Manhã Cívica realizada pela Secretaria de Turismo, FAB e parceiros ocorrerá no domingo (7), a partir das 9h, na Praça dos Três Poderes

Por redação

No próximo domingo (7), a Secretaria de Turismo (Setur-DF) promove mais uma edição do programa “Manhã Cívica – Brasília: O Brasil começa aqui”. O projeto, realizado desde o início do ano, tem como objetivo agregar novas atrações gratuitas para brasilienses e turistas durante a solenidade de Troca da Bandeira. Além da solenidade militar, quem comparecer poderá assistir a apresentação de danças típicas juninas da Liga das Quadrilhas, show de rock com a banda M.U.D e a uma demonstração de habilidades dos batedores terrestres da Força Aérea Brasileira (FAB).

A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do Turismo Cívico do país, e ocorre todo primeiro domingo do mês. A FAB será a responsável pela solenidade deste fim de semana.  “Esse evento valoriza a nossa história, cultura e patriotismo. Somos a única cidade no Brasil que pode oferecer o Turismo Cívico. Temos potencial para aquecermos a nossa economia por meio desse segmento. Agregar valor a um evento que só a capital federal oferece aumenta a nossa visibilidade e atrai turistas e brasilienses para participarem dessa linda solenidade”, afirma a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

A ação do próximo domingo contará com a parceria do Sesc e do Sistema Fecomércio, da TCB e da Caesb.O público que comparecer poderá, ainda conferir as exposições de maquetes de aeronaves, de veículos e de equipamentos  militares e de manequins uniformizados com as fardas dos pilotos de caça.  A Aeronáutica também levará para o público a apresentação da sua banda marcial.

O Sesc irá levar para a Praça dos Três Poderes a banda de rock de Brasília M.U.D. que vai apresentar canções que vão desde The Beatles a Pearl Jam, após a solenidade da Troca da Bandeira. Além disso, serão oferecidos atrativos como críquete, frisbee, camas elásticas e outras atrações.  “Começamos a parceria no início desse ano e estamos percebendo que o evento está cada vez maior. É nosso interesse trabalhar com a Secretaria de Turismo e ajudar a desenvolver o Turismo Cívico na cidade”, afirmou o diretor Regional do Sesc, Marco Túlio Chaparro.

Ainda estarão disponíveis foodtrucks e ônibus da TCB para rotas turísticas gratuitas na Esplanada. Quem quiser se aprofundar mais sobre a história e os atrativos da capital federal poderá contar com o apoio de um guia turístico cadastrado no Cadastur.

Troca da Bandeira – A Troca da Bandeira é feita todo primeiro domingo do mês. Cada mês, uma força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. O monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. Com 100 metros de altura, a bandeira da Praça dos Três Poderes tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.

Veja a programação completa:

ATRAÇÕES:

Desfile Militar da Força Aérea Brasileira

Exposição de Maquetes de Aeronaves

Exposição de Banners com Explicações sobre as Aeronaves

Exposição de Veículos Militares

Exposição de Equipamentos Militares

Exposição de Manequins Uniformizados (Pilotos de Caça)

Apresentação de Batedores com Demonstração de Habilidades

Hino Nacional

Salva de Tiros

Hino da Bandeira

Bandas Marciais

Banda MUD

Quadrilhas de Danças Típicas Juninas / Julinas

Atividades de Desenho e Pintura

Brinquedos Infláveis

Cama Elástica

Críquete

Frisbee

SERVIÇOS:

Centro de Atendimento ao Turista – CAT

Tendas de Educação e Saúde

Biblioteca Volante BiblioSESC

Expresso Ambiental CAESB

Passeios Turísticos com Guias em Ônibus TCB

ALIMENTAÇÃO:

Distribuição Gratuita de Água (CAESB)

Distribuição Gratuita de Pipoca (SESC)

Foodtrucks para Venda de Produtos

Veja a galeria de fotos da última solenidade:

Foto Luís Tajes_Setur-DF (56)

LIESA DIVULGA O CALENDÁRIO DE ENSAIOS TÉCNICOS PARA O CARNAVAL 2017

Por Marcelo Faria Foto por Mariana Barcelos A Liga Independente das Escolas de Samba do ...

Learn more

Related posts