Rio Wine and Food Festival trouxe o encanto dos vinhos para o Rio de janeiro

Por Marcelo Faria

Fotos por Julia Fernandes e Marcelo Faria

Mesmo em um momento de crise econômica, o Rio Wine and Food Festival desembarcou pela quinta vez no Rio e mostrou o quanto a cadeia produtiva do vinho é extremamente viável para combater a crise.

Um evento macro que aconteceu entre os dias 19 a 27 de agosto com uma série de eventos simultâneos dentro da sua programação. O Portal Sambrasil Turismo e Cultura – www.sambrasil.net/turismoecultura ,foi convidado a participar do evento e confirmou que a cultura pode chegar a todos por vários meios, desta vez foi pela do vinho e o fomento do turismo.

O Portal Sambrasil acompanhou de perto vários eventos, um dos mais procurados pelo público foi a Feira Show de Vinhos, realizada no Clube Piraquê, com o belo cenário da Lagoa Rodrigo de Freitas. Onde ocorreram Master Classes em conjunto com o Tannat Tur, com destaque para os Vinhos do Uruguai, principal produtor da uva / casta Tannat, recentemente confirmado por pesquisas que entre as uvas produzidas para a fabricação de vinhos, esta casta é a mais recomendada para a saúde do coração.

Após a primeira rodada do Master Class foi serviço 20 quilos de carne de cordeiro, o Chef Juan comentou sobre a importância de do Rio Wine and Food. “- A cultura do vinho se mantém durante milhares de anos, sempre acompanhada da boa gastronomia, preparei a carne de cordeiro na brasa servido com molho chimichuri a base de ervas, servimos rótulos de vinhos tintos perfeitos para esta combinação.”.

Falando da Feira Show de Vinhos, diversos expositores de vinícolas e importadoras, promoveram a degustação, incialmente para convidados e depois para o público ávido por apreciar este néctar dos deuses.

O Portal Sambrasil Turismo e Cultura conversou com alguns dos expositores. Veja o comentário de alguns deles.

Vinícola Aurora – A história da AURORA inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália. Estabelecidos no Sul do Brasil, na Serra Gaúcha, onde encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem. No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero no Brasil: A COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA. Um ano mais tarde, já contabilizava a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas e fixava a base de um empreendimento destinado a ser não apenas o maior, mas também um dos mais qualificados tecnologicamente.

Supervisor Guilherme – Nos falou com bastante atenção e conhecimento sobre o vinho “Pequenas Partilhas” com maturação de 10 meses em barril de carvalho. Além de outras linha da produção.

– Cabernert Franc – que representa o Brasil

– Malbec – que representa a Argentina

– Carmenere – que representa Chile

– Tannat – que representa Uruguai

Vinicola Giaretta – A Família Giaretta, como boa parte das famílias de origem italiana situadas na Serra Gaúcha, tem em seus antepassados um histórico de produtores de uvas e, por consequência, produtores artesanais de vinhos. E foi baseado nesse conhecimento, que perdura por décadas, geração a geração, que surgiu a Vinícola Giaretta, situada na cidade de Guaporé, região da Serra Gaúcha, local muito favorável à produção vitícola.

Com vinhedos próprios, o cuidado no cultivo é feito pelos integrantes da família, sempre atentos aos diversos fatores que influenciam na produção dos varietais existentes, resultando em uvas com nível pleno de maturação, se aproximando da excelência.

Tal excelência é traduzida em vinhos com características próprias, elaborados a partir da união de técnicas e métodos modernos de produção, aliados à tradição italiana em produzir bons vinhos.

Ana Candida – Representante Giaretta e Hat Beer confirmou tal excelência com a degustação dos espumantes premiados e vinhos tintos. O Portal Sambrasil foi agraciado com a linha de cervejas artesanais e  especiais Hat Beer e como o seu editor, o jornalista Marcelo Faria é um apreciador da boa cerveja, ficou bastante lisonjeado pelo carinho recebido pelo casal Ricardo e Ana Candida, juntamente com a sócia da representação, Kátia Herdy.

Contatos comerciais: 55 21 99981- 0105 / E-mail: rj_giarettaehatbeer@hotmail.com / www.facebook.com/giarettaehatbeer

Vínicola Puklavec – O amor da família Puklavec pelo vinho pode ser rastreado até 1934 na Eslovênia. Martin Puklavec teve uma visão: fazer os melhores vinhos juntos. Esta filosofia continua a ressoar através da produção de vinho da família hoje. Puklavec Family Wines é conduzido pelos valores fundamentais de paixão, trabalho árduo e dedicação à qualidade. Vladimir Puklavec e suas duas filhas, Tatjana e Kristina, trabalham juntos, ao lado dos outros viticultores, com a determinação de continuar a perseguição da visão do seu grande pai.

Os vinhos familiares de Puklavec são produzidos no coração de Ljutomer-Ormož, uma área de vinhos na região de Podravje, na região Nordeste da Eslovênia. Esta área proporciona as condições de microclima perfeitas para o cultivo de uvas. O resultado são vinhos elegantes, elaborados com uma atenção intransigente e apaixonada aos detalhes, lindamente equilibrados e tão expressivos quanto a paisagem de nossas vinhas.

A linha Puklave & Friends deixa qualquer ambiente mas agradável, até por que as coisas boas na vida devem ser compartilhadas com amigos. Os vinhos são melhor descritos como frescos, frutados e muito acessíveis. Assim estão abertos a todos e desejando o maior número possível de pessoas para poder desfrutar dos vinhos. Qual o objetivo de uma maravilhosa garrafa de vinho se você não pode compartilhar isso com pessoas preciosas para você? Esta é a essência dos vinhos.

Boccati – Tudo de Vinhos e para Vinhos – A história da Boccati, já tem 21 anos, marca reconhecida nacionalmente como referência nos segmentos de presentes empresariais, vinhos, espumantes e acessórios, começa em 1995, com seu visionário fundador, Julio D´Agostini.  De Caxias do Sul para todo o Brasil, a Boccati traça uma trajetória de empreendedorismo, dedicação e sucesso.

 

O início foi marcado pela representação das maçãs Rasip Agropastoril. Às maçãs foram acrescentadas frutas frescas importadas do Chile. Às frutas, o queijo Gran Formaggio, réplica do Grana Padano italiano, produzida pela Randon Agropecuária. Às comidas, vieram os vinhos da Miolo e em seguida outros nacionais e os importados. Às bebidas, os presentes empresariais, as champanheiras, as taças, os copos, os produtos exclusivos. Um mix ímpar, estabelecido a partir de parcerias com fornecedores de alta credibilidade e atentos ao que de melhor o mercado gourmet oferece no mundo. Atualmente, são mais de 400 lojas de vinhos e decoração espalhadas pelo Brasil.

 

Localizada em Caxias do Sul, a Boccati atende empresas e pessoas físicas em todo o Brasil, através de seus variados canais de comercialização. A loja física, na Serra Gaúcha, apresenta um verdadeiro passeio pelo mundo da enogastronomia. A adega subterrânea, onde são acomodados mais de 3.000 rótulos de vinhos e espumantes nacionais e importados, vale o passeio. Os corredores, cavados na própria pedra, acomodam exemplares que vão do vinho do dia a dia a raridades, dignos de ocasiões especiais.

 

No bazar, a linha de presentes encanta, com várias opções que vão desde lembrancinhas a objetos de colecionador. Soma-se a delicatessen, as cervejas especiais, o bacalhau, os acessórios para enófilos. E isso, sem contar a marca própria de champanheiras, taças, acessórios produzidos em plástico (poliestireno e policarbonato, entre outros). Verdadeira festa das cores para os olhos, os produtos atendem às demandas de empresas e organizadores de eventos e ações de merchandising dos mais variados segmentos (de bebidas a roupas), que preferem personalizar com marca própria, ou mesmo os apaixonados por suas casas, que veem nos produtos Boccati a possibilidade de alegrar os ambientes com itens funcionais e conectados com as tendências do design mundial.

Contatos comerciais: Guilherme Fontana – 55 54 98419-1988 / E-mail: vendas2@boccati.com.br / www.boccati.com.br

Latam presenteia passageiros com chocolates Kopenhagen

Por redação A Latam Airlines Brasil realizará amanhã (24) uma ação de Natal em ...

Learn more

Related posts