Por Redação
“Plantão Judiciário” estreia dia 3 de Dezembro, no Cine Odeon, na Cinelândia, dentro do Festival Internacional Colaborativo Audiovisual (Fica.vc). Será na sessão conjunta das 20h30m às 23h.
Daniel Brunet com seu documentário, mostra como as falhas nos sistemas público e privado de saúde sobrecarregam a Justiça do Rio e fazem a população sofrer. O filme, com duração de 15 minutos, acompanha três casos e, por meio deles, apresenta o Plantão Judiciário, serviço do Tribunal de Justiça pouco conhecido, embora muito importante. Em 2016, cerca de 40 pessoas foram atendidas, em média, em cada plantão: 90% delas buscavam resolver problemas em unidades de saúde, como falta de vaga em CTI ou em centro cirúrgico.
Todo o curta foi filmando durante um único plantão, o da noite de 11 de outubro e da madrugada de 12 de outubro de 2016. Não houve qualquer contato prévio com as pessoas que buscaram o plantão.
FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Daniel Brunet
Produção: Chaiana Furtado
Direção de fotografia: Amara Barroso
Assistente de fotografia: Léo Nabuco
Som direto: Jô Lutério
Montagem: Renato Arruda
Edição de som: Dan Oliveira
SOBRE O DIRETOR
Daniel Brunet é jornalista e documentarista formado pela FGV. Em 2002, começou a trabalhar como repórter na imprensa do Rio. Em 2017, quinze anos depois, faz sua estreia como diretor e roteirista, com o documentário “Plantão Judiciário” (2017). Carioca da Zona Norte, Daniel Brunet é pós-graduado em Análise de Políticas Públicas, pela UFRJ.