DETRAN APOIA AÇÕES PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ROCK IN RIO

Por redação

O Detran-RJ vai estar presente no maior festival de rock do mundo. O departamento estadual será o parceiro da organização do Rock in Rio nas ações voltadas para as pessoas com necessidade especiais. O Detran-RJ contará com um stand de 30m2 na Rock District aberto durante os oito dias do festival com informações para facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais.

O Rock in Rio 2017 será um modelo de festival acessível para todo o mundo, com inúmeras novidades para facilitar a locomoção das pessoas com necessidades especiais. O objetivo é proporcionar a possibilidade de todos aproveitarem ao máximo todas as atrações do festival.

Portal Sambrasil Turismo e Cultura sempre mantendo a informação e fomentando o turismo e a cultura, em destaque, com toda a sua equipe em campo.

“A mobilidade das pessoas é a essência do nosso trabalho. O Detran chega ao Rock in Rio com a missão de integrar as pessoas com necessidades especiais ao festival. Vamos levantar a bandeira da integração com várias ações em todos os espaços. Queremos garantir a acessibilidade no espaço físico da cidade do rock com conforto e segurança. Além disso, vamos aproveitar o festival para ampliar ainda mais os nossos cursos para pessoas com deficiência em todo o Estado do Rio”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

Preview Rock in Rio 2017/ Marcelo Faria / Agência Sambrasil Comunicações

Durante o festival, o Detran vai abrir inscrições gratuitas para o programa Cidadania sobre Rodas. No stand, os interessados poderão se inscrever no curso para condutores deficientes físicos e auditivos interessados em obter a primeira habilitação.

Plataformas, transporte, banheiros acessíveis e empréstimo e conserto de cadeira de rodas para os deficientes.

Todas as pessoas que necessitem de um atendimento diferenciado por causa da necessidade especial permanente ou temporária terão um atendimento diferenciado. Deficiente físicos, auditivos, intelectuais, gestantes, idosos, lactantes, pessoas com mobilidade reduzida e obesos terão apoio da organização e do Detran durante todo o festival.

Duas grandes plataformas estão à disposição dos deficientes: uma em frente ao palco Mundo e outra próxima ao palco Sunset. Em ambas, o deficiente contará com uma boa visibilidade das atrações, além de segurança e conforto.

No espaço “Sinta o Som”, os deficientes auditivos terão uma experiência inovadora e única. Uma área exclusiva contará com piso que vibra com os sons graves das caixas de som.

Os deficientes contarão com estacionamento exclusivo e gratuito. Para utilizar, as pessoas com dificuldades de locomoção deverão apresentar o cartão de estacionamento especial ou então laudo médico comprovando a lesão. Também será oferecido transporte com vans adaptadas e exclusivas saindo de dois pontos de encontro (Shopping Metropolitano e terminal olímpico de BRT) em direção às entradas da Cidade do Rock.

Dentro da cidade do Rock, a organização do Rock in Rio e o Detran vão disponibilizar nove carrinhos para atender a este público. Os veículos vão garantir o acesso a todas as atrações do Rock in Rio de forma que as pessoas com necessidades especiais possam disfrutar da Cidade do Rock na sua totalidade.

Preview Rock in Rio 2017/ Marcelo Faria / Agência Sambrasil Comunicações

A Cidade do Rock contará também com 10 banheiros acessíveis espalhados por toda a área do festival. Dois deles ficarão localizados nas plataformas de visibilidade para os shows. Pisos e mapas tátil facilitarão a locomoção dos deficientes visuais em todo o festival.

Os cadeirantes que tiverem problemas com suas cadeiras de rodas poderão fazer reparos na Oficina. O local ficará aberto durante todo o festival para efetuar reparos necessários por danos que possam ocorrer durante o evento. Também haverá empréstimo de cadeiras de rodas.

Novos polos do programa Cidadania sobre Rodas em todo o Estado

Quem for até o stand poderá fazer sua inscrição gratuita para o programa “Cidadania sobre Rodas”. Regularmente o Detran ministra curso para condutores deficientes físicos e auditivos interessados em obter a primeira habilitação na categoria B. A próxima turma vai começar a ter aulas no dia 2 de outubro na Escola Pública de Trânsito (Avenida Mem de Sá, nº 163 – Lapa).

O Estado do Rio de Janeiro vai ganhar quatro novos polos onde poderão ser oferecidos mais cursos para os cidadãos.  Até o fim do ano, as cidades de Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio Bonito e Barra do Piraí vão ter um espaço para a realização do Curso Cidadania Sobre Rodas para atender pessoas com deficiência.

O programa Cidadania Sobre Rodas foi implantado em 2008 no Detran-RJ e já contribui para habilitar mais de 2 mil pessoas.

CAMINHOS DA HISTÓRIA – Portugal

Por Redação Com sede em Tomar, é especializada em visitas turístico culturais ...

Learn more

Related posts