AquaRio é uma grande aventura recheado de atrações

Por Marcelo Faria

Reportagem: Julia Fernandes e Marcelo Faria

Imagens: Marcelo Faria e Julia Fernandes

O Portal Sambrasil Turismo e Cultura apresenta o AquaRio, o equipamento é o maior aquário da América Latina, dentro desta série de vídeo mostraremos as atrações do Aquário Marinho do Rio de Janeiro.

Pouco antes da sua inauguração em 2016, a equipe do Sambrasil Turismo e Cultura foi convidada a conhecer o equipamento durante a Olimpíada Rio 2016.

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, é um equipamento de visitação pública, 100% privado, moderno e multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura, que cria a oportunidade da Cidade do Rio de Janeiro oferecer a visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil.

O AquaRio tem como uma das suas principais atrações o Recinto Oceânico e de Mergulho – É o tanque gigante com 3,5 milhões de litros de água.

São sete metros de pé-direito e um túnel passando por seu interior, a combinação da impressionante massa d’água.

O Túnel Subaquático tem cerca de 20 metros de comprimento, suporta o peso de 3,5 milhões de litros de água, o túnel proporciona aos visitantes/turistas sensações magnificas e até a oportunidade de fazerem selfies, com tubarões e raias e outras centenas de espécies diferentes em exposição no Recinto Oceânico

É incrível a grande quantidade e variedade de espécies de peixes, raias e tubarões o que proporciona uma experiência incrível ao turista, tal experiência pode se tornar ainda mais aventureira, podendo participar de um mergulho real com os tubarões e demais espécies.

Além disso, há mais 24 tanques secundários e áreas específicas (três tanques de toque) onde o público, especialmente as crianças, poderá interagir com alguns dos animais expostos.

O AquaRio tem também um forte componente museológico: o Museu de Ciências. Exposições permanentes e temporárias sobre os mais variados temas relacionados ao ambiente marinho e aquático estarão disponíveis para agregar mais conhecimento ao visitante e para garantir a preservação de acervos e coleções científicas.

 

Por meio de suas instalações e equipamentos, o AquaRio dará suporte a um Centro de Educação Ambiental, que promoverá programas, eventos, festivais e cursos relacionados às questões ambientais, e a um Centro de Pesquisa Científica, que, a partir do manejo e manutenção dos animais em cativeiro, realizará pesquisas científicas nas diversas áreas da biologia e da veterinária em contato direto com Universidades e Centros de Pesquisa.

 

 

Museu do Surf by Rico

Este é o espaço do AquaRio dedicado ao surf! Surfista há mais de 50 anos, Rico de Souza guardou ao longo de sua trajetória fotos e pranchas históricas que mostram o desenvolvimento do surf no Brasil e no mundo.

 

Com esse belo acervo, ele construiu o primeiro museu de surf itinerante do país, com a intenção de contar a história do surf brasileiro e mundial.

 

O museu vem se construindo há mais de 25 anos, e conta com relíquias que vão desde os anos sessenta, com as madeirites, pranchões, e toda a evolução das pranchas até os modelos atuais usados por consagrados surfistas, como Silvana Lima, Neco Padaratz, Vitor Ribas, Gabriel Medina e Mineirinho.

 

Além das pranchas dessas lendas do surf, está exposta uma linda coleção de fotos! Todo esse histórico acervo contando a evolução desse esporte para os visitantes do AquaRio! Aloha!

 

 

Exposição Gigantes da Era do Gelo – AquaRio

 

A exposição “Gigantes da Era do Gelo” traz réplicas em tamanho real de animais que habitaram a Terra na Era Glacial

Gigantes que viveram há milhares de anos na Terra agora também podem ser vistos na exposição temporária “Gigantes da Era do Gelo”, que fica em cartaz de 13 de outubro a 20 de dezembro de 2018, no Aquário Marinho do Rio. A mostra reúne 10 espécies de mamíferos e 01 espécie de ave do período Quaternário que viveram há cerca de 10 mil anos nas Américas, Europa, Ásia e Oceania. A cenografia realista, com reconstruções baseadas em estudos de Paleontologia, traz criaturas como o mamute e a preguiça gigante, os maiores animais da exposição.

Veja a galeria de imagens do AquaRio no final da matéria: Fotos por Marcelo Faria e Julia Fernandes – Agência Sambrasil (21) 98482-5893 / sambrasilturismoecultura@gmail.com 

 

INGRESSOS AQUI

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

– O AquaRio funciona todos os dias das 10h às 18h, com entrada no circuito até 17h.

– Nossos ingressos são vendidos mediante disponibilidade e com horário marcado, mas atenção, esse é o horário para a sua entrada. Nossos visitantes levam, em média, uma hora para percorrer todo o circuito, mas não estipulamos um tempo máximo para sua permanência, você pode aproveitar o quanto quiser!

 

COMO CHEGAR / LOCALIZAÇÃO / HORÁRIO

O AquaRio fica no Porto Maravilha do Rio de Janeiro e faz parte do projeto de revitalização da Zona Portuária da cidade.

 

Está localizado no final da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde (transformada em Boulevard Olímpico nas Olimpíadas Rio 2016), ao lado da praça Muhammad Ali e bem em frente aos Armazéns 7 e 8.

 

Próximo também de inúmeras novas atrações, como o MAR (Museu de Arte do Rio), o Museu do Amanhã e o painel “Etnias”, o maior painel de grafite do mundo feito pelo artista Kobra.

 

COMO CHEGAR

ATENÇÃO!!

A melhor forma de chegar ao AquaRio é através de transportes públicos.

Venha com calma e curta o dia no Porto Maravilha.

 

VLT

Para chegar de VLT, pegue uma composição da linha 1 (azul) – sentido Rodoviária | Praia Formosa e salte na Parada Utopia AquaRio, que fica entre Parada dos Navios e Cidade do Samba. A estação fica a aproximadamente 200 metros de distância do Aquário Marinho do Rio.

 

As viagens sentido Santos Dumont não passam pela estação Utopia AquaRio. Neste caso, a sugestão é desembarcar na Parada dos Navios e vir caminhando.

* Como utilizar o VLT para chegar ao AquaRio?

Para utilizar o VLT é necessário ter um cartão de passagem, que pode ser obtido nas próprias estações, em máquinas de autoatendimento. O valor do cartão é R$3,00 e a passagem R$3,80. Caso você já possua o cartão, não é necessário adquirir outro, somente verificar se há saldo suficiente para a viagem. Além disso, é muito importante saber que os cartões são individuais, isto é, cada passageiro deve ter o seu, pois duas passagens não podem ser pagas em um mesmo cartão.

 

Para informações mais detalhadas, acesse o Manual do Usuário do VLT:

http://vltrio.rio/site/wp-content/uploads/2016/10/manual_do_usuario_vlt_rio_03.pdf

 

METRÔ

Usando as linhas 1 e 2, salte nas estações de metrô Cinelândia ou Carioca, pois ambas fazem integração com o VLT. Você pode pegar a linha 1 no sentido Rodoviária | Praia Formosa, assim que saltar do metrô, e descer na estação Utopia AquaRio.

 

BICICLETA

Você também pode vir de bicicleta! Existe uma estação BikeRio em frente ao AquaRio e também temos nosso próprio bicicletário (SUJEITO À DISPONIBILIDADE).

Para informações mais detalhadas, acesse o site do Bike Itaú Rio:

https://bikeitau.com.br/bikerio/

 

CARRO/MOTO

Temos um estacionamento, com vagas bem limitadas, para visitantes, que funciona no modelo misto entre vallet e autosserviço (SUJEITO À DISPONIBILIDADE). Na alta temporada não indicamos a reserva de vaga.

Entrada do estacionamento pela via de serviço ao lado da praça Muhammad Ali, próximo ao túnel 450 anos na Via Binário.

Veja a galeria de imagens do AquaRio no final da matéria: Fotos por Marcelo Faria e Julia Fernandes – Agência Sambrasil (21) 98482-5893 / sambrasilturismoecultura@gmail.com 

 

Clube do Samba realiza roda de samba com Diogo Nogueira

Por Redação A história que começou nos anos 70 ganha agora um novo capítulo e volta ...

Learn more

Related posts