ITB Berlin 2019, maior feira mundial dedicada ao turismo, bate recorde em números de visitantes e profissionais, além de ser o indicador econômico mais confiável do mercado

Por Marcelo Faria

Berlim, março de 2019 – Crescimento ininterrupto em alto nível: apesar da desaceleração da demanda da economia mundial no setor de viagens do mundo, permanece extremamente estável. À medida que a ITB Berlim chega ao fim neste domingo, as perspectivas econômicas para a indústria global em 2019 são positivas novamente. Os resultados da exposição de cinco dias no recinto de feiras de Berlim: o número de visitantes cresceu para 113.500, um aumento de três por cento em relação ao ano passado, sublinhando que mesmo em tempos de incerteza generalizada devido a eventos geopolíticos e econômicos como Brexit e conflitos comerciais, a ITB Berlin manteve sua posição como a principal feira de turismo do mundo.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, participou pela primeira vez da ITB 2019, a maior feira de turismo do mundo. Witzel afirmou que investirá cada vez na promoção do Rio de Janeiro no Brasil e no exterior. De acordo com o governador, a ideia é montar estandes próprios em grandes feiras como ITB e WTM Londres.

“Vamos ter investimento sim em promoção do turismo do Rio de Janeiro em meu mandato. Como eu comentei com o secretário de Turismo do RJ, Otávio Leite, nossa intenção é ter um estande próprio na ITB 2020 e já estrearmos este novo modelo de promoção na WTM Londres, também com estande próprio, e deste modo aumentar cada vez mais os canais de comunicação com o Turismo”.

“O Brasil é um país que precisa ampliar e muito o seu turismo, e feiras como essa acabam se tornando fundamentais. Devemos aproveitar o momento para dar entrevistas e acabar com alguns mitos que as pessoas ainda têm sobre o Brasil. Acredito que outros governadores têm que estar aqui porque, embora o Rio seja uma porta de entrada de turistas, outros estados também têm um peso significativo para o turismo”, finalizou Wilson Witzel.

“ITB Berlin é de grande importância, particularmente em tempos de incerteza generalizada. Mesmo em um mundo digitalizado, não é possível para as comunicações de alta tecnologia substituir a medida de construção de confiança que as reuniões face a face e uma troca direta entre parceiros de negócios em questões relativas à indústria global representam. É por isso que a ITB Berlin funciona ”, disse o Dr. Christian Göke, CEO da Messe Berlin .

O crescimento dinâmico sustentado em todas as áreas da indústria na Alemanha deve-se mais uma vez à situação positiva no mercado de trabalho e a um clima geralmente dinâmico entre os consumidores. Para a Alemanha como destino de viagem, o fato de o turismo doméstico estar crescendo é uma notícia especialmente bem-vinda. Os estados federais da Alemanha estão confiantes de que os números recordes alcançados no verão passado serão repetidos novamente em 2019. No que diz respeito às perspectivas globais, a Organização Mundial do Turismo (OMT) prevê que este ano as chegadas internacionais aumentarão na ordem de três a quatro por cento.

Os visitantes e expositores comerciais ficaram extremamente satisfeitos com o ITB Berlin 2019. Em uma pesquisa, eles deram à ITB Berlin as melhores notas em inovação. A feira comemorou o sucesso do lançamento do segmento de Tecnologia, Tours & Activities (TTA), entre outros. Internacionalmente, a história de sucesso da ITB continua. Tendo estabelecido a ITB Asia em Cingapura e a ITB China em Xangai, de 15 a 17 de abril de 2020, a Messe Berlin realizará o primeiro ITB India em Mumbai. Dentro da indústria de viagens, a Índia é considerada um dos mais importantes mercados de origem do futuro.

O ITB Berlin, que foi contratado com meses de antecedência, é visto como um indicador econômico confiável e um direcionador de tendências voltado para o futuro da indústria global de viagens. Como reconhecido think tank e força motriz para a indústria, a ITB Berlin Convention foi a principal atração novamente para muitos visitantes profissionais. Este ano, o número de palestrantes internacionais de alto nível quebrou recordes. O CityCube Berlin, seu novo local, também foi muito bem recebido. Os tópicos abordados pela convenção incluíram o turismo, a sustentabilidade e as mudanças climáticas, a mudança nas demandas dos clientes, particularmente no mercado de viagens de luxo, e o tópico Mobilidade para o Futuro.

No sábado e no domingo, muitos membros do público visitaram os 26 salões de exposição do Parque de Exposições de Berlim para descobrir produtos e obter inspiração. De acordo com os organizadores da mostra, o Dia Internacional da Mulher, um feriado que foi celebrado na sexta-feira pela primeira vez em Berlim, teve apenas um leve impacto na participação do público. Muita gente de Berlim aproveitou ao máximo o longo fim de semana e fez uma pequena pausa.

Na opinião do Dr. Christian Göke, na Alemanha, a situação saudável no mercado de trabalho e o humor positivo do consumidor entre os cidadãos do país é uma garantia de que a demanda por produtos de viagem permanecerá estável. Dr. Christian Göke : ”De acordo com o Relatório Anual de Turismo da Alemanha, durante a temporada de férias de 2018, mais cidadãos alemães viajaram do que nunca. Em nossa sociedade, sair de férias é praticamente uma necessidade básica que é dada como certa. É com esse impulso potencial em mente que a indústria de viagens pode ansiar por negócios este ano. No entanto, na Alemanha, muitas pessoas parecem estar esperando uma repetição do clima recorde do verão do ano passado e pretendem fazer planos de viagem com pouca antecedência, dependendo das previsões.

Na opinião do Dr. Christian Göke, há boas razões para acreditar que a indústria global de viagens fará negócios satisfatórios em 2019. Por um lado, a indústria de viagens aprendeu a lidar com as conseqüências de uma economia com desempenho insatisfatório e, por outro lado, Ainda não há evidências de que os consumidores alemães demonstrem a falta de otimismo que agora se espalhou pela economia global, disse ele.

Sobre a ITB Berlin e a ITB Berlin Convention

A ITB Berlim 2020 será realizada de quarta-feira, 4 a domingo, 8 de março, e de quarta a sexta-feira estará aberta apenas a visitantes comerciais. A ITB Berlin é a principal feira de turismo do mundo. Em 2019, um total de 10.000 empresas e organizações de 181 países exibiram seus produtos e serviços para cerca de 160.000 visitantes, incluindo 113.500 visitantes profissionais. Paralelamente à feira, a ITB Berlin Convention, o maior evento do gênero, será realizada de quarta-feira, 4 a sábado, 7 de março de 2020. A entrada na ITB Berlin Convention é gratuita para visitantes profissionais e expositores. Para mais informações, visite www.itb-berlin.com , www.itb-convention.com e a ITB Social Media Newsroom .

Festival do Sorvete na Vila Butantan

Por Redação Foto: Shutterstock De 24 a 29 de janeiro, o espaço gastronômico Vila ...

Learn more

Related posts