas plásticas do “Rodando com Tampinhas”, que existe desde o primeiro dia de 2019, com o objetivo de trabalhar pelo desenvolvimento sustentável, promovendo a conscientização ambiental e o auxílio aos pacientes da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), localizada no Jardim Botânico. As tampinhas recolhidas são vendidas para empresas de reciclagem. O dinheiro é completamente revertido para a compra de cadeiras de rodas aos pacientes que estão na fila da ABBR. O projeto fica na Paróquia São José da Lagoa e recolhe milhares de tampinhas mensalmente. Já são mais de 32 toneladas de tampinhas plásticas recolhidas e mais de 150 cadeiras de rodas conquistadas.

Outra atividade será a Ação Socioeducativa de Educação Ambiental, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Centro de Educação Ambiental (CEA) coordena e desenvolve ações voltadas para a prática de educação ambiental no município do Rio de Janeiro e programas de suporte à implantação de políticas públicas de defesa ambiental, visando promover a consciência ambiental da população. O projeto vai levar o público a reflexões a respeito do ambiente, natural e construído, e estimular o cuidado e sentimento de pertencimento e corresponsabilidade na manutenção e preservação da cidade.

Ao longo de todo o evento, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), parceiro da Paróquia São José da Lagoa pelo Desenvolvimento Sustentável, vai distribuir mudas de espécies florestais nativas da Mata Atlântica. O TJRJ tem promovido, nos últimos anos, uma série de ações sustentáveis, através da Divisão de Gestão Ambiental (DIGAM), que faz parte do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE). O Programa de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça tem 6 eixos temáticos: o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão adequada dos resíduos gerados, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a sensibilização e capacitação dos servidores, as licitações sustentáveis e as construções sustentáveis.

O público também poderá adotar animais domésticos e ter orientações sobre boas práticas de cuidados com os pets, no estande do Projeto Entre Pegadas (PEP).

A Praça São José fica ao lado da Paróquia São José da Lagoa, na Avenida Borges de Medeiros, 2735, no bairro da Lagoa.

SERVIÇO:

Ação de Amor do Cristo Redentor realiza atividades da Virada Sustentável na Paróquia São José da Lagoa

Data: 19 de outubro


Horário: Das 9h às 12

Local: Praça São José, ao lado da Paróquia São José da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 2735, Lagoa)

Ato Inter-religioso no Cristo Redentor – Atividade Virada Sustentável Rio 2019

Por Redação

No dia 20 de outubro, a partir das 21h, o Santuário Cristo Redentor receberá um Ato Inter-religioso organizado pelo Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa (CONEPLIR), em parceria com a Virada Sustentável. Ao final, o monumento será iluminado na cor verde.

O ato terá a presença do presidente do conselho, Diácono Nelson Águia, da equipe da Virada Sustentável e de representantes religiosos, que serão recebidos pelo reitor do santuário, Padre Omar. Estarão presentes também a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Observatório Cultural das Aldeias, a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a União Cigana do Brasil e a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna.

SERVIÇO:

Ato Inter-religioso no Cristo Redentor – Atividade Virada Sustentável Rio 2019

Data: 20 de outubro

Horário: 21h

Local: Santuário Cristo Redentor

Clube do Samba realiza roda de samba com Diogo Nogueira

Por Redação A história que começou nos anos 70 ganha agora um novo capítulo e volta ...

Learn more

Related posts