Mondial de La Bière Rio apresenta novidades à cultura cervejeira

Por Marcelo Faria

No Brasil, o Mondial de la Bière chega a sua 6ª edição, o evento é igualmente realizado anualmente em Montreal, no Canadá, e em Paris, na França, o evento é único, de entretenimento e degustação. Ele é considerado a porta de entrada para muitas indústrias de cervejas estrangeiras nos países de realização, mas principalmente fomenta a cultura cervejeira em amplo crescimento aqui no Brasil.

O Portal Sambrasil Turismo e Cultura sempre presente e pronto para levar informação com qualidade e credibilidade este no Mondial de la Bière, que é um salão que reúne fabricantes, distribuidores e importadores de cervejas artesanais e premium, dedicado à degustação orientada em mais de 120 estandes. Como parte de sua programação educacional, o evento oferece talk-shows com profissionais do setor. Além do MBeer Contest Brazil, competição das melhores cervejas expostas, avaliadas por jurados nacionais, internacionais e pelo público.

Particularmente percebi uma grande evolução do evento, não somente na estrutura, mas devido a maior participação das cervejarias brasileiras, que estão a cada ano priorizando a qualidade e a tecnologia na fabricação, mesmo que artesanal em muitos dos casos. Vejo como maior atrativo a melhor formação dos mestres cervejeiros, agregada a qualidade da matéria prima. Fomentando também o turismo.

 

Conversando com o jovem de apenas 23 anos, Paulo Henrique, sommelier de cervejas e cheff de gastronomia, mostrou-se realmente conhecedor da cultura cervejeira, exemplo que citei anteriormente, quanto à formação do mestre cervejeiro.

Lembro dois exemplos de como a cerveja é um “santo remédio”, partindo sempre do princípio, saiba beber, beba com moderação e apreciação, beba menos, beba melhor!

 

São Arnulfo de Metz, que foi um nobre franco que teve grande influência nos reinos merovíngios como bispo, foi o 27º Bispo de Metz. Governou o reino da Austrásia, e tornou-se um eremita perto do mosteiro de Monte Habend fundado por seu amigo Romaric. Arnulfo então criou a sua própria ermida, acompanhado por alguns monges servos, à distância, no entanto, da vida monástica tradicional, trabalhando numa santa devoção aos leprosos da época, que procuravam refúgio. Diz-se que em seus sermões, recomendava o consumo de cerveja ao invés de água, como a cerveja passa por um processo de fervura e fermentação, muitos dos microrganismos perigosos acabavam por ser eliminados.

Regra dos Mosteiros, depois conhecida como a Regra de São Bento (Regula Monasteriorum). Dentre as regras destacamos “ora et labora”, um dos princípios que ele apresenta a vida monástica por dois pilares, oração e trabalho, assim surge a cultura e dedicação dos mosteiros para a produção de alimentos e bebidas. São Bento faleceu em 547, aos 67 anos de idade, após predizer a própria morte. No mesmo ano faleceu também a sua irmã, Santa Escolástica, fundadora do ramo feminino da ordem de São Bento.

 

Falando em empreendorismo, destaco duas novidades do festival, a primeira são os vasilhames fabricados pela Certa Cerâmica, com o extremo bom gosto da linha MondoCeram Beer, conversamos Elaine Pezzini, que nos falou sobre a demanda e a utilização das garrafas e/ou vasilhames para cervejas, como modelos belíssimo e personalizados. Elaine destaca o crescimento do setor cervejeiro e a proposta de que as cervejarias tenham além dos seus rótulos originais, tenham também seus vasilhames personalizados e com muito bom gosto. Ela informa que os modelos variam de R$50,00 a R$ 500, e a produção já alcança 10.000 unidades por mês. Conheça a fabrica: www.certaceramica.com.br .

Continuando, trazemos outra grande novidade que é no seguimento de decoração, são os painéis expositores e decorativos de tampinhas de cervejas, é isso mesmo, tampinhas, sensacional a ideia. Conversamos com o Fábio Dudzevicius, dono da fábrica Displaycaps. Ele nos informou que quando percebeu o número crescente de cervejarias artesanais e a quantidade de apreciadores do nobre produto, e a grande evolução da cultura cervejeira, pesou também nos colecionadores, então veio a ideia, “Colecione tampinhas de suas cervejas favoritas”, com os painéis decorativos da DisplayCaps! São disponibilizados diversos modelos exclusivos, além dos modelos que podem ser personalizados, encomende um especial para você! Conheça a fábrica: www.displaycaps.com.br .

Produtos

Display e Painéis decorativos para colecionar tampinhas. Diversos formatos, excelente para decoração e também utilizavel, como descanso de panela, porta chaves, quadro, jogo da velha, etc.

Festival do Sorvete na Vila Butantan

Por Redação Foto: Shutterstock De 24 a 29 de janeiro, o espaço gastronômico Vila ...

Learn more

Related posts