Por Redação
A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), autarquia vinculada ao Ministério do Esporte, é responsável por administrar e viabilizar a utilização de instalações esportivas olímpicas e paralímpicas do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro-RJ. Compõem a estrutura gerida pela AGLO a Arena Carioca 1, a Arena Carioca 2, o Velódromo e o Centro Olímpico de Tênis.
A AGLO sucedeu a Autoridade Pública Olímpica (APO) – por meio da Medida Provisória 771 de 29 de março de 2017 – e tem a missão de desenvolver um modelo de gestão sustentável das instalações do Parque por meio de parcerias com a iniciativa privada. As instalações do Parque Olímpico da Barra, além de estarem aptas a receber treinamentos e competições de diferentes modalidades esportivas, podem abrigar shows, eventos culturais e de negócios, constituindo-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento esportivo e cultural.
A realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi um sucesso reconhecido em todo o mundo. O Brasil vive agora um momento de transição do modo Jogos para o modo legado, como acontece em todos os países que organizam uma Olimpíada. O Ministério do Esporte já assinou acordos de cooperação com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC). A AGLO está buscando parcerias com a iniciativa privada para garantir a melhor destinação possível às instalações esportivas.
Clique na imagem para baixar a cartilha da AGLO.
Escrito por Abelardo Antonio Mendes Junior
Fonte: Min. do Esporte