20º FESTIVAL DO JAPÃO

Por Redação

Festival do Japão 2017 relembra seus 20 anos de história O 20º FESTIVAL DO JAPÃO foi realizado nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2017, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, com o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e manter as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o país.

Nesses três dias, cerca de 150 mil pessoas passaram pelo festival, com apresentações de shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos. Foram utilizados 40 mil m2 de área totalmente coberta, dentro de um complexo arquitetônico multifuncional, ampliado e modernizado com infraestrutura completa e estacionamento com 5 mil vagas (4.500 cobertas).

Neste ano, foi feita uma homenagem aos 20 anos de realização contínua do evento, celebrando com as associações, os voluntários, os patrocinadores, os apoiadores e o público, que constroem conosco essa linda história de união e amizade. Com o tema “20 Anos de Integração, Harmonia e Cultura”, relembrando toda a trajetória do FESTIVAL DO JAPÃO, desde o nosso início simples na Marquise do Ibirapuera, até os dias atuais, com estrutura de megaevento e pleno reconhecimento da sociedade e dos órgãos públicos. Nessa longa trajetória, sempre divulgamos os temas da educação e do intercâmbio cultural entre Brasil-Japão, destacando os valores culturais, morais e éticos; e priorizando também, o espírito do trabalho voluntário, beneficente e assistencial, além da inclusão social, consciência ambiental e responsabilidade social. O Festival tem sido um grande sucesso desde a sua primeira edição, em 1998, sempre organizado pelo KENREN – Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil. Tendo em vista a sua importância e repercussão, o FESTIVAL DO JAPÃO foi incluído no Calendário Turístico do estado de São Paulo através da Lei Estadual nº 11.139, de 24 de abril de 2002 e no Calendário Oficial de Eventos da cidade de São Paulo através da lei 13.835 de 03 de junho de 2004.

Patrocinadores:

O Festival do Japão contou com o patrocínio master do Bradesco, e patrocínio da Brasil Kirin, Toyota do Brasil, Banco Toyota, Mitsubishi Corporation do Brasil, Honda, Nissan, Sompo Seguros, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Hikari, Mitsubishi Electric, HIS Brasil Turismo e Banco do Brasil. O evento teve colaboração oficial do governo do Japão, além do apoio do Ministério da Cultura, São Paulo Expo, Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo, CET, Polícia Militar, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e PROAC. Dentre os apoiadores, destaque para Hospital NipoBrasileiro, Sansuy, Sakura Nakaya, Hospital Santa Cruz, Asics, NHK World, Júlio Okubo, Hinomoto, Yakult, Quickly Travel, Hirota Food Express, Canon, Alfa Alimentos, além das autoridades políticas, Keiko Ota, Walter Ihoshi, Hélio Nishimoto, Pedro Kaká, Jooji Hato, Masataka Ota, George Hato e Aurélio Nomura.

Principais Atrações:

EXPOSITORES O FESTIVAL DO JAPÃO é uma excelente vitrine para expositores, reunindo cerca de 300 empresas de diversos segmentos. PRAÇA DE GASTRONOMIA A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão estiveram presente no evento, com pratos regionais, de características familiares.

PALCO VERDE E AMARELO: Nos três dias do FESTIVAL DO JAPÃO, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas se apresentaram durante o evento, trazendo danças folclóricas e típicas.

PALCO VERMELHO E BRANCO: Atividades dinâmicas, apresentações com participação do público, demonstração de artes marciais, esportes e danças folclóricas japonesas como o Bon Odori AKIBA COSPLAY “Cosplay”, uma abreviação de “costume & play”, que consiste no ato de se fantasiar e interpretar um personagem de um filme, mangá ou desenho anime. O Akiba Cosplay reúne os melhores cosplayers do Brasil.

MISS NIKKEY BRASIL: O tradicional concurso Miss Nikkey, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, elege a mais bela representante de toda a comunidade nikkei, com cerca de 30 candidatas de todo Brasil.

PRAÇA CULTURAL: Apresenta as mais diversas manifestações culturais da cultura japonesa para o público, como a exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e os workshops. ÁREA DA CRIANÇA Um recanto especial para as crianças, com oficinas culturais, atividades culinárias, contos e lendas japonesas e brasileiras, esportes e recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas.

ÁREA DA TERCEIRA IDADE: Refletindo a preocupação social do evento, o FESTIVAL DO JAPÃO mantém uma área especial para a Terceira Idade, que oferece atividades especiais e gratuitas para o público idoso.

Festival do Sorvete na Vila Butantan

Por Redação Foto: Shutterstock De 24 a 29 de janeiro, o espaço gastronômico Vila ...

Learn more

Related posts