Por Marcelo Faria
Seguindo a linha editorial do Grupo Sambrasil de Comunicações, o Portal Sambrasil Turismo e Cultura traz a matéria especial do Portal Sambrasil – Maior Portal de Notícias, Pesquisas e Referências sobre o Mundo do Samba, que entrevistou o deputado estadual, reeleito para o segundo mandato na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), autor e coautor de várias Leis e Projetos de Lei, com foco na cultura e com especial atenção ao SAMBA, Waldeck Carneiro.
Entre elas estão:
– LEI Nº 8076 DE 27 DE AGOSTO DE 2018.
ESTABELECE A POLÍTICA ESTADUAL DE PROMOÇÃO, SALVAGUARDA, FOMENTO E INCENTIVO AO SAMBA FLUMINENSE.
– LEI Nº 8156 DE 06 DE NOVEMBRO 2018.
DECLARA AS VELHAS GUARDAS DAS ESCOLAS DE SAMBA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
– LEI Nº 8062 DE 17 DE AGOSTO DE 2018.
DECLARA A RODA DE CHORO ARRUMA O CORETO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
– Projeto de Lei nº 4392/2018
Declara o Movimento Black Rio como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. “O movimento surgiu com a intenção de desenvolver uma geração que tinha pouco acesso à cultura à época”.
– Projeto de Lei 4428/2018
Determina o tombamento, como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro, do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, localizado no Centro do município do Rio.
– Lei 8153/2018
Declara a Sinfônica Ambulante de Niterói como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
– Lei 8143/2018
Declara a Orquestra de Cordas da Grota, do bairro de São Francisco, em Niterói, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
.
Sempre com o propósito de informar e fomentar o conhecimento, o Portal Sambrasil tomou a iniciativa de apresentar um político que está comprometido com a cultura e a educação, como formas de preservação, memória e por fim, com o desenvolvimento sócio educativo do cidadão do Estado do Rio de Janeiro.
Waldeck é Professor da Faculdade de Educação da UFF, da qual foi Diretor eleito e reeleito no período de 1999-2004, e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, desde 1998.
Coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (GRUPPE/UFF/CNPq).
Doutor em Ciências da Educação (área de Sociologia da Educação) pela Universidade Paris V (Sorbonne). É autor de várias publicações, principalmente na área de política educacional.